sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atenção fumantes. Parem de fumar e evitem câncer de pulmão



Por Emanuel Neri 
Vejam esta notícia divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
A pesquisa "Câncer de Pulmão: A Visão dos Pacientes" divulgada nesta semana, indica que a maioria dos doentes sabe que cigarro é o principal causador, mas se surpreende quando este tipo de doença é diagnosticado.
O câncer de pulmão é o mais comum entre os tumores malignos e, segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), há 27,6 mil novos casos em 2011 no Brasil, a maioria em homens.
Ainda de acordo com o Inca, estima-se que 90% dos casos de câncer de pulmão no Brasil estejam associados ao tabagismo.
Encomendado pelo laboratório Pfizer e realizado pelo Instituto Ipsos, o estudo foi realizado em 2011 em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Ele teve duas fases: a primeira qualitativa com pacientes e médicos; e a segundo quantitativa, com 201 doentes.
Além da surpresa com o diagnóstico, o relatório mostrou que mais de três quartos dos doentes recebem diagnóstico com o câncer em estágio já bastante avançado, o que agrava o estado de saúde dos pacientes.
"O diagnóstico precoce é fundamental. Apenas 15% dos pacientes sobrevive por cinco anos em média", afirma o oncologista Artur Katz, que coordenou a pesquisa.
Ele diz que a expectativa de vida média dos pacientes é de dez a 12 meses.
A falta de conhecimento também chamou atenção. Cerca de 84% dos entrevistados sabiam pouco ou nada sobre o câncer de pulmão antes de descobrir que sofriam da doença.
"O investimento não deve ser em prevenção ou em medicamentos, mas sim em medidas antitabagistas", defende o oncologista.
Para Katz, políticas de prevenção e esclarecimento são a chave para diminuir o número de casos.
"Fica óbvio que as imagens nos maços de cigarro não bastam. O foco não deve ser nos adultos para largar o vício, mas sim nos adolescentes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário