segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Responsabilidade social traz benefícios para empresa e comunidade



 
Por Emanuel Neri

Toda a empresa que se preza tem que ter responsabilidade com o seu meio. É isso o que é chamado de Responsabilidade Social. Isso significa que as empresas responsáveis, comprometidas com seu futuro, têm que adotar princípios e compromissos éticos para que haja uma perfeita sintonia entre a atividade empresarial e os diversos setores envolvidos no seu negócio. Também é conhecida por Responsabilidade Social  Corporativa. Não se deve confundir esta ação com filantropia, sentimento de caridade que leva os homens a ajudar os outros. 
Uma empresa socialmente responsável adota regras básicas para tratar bem seus clientes, respeitar seus empregados e a legislação trabalhista, ter compromissos com a preservação do meio-ambiente, combater preconceitos e discriminações, assumir compromissos sociais e obedecer as leis do país (do Estado e do município em que atua) –enfim, são medidas éticas e de respeito a todos os setores com quem esteja envolvida. A responsabilidade social é ferramenta importante para o êxito das empresas. Empresas socialmente irresponsáveis fracassarão, mais cedo ou mais tarde.
É importante que São Miguel do Gostoso comece a discutir esta questão, de fundamental importância para seu desenvolvimento ordenado e sustentável. Isto significa que princípios de Responsabilidade Social devem ser adotados por empresas locais, em especial as do setor turístico –pousadas, restaurantes, bares, serviços – e outras atividades empresariais, como comércio e energia eólica, que está chegando ao município. Uma empresa socialmente responsável é aliada do poder público para que haja bem-estar para todos.
Além das regras básicas (já citadas acima) da Responsabilidade Social, empresas podem também assumir outros compromissos e metas para que seus consumidores as percebam e as valorizem por seu comportamento. Por exemplo: cuidar de um jardim ou de um canteiro público, se envolver com replantio de árvores que melhorem o meio-ambiente, participar de campanhas educativas e de projetos sociais, colaborar com projetos de embelezamento da cidade –enfim, há uma infinidade de iniciativas que valorizam a “alma” das empresas e das cidades onde elas atuam.
O Turismo Melhor, do Sebrae, que qualifica pousadas e restaurantes da cidade, adota princípios socialmente responsáveis. Uma sugestão: Entidades que cuidam de ações culturais e sociais –como a Amjus,  junto com a AEGostoso, Sebrae e Prefeitura – deveriam realizar seminários com empreendedores para difundir melhor o princípio da Responsabilidade Social em São Miguel do Gostoso. Para entender melhor sobre o que é uma empresa socialmente responsável, clique no link abaixo: http://www.habitatbrasil.org.br/biblioteca/artigos-e-pesquisas/mas-o-que-e-responsabilidade-social/

12 comentários:

  1. Ótima idéia. É interessante discutir esta questão no âmbito local de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Emanoel,a Associação Sócio-cultural e Desportiva Gostosense, atua nessa area a mais de dez anos na articulação de mutirão de Conscientizaçâo Ambiental,escolinha de futebol com 54 crianças de 09 a 13 anos, reforço escolar com alunos em dificuldade de aprendizagem em parcerias com as escolas municipais Professora Ana Ribeiro e Zuza Torres e uma escola de música com maestro graduado contendo 5o alunos da sede e de três destritos. temos como parceiros para o desenvolvimento do trabalho a Potiporã empresa de aquicultura e a prefeitura municipal. se enforme antes de publicar.temos um blog ASCDEG.blogspot.com grande abraço!!!!! ASCDEG

    ResponderExcluir
  3. É verdade que a asdeg é tudo isso e faz tudo isso. Até porque alem das articulações de Ana rabu tem todo apoio da prefeitura. A prefeitura paga funcionario para asdeg, para transporte. Ja a anjus e a tear pelo que se sabe, se rebola pra fazer milagres. O tear, primeiramente porque o padre fabio é do PT e a anjus não sei, mas tambem não tem essas bolas da prefeitura, e olha que pelo que conheço é uma galera bem legal.

    C. A.

    ResponderExcluir
  4. Elementar meu caro C. A. a asdeg é apenas uma formato não governamental da prefeitura. Até a mulher do prefeito é diretora, já os outros não, eu acho!

    Rick

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa discussão quanto a responsabilidade social das empresas. Sem esquecer que é um tremendo marketing para essa empresas e deve ser ótimo trabalhar nelas, não só pelo fato de haver um respeito aos empregados, quanto a lei. Ademais
    elas são bem vistas pelos outros.

    Carlo Nery

    ResponderExcluir
  6. Caro Rick a responsabilidade social é para todos. Até mesmo o prefeito pode fazer isso se quiser fazer a mais do que lhe é obrigatório. E observe que a amjus, inclusive, tem no seu site a prefeitura como parceira. Acredito que todas as ongs tamém sejam assim.

    Carlo Nery

    ResponderExcluir
  7. Interessante toda esta discussao. Mas nao tem que se excluir nada. Amjus, Asdeg, Tear. Quanto mais, melhor. Nao se trata de uma disputa. O trabalho de uma ong complementa a açao da outra. Conclusao: a soma disso é otimo pra todos, em especial para Sao Miguel do Gostoso. E viva a responsabilidade social.
    EN

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! As ONGs de São Miguel trabalham tão direitinho juntas e agora vem esse debate infundado de quem e quem! Deixem as pessoas que tem coragem trabalharem! Não existem disputas nenhuma, pelo contrário! ONg A, ONG B, ONG C... Prefeitura Municipal, todos trabalham para o município e é o que importa! Quem tá tão preocupado deveria ir fazer também!

    ResponderExcluir
  9. Emanuel! Não seria interessante "moderar" os comentários? Eles, de repente, chegam num nível complicado.
    A Anne Raboud tem uma história longa de solidariedade e de participação em São Miguel do Gostoso, que continua com todo apoio de Luzia (presidente da asdeg) e companhia. Fábio que articulou bem o Tear, e que Ary e Dominique continuam protagonizando! A AMJUS tem toda uma boa intenção,mas começa agora sua história, e é,sobretudo, parte neste conjunto. E somos sim poder público! A Elba é, eu sou,vários nossos amigos são e trabalhamos juntos! Essa matéria, eu já compartilhei dela antes, (antes desses comentários,inclusive), e ela traz uma questão bastante interessante: responsabilidade social. Seria muito mais rico as pessoas discutirem isso!

    Heldene Santos

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo Heldenes. Vejo como as Ongs de Gostoso se relacionam muito bem. Estive no chá (lindo!) e vi por exemplo como voce falou também das outras organizações ale da anjus que voce faz parte. mas voces presam ter muito cuidado para que essas coisas não atrapalhem essa boa relação entre esses grupos. e com a prefeitura né.

    ResponderExcluir
  11. Emanuel Neri responde:
    Já havia falado sobre esta questão - mas vou falar mais um pouquinho. É incrível como entidades, que estão aí para somar em benefício da nossa comunidade, muitas vezes são vistas como excludentes. É uma visão um tanto quanto enviezada e particularazida de diversos setores. Ou seja, a Adesg é melhor que a Amjus, que por sua vez é melhor que o Tear, que também é melhor que o Oásis -e por aí vai. Não existe isso. Este rio leva suas águas no mesmo sentido e vai ter que desaguar no mar - e este mar, ou oceano, é São Miguel do Gostoso. Porque achar que uma ONG é melhor e mais eficiente que a outra? Por que achar que uma ONG é menos eficiente porque a Prefeitura faz parte dela? Muito bem, Elba, é importantíssimo que você, como de resto toda a Prefeitura, atue nestas ONGs, ajudano-as a trabalharem pela comunidade. Responsabilidade social é isso - a participação da Prefeitura e de toda a comunidade é um dos eixos da Responsabilidade Social. Já está no momento de haver um maior amadurecimento da comunidade, para evitar a divisão e disputas tipo "Fla/Flu" na comunidade. Aliás, isso é um mal da política local - quem é de um lado odeia quem está do outro lado. Isso não pode acontecer em uma comunidade que quer dar passos adiantes, para o futuro.

    ResponderExcluir
  12. Não vemos disputa das ongs em Gostoso, nem vejo porque esse assunto tá rolando aqui.

    ResponderExcluir