terça-feira, 11 de outubro de 2011

Brasil é, pelo terceiro ano consecutivo, o país que mais tem contribuído para o combate à fome

Por Emanuel Neri

Esta notícia é bem interessante. O Brasil liderou, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking dos países que mais têm contribuído para o combate à fome. O levantamento, feito pela ONG internacional ActionAid, apontou que Malauí, Ruanda, Etiópia e Tanzânia – todos países africanos – completam a lista dos cinco países que mais atuam nesta área.
A ActionAid fez uma série de elogios à política brasileira de combate à fome e de segurança alimentar. Um deles é o fato de o Programa Fome Zero/Bolsa Família, do Governo Federal, ter reduzido a desnutrição infantil no Brasil em 73%, entre 2003 e 2008. Em 2010, o Brasil foi além, ao incluir o direito à alimentação na nossa Constituição.
Isso significa que a alimentação é um direito constitucional - ou seja, garantida pela lei maior do país - de todos os brasileiros.
O Brasil tem gerado muitos números positivos com sua política de combate à fome. O Bolsa Família, por exemplo, já atende a mais de 12 milhões de famílias. Como cada família no Brasil tem em média quatro pessoas, então este programa ajuda em torno de 50 milhões de brasileiros a viverem sem fome e com mais dignidade.
Graças ao Bolsa Família, a pobreza extrema do Brasil diminuiu de 12%, em 2003, para 4,8%, em 2008. Mas o governo acredita que ainda há 16 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. É para atender a este público que o governo criou este ano o Brasil sem Miséria. A meta é reduzir significativamente o contingente de miseráveis no país.
O Bolsa Família é também um programa de transferência de renda. Têm direito ao benefício famílias cujos rendimento por cada integrante seja inferior a R$ 141,00 mensal. Este programa – que faz parte do Fome Zero, estratégia geral do governo de combate à fome - tem servido de modelo para muitos países que querem adotar políticas semelhantes.  


2 comentários:

  1. Tudo bem, este programa ajuda muita as famílias. Porém, o que acontece, em muitas famílias, é, que os "Homens da casa" (geralmente o pai) deixa de trabalhar porque já tem a garantia de que no mês vai ter o dinheiro do bolsa família. E muitas vezes usam este diheiro (que é para o bem do aluno/ filho) para comprar a famosa "pinga" do final de semana.

    Em contrapartida, este programa tem ajudado MUITAS famílias. Contribuindo para um baixo índice de desnutrição.

    ...Como tuda na vida tem seu lado Bom e seu lado Ruim!

    ResponderExcluir
  2. O Governo deveria era dar emprego ao povo e não esmolas que não tira e fome de nimguém.

    ResponderExcluir