quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pais e comércio ignoram a proibição do menor beber e fumar



Por Emanuel Neri

Tem coisas no Brasil, aparentemente tão normais, que até causam espanto quando são divulgadas por algum veículo de comunicação.  Nos últimos dias, TVs têm tratado de uma série de casos envolvendo adolescentes que são encontrados embriagados em Araçatuba, uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O Estatuto da Criança e do Adolescente, além de outras leis do país, proíbem terminantemente que crianças e adolescentes consumam bebida alcoólica - é até prevê punição para os pais que não adotem medidas para evitar este tipo de abuso.
Quando este tipo de notícia sai, todos ficam espantados. “Mas é tão normal ver jovens bebendo por aí!” – é a primeira reação que se ouve. Jovens bebem no Brasil não só em Araçatuba, mas em todas as cidades do país. No exterior, o controle do álcool é feito com muito mais rigor. Até adultos têm limitações de consumo –menores, então, nem pensar! Outro dia uma outra TV fez reportagem sobre jovens que compram e consomem cigarros sem nenhum controle dos estabelecimentos comerciais. Outro espanto! As leis brasileiras prevêem, sim,  severas punições para quem vende álcool e cigarros para menores.
 Agora vamos trazer este caso para o universo de São Miguel do Gostoso. Quem não já viu menores bebendo e fumando à vontade nos mais diversos pontos da cidade? No início deste ano, numa rave (festa com música eletrônica) realizada na Praia do Maceió, havia inúmeros adolescentes embriagados. Verdadeira cena de horror. Esta festa, soube-se depois, não tinha nem alvará da Prefeitura para funcionar. O que o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da cidade tem feito para evitar este tipo de abuso? Isso é tão comum na cidade, que nem mesmo espanto causa mais entre nós.
Para mais informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e da proibição do consumo de álcool e cigarros por menores, bem como a respeito da punição de pais e estabelecimentos comerciais, clique nos links abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário