segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As escolas públicas têm as piores avaliações do Brasil

Por Emanuel Neri

Saiu hoje um dos dados mais interessantes sobre o ensino no Brasil. O Ministério da Educação divulgou o resultado dos melhores colégios do país tendo como base a prova do Enem de 2010. O Enem é o exame nacional de ensino médio e também processo seletivo para acesso às universidades. O resultado do estudo é péssimo para as escolas públicas do país. Das 100 melhores escolas, 87 são particulares e apenas 13 são públicas. Foram avaliadas 19.414 escolas (os alunos avaliados são do último ano do ensino médio) em todo o pais.
Quando esta mostra é feita com mil escolas, 926 são privadas e apenas 74 são públicas. Entre as mil piores, a história se inverte: 704 são públicas e 296 privadas. A melhor escola do país é o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, seguido pela escola Dom Barreto, de Teresina (PI), e do Colégio Vértice, de São Paulo. Treze Estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Norte, não conseguiram incluir uma única escola entre as 100 melhores do país. Quatro Estados concentram 83 escolas entre as 100 melhores: Rio (35 escolas), Minas Gerais (28), São Paulo (15) e Piauí (5).
Algumas curiosidades desta lista. A presença do Piauí, um Estado pobre do Nordeste, entre os Estados que mais incluíram escolas no topo das melhores do país – a sexta melhor colocada, Educandário Santa Maria Gorete, também é de Teresina. Enquanto isso, São Paulo, Estado mais rico e mais populoso do país, incluiu apenas 15 escolas. Também é de São Paulo a pior escola, que é estadual, entre todas as que foram avaliadas. Fica no município de Bertioga, no litoral paulista, e é destinada a jovens de orígem indígena.
Um dado positivo da pesquisa com base no Enem. O desempenho médio dos alunos subiu de 501,58 pontos, em 2009, para 511,21 em 2010. A participação dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil também tem crescido, passando de 45,8%, em 2009, para 56,4% em 2010. O melhor colégio avaliado, o São Bento (RJ), obteve 761,7 pontos. O pior avaliado, de Bertioga (SP), 430 pontos. Outra curiosidade: nenhuma escola pública municipal ou estadual aparece na lista das 100 melhores. As públicas desta lista são colégios de aplicação, ligados a universidades, colégios militares e escolas técnicas e federais.
Clique abaixo para obter melhores informações sobre os dados do Enem:

HTTP://G1.GLOBO.COM/VESTIBULAR-E-EDUCACAO/

Nenhum comentário:

Postar um comentário