quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Caravana Ecológica vai conscientizar população de São Miguel do Gostoso a proteger meio ambiente

Por Emanuel Neri

Vejam que notícia interessante. De 13 a 15 de outubro, será realizada em São Miguel do Gostoso a Caravana Ecológica. O evento -que tem o apoio da prefeitura local, de Ongs ligadas ao meio ambiente e de órgãos ambientais, como o Idema -, tem como objetivo conscientizar a população local sobre a importância da preservação da natureza e proteção ambiental no município.
A Caravana Ecológica será realizada em frente ao Colégio Olímpia Teixeira. Durante este evento, a população poderá assistir a filmes de temática ambiental, peças de teatro, além de cursos de capacitação e oficinas sobre reutilização de lixo. Trata-se de uma iniciativa muito positiva e oportuna da Prefeitura. Todos devem apoiar e participar da Caravana Ecológica.
No terceiro dia da Caravana Ecológica, no sábado, o Oásis – grupo de estudantes que monitora a flora e a fauna locais – lançará o projeto “Gostoso Cidade Limpa” (vejam ilustração da campanha). O Oásis vai orientar a população a tratar do lixo de forma adequada, evitando que ele seja jogado na praia ou nas ruas da cidade. A caminhada do Oásis sai às 7hs da manhã da rua dos Dourados, passa pela avenida dos Arrecifes até chegar ao Colégio Olímpia Teixeira.
Algumas recomendações para a Caravana Ecológica. Uma é reativar a discussão sobre a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ponta do Santo Cristo, que já vinha sendo discutida antes com a Secretaria do Patrimônio da União e o Idema. Outra é a colocação de tambores para coletar lixo nos quiosques que ficam na orla da cidade.
A Prefeitura também poderia aproveitar para avançar com a iniciativa de proibir o trânsito na orla urbana, transferindo-o para a malha viária da cidade. A idéia é que o trânsito da orla tenha dois desvios: um na Ponta do Santo Cristo e outro na área da Fazenda São João, que fica na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito de Reduto.
Se tudo isso acontecer, será um passo e tanto em defesa do meio ambiente de São Miguel do Gostoso.


3 comentários:

  1. Como São Miguel do Gostoso começou seu desenvolvimento bem mais tarde que as praias do Litoral Sul devemos agora nos conscientizarmos com o meio ambiente e o nosso futuro. Para algumas praias no RN já é tarde demais, mas para nós, e sendo nos dias de hoje com todas as informações que dispomos deveremos ter a preocupação devida. Já não podemos dar a velha desculpa.. 'não sabíamos'

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, obrigado por mencionar o nosso trabalho, mas houve uma mudança de data e o lançamento da Campanha Gostoso não será mais no 1º dia, e sim no 3º dia, no sábado, com a caminhada a partir das 7 horas da manhã, saindo da entrada da Rua dos Dourados, na entrada de Gostoso, pela Avenida dos Arrecifes, até o Olímpia se juntando com a Caravana.
    Obrigado mais uma vez por mencionar nosso trabalho, e nossos agradecimentos também ao nosso orientador Heldene Santos, a UFRN e a Prefeitura de Gostoso.

    Renny Castro (líder da equipe desse projeto)

    ResponderExcluir
  3. Foi sensacional a vinda da caravana Ecológica ao nosso Município, pois a mesma deve ter conhecido o Secretario (o) ou Secretária(a) de Turismo do nosso Município, que até hoje nimguém sabe que é mesmo, so´sei que existe, e a lixarada que encontrou foi um sucesso, ficou na história, parabéns a todos que fazem parte dessa administração desastrosa.
    Emanoel em São Miguel do Gostoso/RN.

    ResponderExcluir