sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um Oásis aberto para o futuro de São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri, em São Paulo


Vejam que notícia bacana. Um grupo de estudantes de escolas públicas de São Miguel do Gostoso, com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, criou uma frente de ação para atuar na qualidade de vida, cidadania e preservação do meio ambiente. Trata-se do Projeto de Interveniência Universitária Oásis de São Miguel do Gostoso, que já está funcionando na cidade. Coordenado pelo pedagogo Heldene Santos, o Oásis abriu várias frentes de atuação. Uma delas tem como foco a preservação da flora e fauna das nossas dunas, especialmente as da orla urbana, as mais atingidas pelo crescimento da cidade.
Este grupo está catalogando as dunas e identificando ameaças à preservação de sua vegetação nativa e de espécies animais. Um dos maiores ofensores das nossas dunas é o intenso trânsito -motos, automóveis, caminhonetes, bugues e quadriciclos - que circulam nestas áreas. Mas também há dunas ameaçadas pela ação do homem e de alguns projetos imobiliários, que não tem tido o cuidado necessário com o nosso meio ambiente. O Oásis também abriu outras frentes de ação igualmente interessantes e que contribuirão para o projeto de desenvolvimento ordenado e sustentável de São Miguel do Gostoso.
Uma dessas frentes de ação é o Projeto Gostoso Cidade Limpa. Como o próprio nome diz, fará intensa campanha de educação e conscientização da população para deixar a cidade ainda mais limpa - aliás, uma tradição que tem deixado muito a desejar, nos últimos anos. Um outro projeto tem como alvo Esporte e Lazer e, um outro, chama-se Projeto Bem Viver, com foco nos idosos do município. O Oásis planeja a execução de uma pista de skate, parte dela com material reciclado. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso colabora com o Oásis.
É interessantíssima a capacidade de mobilização da população de São Miguel do Gostoso. Sinais mais do que evidente de que a organização da sociedade civil está funcionando - e a todo vapor. Isto é ótimo! O blog noBalacobaco admira e apóia iniciativias como a do Oásis. E colocou o seu link, como recomendado, na primeira página do nosso blog. Veja também o endereço bo blog do Oásis:
http://oasis-gostoso.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário