quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor"



Por Emanuel Neri, em São Paulo


Eu ainda morava em Natal quando vi pela primeira vez um show dos Novos Baianos. Era o início dos anos 70 e o show foi sensacional. Era uma trupe com quase 20 pessoas --músicos, cantores, cantoras -, que faziam uma música brasileiríssima, inovadora, de arrepiar qualquer um. Aquilo era um mergulho nas mais profundas raízes da música popular brasileira. E tudo feito com uma roupagem moderna, tecnológica, bem diferente dos padrões samba-canção e bolerísticos da época. Fiquei pensando: como aquela gente com jeito de maluca consegue fazer uma música tão maravilhosa? Durante anos, já morando em São Paulo, acompanhei muito os Novos Baianos. Não perdia seus shows, comprava seus discos, seguia todas as suas geniais maluquices.
Pois eis que foi lançado um documentário (é de 2009, mas só saiu agora), carregadíssimo de emoções, sobre a história dos Novos Baianos. O filme, que está passando em São Paulo (se não chegar a Natal pode ser comprado ou alugado em locadoras), chama-se Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano. O nome João é um referência ao pai da bossa nova, João Gilberto, que ensinou aquela trupe a eletrizar e modernizar a música brasileira. A partir dali, final dos anos 60, o grupo criou um dos mais criativos momentos da música brasileira. Quem não se lembra de Preta Pretinha, Besta é Tu, Acabou Chorare, Tinindo Trincando, Mistério do Planeta?
O grupo bebeu na fonte –e como bebeu bem! – de inesquecíveis compositores brasileiros. Resgatou Brasileirinho, de Jacob do Bandolim; Isto aqui o que é, de Ari Barroso; Brasil Pandeiro, de Assis Valente. “Chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor”, do Brasil Pandeiro, virou quase um hino da juventude desesperançada que contestava os anos de chumbo da  ditadura  militar, que se instalou no Brasil em 1964 e que endureceu mais ainda entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, auge do sucesso dos Novos Baianos. Era pura metáfora -como é ainda hoje. Moraes Moreira, Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Galvão, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Dadi, Didi, Charles Negrita e tantos outros –a trupe dos Novos Baianos era e continua sendo ótima.
 Para quem não puder ver o filme, vale muito a pena resgatar no You Tube e no Google este maravilhoso momento da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário