domingo, 28 de agosto de 2011

Brasil será a quarta maior economia do mundo até 2030



Por Emanuel Neri

Até o final da próxima década, em 2030 –e não é assim uma data tão remota -, o Brasil vai se tornar a quarta maior economia do mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Índia. A projeção foi feita esta semana pela importante consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit). Atualmente o Brasil ocupa a sétima posição, atrás dos Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França e Inglaterra. Na próxima década, deixará para trás Japão, Alemanha, França, Inglaterra, mas será superado pela Índia.
 O que determina este ranking é o peso global do Produto Interno Bruto (PIB), que mede a riqueza de cada país. O EIU previa antes que, neste mesmo período, o Brasil seria a quinta maior potência do Planeta, atrás do Japão. Mas, por causa da crise, a previsão de crescimento japonês foi reduzida e o país, de acordo com estas previsões, será superado pelo Brasil. A UIE acredita que a economia brasileira será maior do que a japonesa já em 2027.  Nesta época, o PIB do Brasil será de 7,3 trilhões de dólares (cerca de 12 trilhões de reais) – em 2010 nosso PIB foi de 2,2 trilhões de dólares.
A crise que afeta atualmente os países desenvolvidos – especialmente os da Comunidade Européia – vai favorecer esta ascensão do Brasil na economia global. Por causa da crise, os países que hoje estão à frente do Brasil terão sua capacidade de expansão reduzida nos próximos anos. Dos países do chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, a África do Sul), apenas os sul-africanos ficarão de fora das 10 maiores potências econômicas mundiais na próxima década. A Rússia será a sétima maior economia.

Um comentário:

  1. Vamos todos torcer para que este período de riqueza chegue logo.
    Celso

    ResponderExcluir