sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Eleições municipais de 2012; é hora de pensar o nosso futuro



Por Emanuel Neri, em São Paulo


Daqui a pouco mais de um ano –em outubro de 2012 - o Brasil vai escolher seus novos prefeitos e vereadores. São as eleições municipais, que acontecem a cada quatro anos, e compreendem desde pequenos municípios até as grandes capitais. O Brasil tem 5.564 municípios –isso significa que serão eleitos igual número de prefeitos – e mais de 50 mil vereadores. O número de vereadores depende da população de cada município. Vai de 9 vereadores, para cidades menores, como São Miguel do Gostoso, que tem em torno de 10 mil habitantes, a 55 vereadores, como São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes. Fica também em São Paulo o menor município do Brasil, Borá, com pouco mais de 800 habitantes –tem também nove vereadores. O Rio Grande do Norte tem 167 municípios.
As eleições municipais são uma grande oportunidade para que a população das cidades diga o que quer de seus administradores. É importantíssimo que tanto o prefeito como os vereadores estejam sintonizados com os anseios dos eleitores. Como em todo o país, São Miguel do Gostoso deve começar desde já a pensar o que quer para o seu futuro, na eleição de 2012. Os candidatos a prefeito costumam apresentar seus programas de governo. A população tem que saber o que cada candidato propõe e votar de acordo com a sua consciência e identificação com a proposta de um ou outro candidato. O mesmo ocorre com a eleição para vereador.
No caso de São Miguel do Gostoso, há até o momento duas prováveis candidaturas para a Prefeitura. Uma é a da atual vice-prefeita, Fátima Dantas; a outra deve ser a de Paulo Roberto, que concorreu nas duas últimas eleições e perdeu para o atual prefeito, Miguel Teixeira.  Importantíssimo que se saiba o que cada um deles –ou outros, se aparecerem – propõem para a cidade. O mesmo vale para a eleição de vereadores. Neste caso, como se trata de uma eleição proporcional (número de vereadores de acordo com o número de habitantes) –a eleição de prefeito é majoritária (elege-se um prefeito, independentemente do tamanho do município), é recomendável que os diversos setores da comunidade estejam representados na Câmara Municipal.
Isso significa que jovens, pescadores, agricultores, setor do turismo e outros segmentos sociais e econômicos da cidade tenham seus candidatos a vereador e, depois da eleição, cobrem dele suas propostas. É assim que deve ser a democracia. Se todos os setores sociais estiverem representados na Câmara, os vereadores de São Miguel do Gostoso não vão olhar esquisito, como acontece atualmente, sempre que algum segmento vá à Câmara defender seus interesses. Isso aconteceu, por exemplo, quando se foi ali discutir a questão do barulho excessivo e a proibição do trânsito na orla urbana, que representa sérios riscos de atropelamentos. Por não estarem familiarizados com o tema, nossos vereadores pareciam estar diante de ETs ou bicho papões. Isso tem que mudar, em nome da representação democrática da sociedade.
  




5 comentários:

  1. Muito interessante este documentário e principalmente o trecho que diz "A população tem que saber o que cada candidato propõe e votar de acordo com a sua consciência e identificação com a proposta de um ou outro candidato."
    ...Exatamente as pessoas tem que votar de acordo com a proposta de cada um e saber distinguir o melhor para a cidade. Mas o que acontece na maioria das vezes (ou podemos dizer QUASE SEMPRE?) é que, muitos candidatos ( de são Miguel do Gostoso) vão até a casa de cada um morador (principalmente os mais "necessitados") e oferecem uma pequena sexta básica, ou então milheiros de tijolos, e até prótese dentária; tudo isto, para conseguirem votos. E depois da eleição, subitamente esquecem das pessoas e nem procuram mais saber se estão precisando de ajuda. Muito Jogo baixo!!!

    Jane Dones

    ResponderExcluir
  2. Gostei das colocações. Acho que o povo
    ( não vamos generalizar)em sua maioria, vota por interesses próprios, trocam seus votos por pequenos favores, sem no entanto se preocupar que têm 4 anos para conviver com descasos e desgovernos.
    Graça Silva.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que São Miguel do Gostoso tem muitos candidatos sérios, mesmo que existam os que não sejam. E que também tem muita gente consciente, embora também existam os que não sejam. Mas é importante observar e avaliar bem na hora de votar. Vejam que tem candidatos e não movem uma palha pela cidade e apenas quando se aproxima as eleições eles aparecem. E as pessoas ainda votam. Muito bem colocada a matéria.

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos eleitores em São Miguel do Gostoso, ainda não têm consciência política para escolher seus representantes, principalmente quando vão escolher vereadores que na sua maioria são analfabetos e pensam que ser vereador é apenas um emprego público, onde eles irão se beneficiar junto com suas famílias. Esperamos que nas próximas eleições essa
    consciência política venha melhorar e o povo
    saiba escolher tanto vereadores como prefeito, que não vendam seu voto mas que votem conscientes e digam não ao nepotismo existente na política suja e perseguidora do atual prefeito Miguel Teixeira.

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos eleitores em São Miguel do Gostoso, ainda não têm consciência política para escolher seus representantes, principalmente quando vão escolher vereadores que na sua maioria são analfabetos e pensam que ser vereador é apenas um emprego público, onde eles irão se beneficiar junto com suas famílias. Esperamos que nas próximas eleições essa consciência política venha melhorar e o povo
    saiba escolher tanto vereadores como prefeito, que não vendam seu voto mas que votem conscientes e digam não ao nepotismo existente e a política suja e perseguidora do atual prefeito Miguel Teixeira

    ResponderExcluir