terça-feira, 23 de agosto de 2011

Boas notícias para quem tem planos de saúde



Por Emanuel Neri

Mais um bom resultado da nova economia do Brasil. Somente em 2010, 4 milhões de brasileiros passaram a ter planos de saúde. É um crescimento recorde, de 9%, considerado “crescimento chinês”. O aumento do número de associados aos planos de saúde é atribuído ao crescimento da renda da população e à criação de empregos formais. O Brasil chegou a 2011 com mais de 50 milhões de segurados nos planos de saúde – é mais de 26% de toda a população brasileira, de mais de 190 milhões de habitantes. Em 2011, o crescimento deve ser igual ou maior do que o de 2010.
E tem aí mais uma boa notícia para os associados de planos de saúde. Na última segunda-feira (22/8), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) baixou resolução determinando que usuários de planos de saúde possam ter desconto de até 30% em suas mensalidades caso participem de programas para estimular alimentação saudável, prática de exercícios regulares, realização de exames preventivos ou mudanças de hábitos associados a doenças crônicas. A medida prevê ainda prêmios para quem quiser planos com mais cobertura e descontos em medicamentos.
A norma é facultativa – isto é, não há obrigatoriedade para que os planos de saúde participem do programa. Mas vários planos já se manifestaram favoravelmente, pois o programa reduz seus custos – e também os do governo. A ANS faz algumas objeções para os planos de saúde. Estão proibidos descontos ou prêmios atrelados a resultados do associado, como, por exemplo, emagrecimento gerado pela prática de exercícios e dieta, ou para os filiados que passem a utilizar menos serviços dos planos de saúde.
Quem quiser mais detalhes sobre o programa de estímulo à vida saudável e desconto nos planos de saúde pode acessar o site da ANS: www.ans.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário