quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Prefeitura precisa cuidar melhor do abastecimento de água



Por Emanuel Neri

Está se agravando, e muito, o problema de falta de água em bairros e ruas de São Miguel do Gostoso. Primeiro foi o bairro do Maceió, em especial a rua da Arabaiana, onde faltou água por quase 20 dias seguidos, fato noticiado aqui neste blog (veja http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/08/aquele-olhar-sempre-atento-para-tudo-e.html). Depois, o mesmo problema ocorreu na rua dos Búzios e, agora,  também está faltando água na rua das Ostras – e aqui o fato é mais grave porque se trata da rua em que está localizada a principal creche da cidade. Água é bem de primeríssima necessidade, fundamental para a alimentação, higiene e saúde da população.
O serviço prestado pelo SAAE, que é o órgão de abastecimento de água de São Miguel do Gostoso, vem se deteriorando há algum tempo. O SAAE é de responsabilidade da Prefeitura local. Sempre que falta água, a população fica desesperada, reclama da Prefeitura, mas geralmente o problema demora dias –as vezes semanas – para ser resolvido. Geralmente este tipo de problema ocorre quando há defeitos nos motores que retiram a água do subsolo –a população local chama estes motores de “bomba”. As “bombas” são retiradas, mandadas para consertos, mas aí demora muito tempo para o serviço de água voltar a ser normalizado.   
Pergunta: por que a Prefeitura não dispõe de “bombas” reservas para substituir imediatamente as que estão com defeitos e, com isso, evitar que a população fique dias e dias sem água? Simples, não? Mas o fato é que a Prefeitura está deixando muito a desejar nesta questão. Todos os dias o blog www.nobalacobaco.blogspot.com tem recebido mensagens de moradores de São Miguel do Gostoso reclamando deste descaso. E olhem que as mensalidades do serviço de água continuam sendo cobradas normalmente pelo SAAE, mesmo  sem a água chegar nas torneiras.
O noBalacobaco enviou mensagem para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso explicar o motivo de tanta falta de água. Mas ainda não recebeu resposta.

5 comentários:

  1. Caro Emanuel

    Muito bem-vindo ao mundo blog! A informação corre hoje ANTES na Web que nos veículos tradicionais e dá a conhecer opiniões e fatos que até há pouco tempo não tinham qualquer oportunidade na grande imprensa. O microcosmos que você relata neste post sobre mazelas recentes de São Miguel do Gostoso por exemplo..., essa comunidade a ser sempre preservada em sua beleza e na tranquilidade e honestidade de seu povo, um patrimônio cultural e imaterial do Brasil inteiro.
    As pessoas mais conscientes e informadas do Brasil hoje acessam primeiro os melhores blogs.
    Abraços

    Alvaro Machado - São Paulo, Capital.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelas postagens...

    Esse é um problema muito grave. Eu tenho um filho na Creche aqui do municipio, na rua das Ostras, e por esse motivo de falta d'água, a creche está liberando os alunos bem mais cedo, isso chega a ser uma vergonha para nosso municipio. E esse é apenas um de muitos problemas que ocorrem em nossa cidade. Ainda tem o problema dos animais soltos nas ruas que ficam revirando o lixo e virando os tambores de lixo, quanse que todos os dias, esse é o retrato de quando se amanhece o dia na cidade, lixo e mais lixo derramado e espalhado nas ruas. Outra coisa abominavel é o descaso com as praças dessa cidade,em principal a praça do macéio, essa esta abandonada e em estado de degradação a mais ou menos uns 5 anos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!!!

    Esse é um problema frequente na cidade, mas esperamos que seja resolvio o quanto antes, e que a prefeitura e o SAAE melhorem a qualidade no abatecimento de água da cidade.
    Aqui é Gostoso mas também é Brasil...

    Diana Borges!

    ResponderExcluir
  4. O desempenho do SAAE em São Miguel do Gostoso, é péssimo sei que no bairro do maceió passou muito tempo sem água, depois de efetuada reclamação o problema foi resolvido!?? NÃO!!! apenas foi transferido para a rua dos búzios onde depois de varias reclamações foi resolvido. Mas olha só que ironia o problema agora esta localizado na rua das ostras especificamente na bomba da creche (irônico não?), contudo continuo ligando para o mesmo, e a resposta que sempre obtenho é que estão resolvendo. Enquanto isso a população fica sem água.


    Clésio Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Emanuel pelo Blog e por postar esse assunto sobre o SAAE de São Miguel do Gostoso, bem abordado o assunto. É um absurdo o que vivemos aqui se referindo à falta de água, isso pega mal tanto para nos moradores quanto para turistas que visitam nossa cidade e depende de alugar uma casa e ter que fica sem água. Para quem aluga nas Pousadas não porque cada uma tem seu próprio poço mais nos moradores que depende do SAAE ta sendo um absurdo.

    ResponderExcluir