segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Uma grande oportunidade para se discutir o futuro de Gostoso


Por Emanuel Neri, em São Paulo

Nesta terça-feira, a partir das 8h30, São Miguel do Gostoso tem uma grande oportunidade para discutir seu futuro. Trata-se do Comitê Orla de São Miguel do Gostoso que, além de autoridades e representantes da comunidade, reúne também importantes órgãos estaduais e federais, como o Idema, Ibama e Patrimônio da União. A reunião, na Câmara Municipal, terá uma extensa pauta de temas que dizem respeito ao desenvolvimento e à preservação ambiental de São Miguel do Gostoso. É interessante que se discuta neste encontro qual o modelo de desenvolvimento que a cidade quer, tanto no que diz respeito à qualidade de vida da população quanto ao progresso do turismo, principal fonte de renda e empregos do município.
Sempre defendemos que São Miguel do Gostoso se desenvolva de forma ordenada e sutentável. Isso significa  que o progresso tem que ser feito com responsabilidade, respeito à cultura e às tradições locais, além de uma eterna vigilância com a preservação do meio ambiente. Na reunião de hoje, serão discutidos temas como a apresentação da vistoria  da área do Santo Cristo, um dos principais cartões postais da cidade. Pretende-se criar ali uma APA (Área de Preservação Ambiental), para que se proteja a duna que avança no mar, além da flora e da fauna. Outra pauta é a apresentação do decreto do uso adequado de espaços para esportes náuticos, como o kit e windsurf, uma das maiores atrações do turismo local.
O Comitê de Orla de São Miguel do Gostoso é também uma ótima oportunidade para se discutir outros temas importantes, como o desvio do trânsito da orla urbana para as vias de escoamento de tráfego que passam dentro da cidade. O trânsito pela beira da praia representa enorme risco de atropelamento de banhistas, especialmente crianças. Causa também sérios prejuízos à natureza, principalmente às dunas, flora e fauna da orla marítima. Um terreno já foi doado, depois da saída de São Miguel do Gostoso para o Reduto, para que o desvio do trânsito possa ser feito. Falta a Prefeitura regulamentar esta doação e criar regras -talvez por decreto municipal - para que o trânsito na orla seja proibido, bem como criar mecanismos de fiscalização. Seria importantíssimo que isso pudesse ser efetivado antes das férias do final deste ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário