quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Investimento externo no Brasil até setembro supera US$ 68 bi; prova de que a economia do país vai bem

Por Emanuel Neri

Embora tenha sofrido alguns efeitos da crise que tem assolado o mundo desenvolvido, a economia do Brasil vai muito bem, obrigado. De janeiro a setembro, já entraram no Brasil 68,29 bilhões de dólares, para investimento, crescimento de 168% em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados divulgados hoje (5/10) pelo Banco Central. O Brasil já é um dos países que mais recebem investimento externo em todo o mundo.
Neste ano de 2011, o Brasil pode bater todos os recordes de investimento externo. Em 2007, recorde anterior, foram 87,45 bilhões. Ocorre que ainda faltam três meses para terminar o ano, o que pode superar o número de 2007. A entrada de dólares em setembro superou em US$ 8,48 bilhões tudo o que o país gastou no exterior.
O Brasil parece ser mesmo a economia mais atraente para investidores externos. Pesquisa divulgada recentemente pelo banco americano JP Morgan, feita com grandes investidores dos Estados Unidos e da Europa,  revelou que o Brasil é o país mais promissor da América Latina para receber seus investimentos.
De cada dez entrevistados, sete afirmaram que o Brasil é o país que oferece melhores oportunidades e segurança para seus investimentos. Os fatores que influenciam nesta escolha é a expansão da classe média no Brasil e o peso maior da economia brasileira no mercado mundial. Também pesaram na escolha a boa relação do país com investidores.
Bem atrás do Brasil, a Colômbia foi o segundo país na preferência destes investidores, seguido do Chile e do México. Esta é mais uma prova de que as medidas políticas e econômicas adotadas nos últimos anos no Brasil colocaram a economia do país nos eixos.
Ótimo para o Brasil e para todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário