quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anvisa proíbe 3 medicamentos para emagrecimento; saiba o que o exercício tem a ver com isso

Arão de Oliveira(*)
Foi anunciada no último dia 04/10 a proibição pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) de três medicamentos inibidores de apetite a base de anfetamina, o Femproporex, Mazindol e Anfepramona. Tal medida provocou críticas da classe de médicos que tratam da obesidade sob alegação de que a ANVISA coloca em foco a substância e não o paciente como um todo. Isso porque, mesmo com algumas reações adversas, o medicamento controla o apetite do paciente tratado.
Toda substância derivada de anfetamina ingerida pelo organismo tem o papel de mimetizar (imitar) o efeito de hormônios estimulantes que são produzidas pelo próprio organismo, mas em escala aumentada. Esses hormônios são chamados de catecolaminas e causam efeitos sobre os batimentos cardíacos, pressão arterial, metabolismo lipídico (maior utilização de gordura) e reações em áreas do nosso cérebro responsáveis pelo controle do apetite. O mais conhecido deles é a adrenalina. 
Interessante notar que quando você se exercita ou vivencia um estado de grande excitação emocional (susto, impulso sexual etc.), todos esses efeitos também ocorrem, ou seja, aumento dos batimentos cardíacos, pressão arterial (abaixa após o exercício) e da "queima"  de gordura. Dai vem a expressão "sentir a maior adrenalina". Pois bem, cada sessão de exercício físico pode fazer seu organismo elevar as catecolaminas e, assim, auxiliar na perda de peso sem risco de efeitos adversos.
E isso a ANVISA não pode regular. É você quem decide "tomar" ou não essa dose! Bons treinos e "dá-lhe adrenalina na veia"!


(*) Arão de Oliveira é professor de educação física especialista em reabilitação cardiovascular e fisiologia do exercício pelo InCor –HC/FMUSP e doutorando em neurociências pela UNIFESP. Possui certificação do American College of Sports Medicine em exercício clínico e também é personal trainer.     


8 comentários:

  1. Onde se lê "rico, leia-se "risco".

    Arão Oliveira

    ResponderExcluir
  2. eu continuo perguntando onde está o nosso secretario de saude? será que ele ainda nao viu nossas ruas cheias de lixo?e seu luis juliao será que perdeu a visao e nao ver o lixo nas ruas? miguel tome uma providençia do jeito que tá nao dá.

    ResponderExcluir
  3. Elisangela para de bancar a rainha da cocada preta porque desse jeito seu marido nao vai ganhar as eleiçoes seja mais simpatica e deixa seu lado arrogante de lado senao minha amiga seu marido vai dançar;zé pede pra sua mulher deixar de ser azeda

    ResponderExcluir
  4. ANVISA AVISA PARA POPULAÇÃO DE GOSTOSO TOMAR MUITO CUIDADO AO IR AO POSTO DE SAÚDE DA CIDADE POIS COM CERTEZA TERÃO NENHUM OU UM PÉSSIMO ATENDIMENTO SEM TER A QUEM RECLAMAR JÁ QUE O PREFEITO SABE TUDO QUE SE PASSA E FAZ QUESTÃO DE MANTER TUDO COMO ESTÁ...SERÁ POR QUÊ HEM?

    ResponderExcluir
  5. senhor secretário de saude temos casos de dengue na cidade e o senhor nao fez nenhuma campanha para amenizar e conscientizar a nossa populaçao afinal o que é que o senhor faz aqui no municipio pois é comum chegar no posto e nao ter médico daí somos enviados pra Touros lá o médico que nos atende primeiro nos xinga e diz que nao tem obrigaçao de atender pessoas de Sao miguel e pergunta cadê o secretario de saude dessa cidade ele tem obrigaçao de manter o posto de saude com médico 24 horas isso é um direito do cidadao eu lembro que quando Tereza Nery foi secretaria isso nunca aconteceu tenho muita saudade do trabalho que ela fez aqui nessa cidade fazia muitas campanhas e era muito trabalhadora merece voltar.

    ResponderExcluir
  6. Em Sao miguel do Gostoso existe um adolescente que tem problemas mentais é o juninho esse garoto tem o direito de ser atendido para fazer um tratamento em um hospital psiquiátrico porem as autoridades responsável por isso se negam a fazer uma internaçao para esse rapaz e quem sofre é a populaçao que tem sido ameaçada de trabalhar sossegadamente pois o rapaz entra em todas as lojas repartiçoes públicas e comércios da cidade eu gostaria de saber onde está a assistente social e o secretário de saúde que finge nao vê os problemas que esse rapaz tem causado será que se fosse filho dessas autoridades estaria assim abandonado com certeza nao por isso peço a secretaria de saúde e da açao social senhora Carol que tenha sensibilidade e que faça valer seu diploma e ao senhor Matheus que tome uma providência para procurar um tratamento para esse rapaz que é primeiro que tudo um ser humano e merece respeito se maê dele o abandonou cabe a voces cuidarem desse rapaz pois quem é assistente social cuida dos problemas da sociedade e esse rapaz é um problema social ou será que dona Carol esqueceu o que aprendeu na faculdade .

    ResponderExcluir
  7. concordo com essa leitora a saúde está entregue as baratas pois no feriado da semana santa 2 pessoas que estiveram em minha casa pegaram dengue e estou sabendo que existe muitos casos na cidade e que o secretario nao está fazendo nada para acabar com essa doença que pode matar eu como cidadâ peço urgencia ao senhor Matheus que tome as providencias antes que aconteça o pior .

    ResponderExcluir
  8. O rapaz Juninho continua sem assitencia será que algum candidato a vereador vai se interessar por ele nessa eleiçao para adquirir voto da familia eu e muita gente dessa comunidade votaria nessa pessoa pois Juninho é um problema para a nossa cidade e precisa de cuidados ele precisa ser internado cuidem desse rapaz..

    ResponderExcluir