segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para explicar o nome noBalacobaco e o foco do blog


Por Emanuel Neri, em São Paulo

Quando se quer criar qualquer projeto, a primeira coisa que se pensa é na escolha do nome. Uma nova empresa, um novo negócio, um livro, até mesmo um filho –para tudo isso é fundamental que se tenha a escolha de um bom nome.  O nome define a personalidade –ou mesmo a alma – daquilo que se quer criar ou que se quer dar vida. Foi pensando nisso que escolhi o nome noBalacobaco para definir este blog que está nascendo agora. noBalacobaco é um blog que pretende abranger os mais diversos assuntos –é espaço livre para que se possa discutir e pensar qualquer tipo de tema. É, enfim, para tratar de tudo aquilo que der na telha. O noBalacobaco tem uma visão progressista do mundo e está aberto a todos que queiram compartilhar deste espaço.
E por que o nome noBalacobaco? Primeiro por causa da sonoridade –e da curiosidade que a palavra desperta. Mas o que é Balacobaco? Se você for pesquisar em dicionários –ou no “São Google” dos tempos atuais --, encontra uma série de significados para a palavra. Quer dizer uma coisa bacana, maneira, supimpa –“aquela festa foi do balacobaco”. Mas também significa confusão, falatório, “barracos” –“a reunião acabou num grande balacobaco”. Muita gente bacana já se inspirou nesta curiosa palavra para definir projetos. Em 2006, a roqueira Rita Lee deu o nome para um de seus discos, de grande sucesso.  Vejam quanto significado e motivo  para justificar a escolha do nome que está batizando este blog.
Pois o noBalacobaco que está nascendo neste espaço tem de tudo disso um pouco. É um blog descontraído, amigável, camarada, mas também abrirá frentes para confrontos de idéias e polêmicas. O noBalacobaco vai ter atitude de sobra e será  informativo, opinativo, enfim, um blog de atualidades  –mas também será instigante e provocativo. Este é um espaço para se tratar de tudo: artes, política, economia, democracia, comportamento, gente. E também terá espaço reservado para um olhar muito especial para São Miguel do Gostoso, aquele pedacinho do litoral do Rio Grande do Norte que é prá lá de gostoso -sem redundâncias nem trocadilhos -,  e que eu costumo tratar com muito carinho.

2 comentários:

  1. Bela iniciativa, Emanuel! Tenho certeza que ricas informações e experiências serão compartilhadas! Abraço e boa sorte!!!

    Arão B. Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo.
    Como voce escreve gostoso......!!!!!
    Vou ser leitor e seu seguidor com certeza neste espaço democrático. Sucesso total para esta sua iniciativa.
    Plinio

    ResponderExcluir