quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Brasil lidera ranking mundial de recilagem; em 2010, foram recicladas 17,7 bilhões de latinhas no país

Por Emanuel Neri

Notícia boa e positiva para o meio-ambiente do Brasil. A Associação Brasileira de Alumínio acaba de divulgar que nada menos que 97% de latas de refrigerante e cerveja vendidas no Brasil foram recicladas em 2010. Isso fez com que o Brasil liderasse o ranking de países que mais reciclam estas latinhas, à frente do Japão, Europa e Estados Unidos.
Desde 2001, o Brasil está com índices superiores a 90% de reciclagem de latinhas, mas o crescimento maior ocorreu entre 2009 e 2010, com  21% a mais de latinhas recicladas. Isso significa que a reciclagem de latinhas entre 2009 e 2010 passou de 198,8 mil toneladas para 239,1 mil toneladas, o que equivale a 17,7 bilhões de latinhas. Imaginem todas estas latinhas jogadas no nosso meio-ambiente!
O movimento de reciclagem de embalagens no Brasil movimenta R$ 1,8 bilhão por ano – deste valor, R$ 555 milhões referem-se apenas ao serviço de coleta. Todo o serviço de coleta e reciclagem de embalagens – inclui latinhas e garrafas plásticas – geram cerca de 3.800 empregos no Brasil.
Em 2010, o Brasil assistiu a um belíssimo filme sobre o processo de  reciclagem de lixo. Trata-se de “Lixo Extraordinário”, que aborda a vida de pessoas que coletam material de um lixão no Rio de Janeiro. O filme (veja ilustração acima) foi idealizado pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz. Ganhou vários prêmios internacionais e concorreu ao Oscar de Melhor Documentário.
Vejam abaixo mais informações sobre "Lixo Extradordinário", inclusive o trailer do filme:


4 comentários:

  1. Os politicos de Gostoso,bem que poderiam fazer o mesmo-se recicla.

    ResponderExcluir
  2. EM quanto o mundo inteiro,está reciclando o seu lixo. O lixo de São Miguel Do Gostoso, É jogado a Ceu aberto OS rezidos Hospitalares São misturados ao lixo caseiro.E para completar O TERRENO do lixão foi invadido pela Prefeitura...

    ResponderExcluir
  3. No dia 07 de outubro passado, fundamos uma ONG com base e domicílio no Bairro Maceió em Gostoso. Um dos objetivos da referida entidade é a promoção da SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL fomentado no meio comunitário a prática de Tecnologias Sociais e alternativas de cultivo de alimentos (hortas caseiras, por exemplo) e criação de animais de pequeno porte que efetiva e concretamente resultem no combate a fome e a desnutrição. Também estamos vendo a possibilidade de motivarmos pessoas carentes do bairro a fazermos a reciclagem do lixo, como alternativa à geração de renda e assim quem sabe promovermos a melhoria da qualidade de vida de nossa sofrida gente. Quanto a reciclagem dos políticos, estamos construindo coletivamente uma proposta de Programa Popular de Governo o qual tem como eixo principal a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA incluso o ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, na intenção de que o mesmo seja debatido na campanha eleitoral que se avizinha. Pode ser um tempo perdido... mas como diz o adágio popular: ´"ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA"!quem sabe possamos "furar" cabeças e mentes de nossos políticos e colocarmos algumas boas idéias em prática.... que tal tentarmos? Pensem nisto. Por hoje é só. Um abraço a todos. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  4. POIS É. TEMPO PERDIDO...

    ResponderExcluir