segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Novo aeroporto de Natal sai antes da Copa de 2014



Por Emanuel Neri

Olhem aí, acabou de sair o resultado do leilão para a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Foi um leilão bastante disputado, na Bovespa, em São Paulo, hoje (22/8), no qual houve quase 90 lances entre as duas empresas finalistas. No final, ganhou o consórcio Inframérica, composto pela  Engevix –importante grupo brasileiro do ramo de engenharia e construção - e pela argentina Corporación América, que já controla vários aeroportos em seu país e em outras partes do mundo. Valor do contrato: R$ 170 milhões (228% acima do previsto). O segundo colocado, Consórcio Aeroportos Brasil, ofereceu R$ 166 milhões.
O leilão do Aeroporto de São Gonçalo, que concentrará grandes demandas de passageiros e cargas no Brasil, é importante porque é o mesmo modelo que servirá para privatizar outros importantes aeroportos do país, como Cumbica (Guarulhos, SP), Brasília e Viracopos (Campinas, SP). O governo federal entregará a administração  destes aeroportos para a iniciativa privada, que se responsabilizará por sua ampliação  e construção de novos terminais de passageiros. Todos eles são de fundamental importância para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014. São Gonçalo tem capacidade para 5 milhões de passageiros/ano.
Outra notícia importante é que o consórcio ganhador garantiu que terminará o aeroporto antes da Copa de 2014, que terá Natal com uma das subsedes. O Aeroporto de São Gonçalo facilitará a vida de turistas que vêm do exterior e do Sul do país para o litoral potiguar, em especial São Miguel do Gostoso, que é o maior pólo turístico da região. Como o aeroporto fica ao norte de Natal, o trajeto até São Miguel do Gostoso diminuirá em quase 30 quilômetros, quando comparado com o atual aeroporto, de Parnamirim. É também uma fonte de desenvolvimento para todo o Estado.
  

Um comentário:

  1. O que vão fazer com o aeroporto de Parnamirim? Não sei se Natal terá demanda para dois aeroportos, tendo um do porte desse de São Gonçalo!

    ResponderExcluir