domingo, 9 de outubro de 2011

Cajueiro tombado em São Miguel do Gostoso está abandonado; muro está sendo erguido em torno dele

Por Emanuel Neri

É impressionante como um blog é capaz de captar temas interessantes que podem contribuir muito para o futuro equilibrado e sustentável de uma cidade. Hoje, em um dos comentários de um dos posts do noBalacobaco, descobri um tema que não tinha ainda conhecimento.
Trata-se de um leitor que faz um apelo para que a Prefeitura preserve um dos maiores cajueiros do Brasil, localizado em São Miguel do Gostoso (http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/07/muito-mais-gostoso.html?showComment=1318098231311#c8099477170576618574).
Segundo o leitor, este cajueiro fica na altura do posto de combustível da cidade, na estrada que dá acesso para a Ponta do Santo Cristo e a Pousada do Gostoso. Este cajueiro, diz o leitor, já foi tombado pela Prefeitura local, mas não há ali o menor sinal de cuidado e preservação.
Tão grave quanto o abandono, segundo o leitor, é que o terreno em torno do cajueiro está sendo agora amurado por particulares. Opa, isso é grave e a Prefeitura precisa adotar medidas urgentes. Se é do patrimônio, não pode ser cercado. Tem que ser preservado para que a população e nossos visitantes possam conhecê-lo e admirá-lo.
Se não for cuidado pela Prefeitura e pela população, este cajueiro, gigante e centenário, corre o risco de ser derrubado para servir de área para construções. E dessa forma as reservas ambientais, junto com a memória afetiva da cidade, correm o alto risco de desaparecer. O que será péssimo para São Miguel do Gostoso e seu futuro equilibrado e sustentável.
São Miguel do Gostoso precisa preservar sua natureza e transformá-la em mais um ponto de atração desta bela cidade. O cajueiro de Pirangi (foto acima), por exemplo, em Natal (RN), é visto anualmente por milhares de pessoas. Pipa (RN) também tem seu Santuário Ecológico, que é amado por seus moradores e admirado pelos visitantes.
É importantíssimo que se comece a fazer o mesmo em São Miguel do Gostoso. Atrações -como este cajueiro do Santo Cristo-, precisam ser mapeadas e tombadas, para evitar sua destruição. Além do cajueiro, aquela área tem uma lagoa que vem do Monte Alegre e deságua na praia do Cardeiro – outro cartão postal belíssimo, que precisa ser tombado e preservado.
A Caravana Ecológica, que começa no próximo dia 13, em São Miguel do Gostoso, também deveria incluir este tema em sua pauta.



6 comentários:

  1. Na Rua Das Ostras fazem dias que não temos água. A desculpa pela falta de água é sempre a mesma: A bomba quebrou. Não faço parte de nenhuma equipe gestora nem entende de planejamento de gestão de um município. Mas me parece obvio que é necessário a substituição das bombas que estão sempre quebrando e sendo consertadas. O uso frequente deve levar a um desgaste (não sei se fazem manutenção no equipamento) que mesmo sendo feitos consertos, volta a quebrar novamente. Em consequência ficamos o serviço, e o problema nunca é solucionado, somente adiado para o próximo conserto. Vamos chamar atenção da governadora para este problema que já poderia ter sido resolvido, como informar o texto do Emanuel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuel,

    Lendo essa matéria sobre o Cajueiro aqui no seu blog e enfatizando o apelo de quem o fez, queria fazer outro apelo à seu blog que eu acho muito bom/honesto/dinamico. É a respeito do descaso que a --- tem e esta tendo com o (Antigo Semitério) que fica na Rua da delegacia, vc deve conhecer... Então, muita gente, inclusive os moradores daquela rua, já não lembram mais a quantidade de vezes que ja reenvindicaram por esse problema: O cemitério esta abandonado; o muro não mais que 1 metro de altura; lá entram animais que reviram os tumulos e alguns vandalos que pulam o muro para usar drogas la dentro e já houve até roubo de pedras de marmore de alguns tumulos. Realmente o estado de conservação desse Cemitério ha muito tempo esta horrivel, ninguem liga com algo tão importante. Grande abraço.

    Em nome dos moradores da rua...

    ResponderExcluir
  3. Amigo emanoel, acho que o dono do cajueiro não sabe que ele é tombado pelo patrimonio público,e tambem acho que ele amurado como esta sendo fica muito mais protegido do que ele solto e alem do mais ele não esta abandonado pois sempre o dono paga para ele esta limpo, acredito que seria um bom ponto turistico para São Miguel do Gostoso pois no minimo ele é o segundo cajueiro maior do mundo se não for o primeiro pois nunca foi medido e ele da uma produção de caju muito grande com um fruto muito saboroso.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Emanoel, a população de são miguel do gostoso, pede sua ajuda...estamos sem agua, o problema é nos quatros cantos da cidade... será que num dar para a prefeitura fazer mas poços.... comprar mas bombas??/.... o engraçado é que o papel da agua vem todos os meses.... seria bom que ninguém pagasse..ja que num tem agua....mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Emanoel, peçopor favor que faça uma matéria sobre o clube de Mães de São Miguel do Gostoso,fiquei sabendo que vai ser demolido e não podemos deixar isso acontecer.O clube de Mães também é um monumento histórico de Gostoso, o prédio foi construído pela primeira organização de Mulheres de nossa cidade,sei como é difícil ter uma estrada no meio da pracinha da Igreja,mas já faz tantos anos que existe e porque só agora vão fazer essa mudança?

    ResponderExcluir
  6. São vários descasos em nosso Município, vejam um prédio abandonado em plena avenida dos Arrecifes, construído com o dinheiro público, deixado pelo ex-Prefeito João Wilson, gostaria que políticos de outros partidos tomassem as providências e divulgassem esse descaso a nível Nacional.
    Aí eu, gantava e sambava como Martinho da Vila aquela música.
    Seria muito bom, seria muito legal, ser cantor e compositor, pudesse ser ator ou jogador de futebol.
    que samba pra galera, hem?
    Ver o cara sentado na praça assubiar e levar cana.
    OBS: na música é assobiar e chupar cana.

    ResponderExcluir