domingo, 30 de outubro de 2011

O mundo amanhace nesta segunda com 7 bilhões de habitantes. Ha preocupação com alto crescimento

Por Emanuel Neri

Quando você acordar nesta segunda-feira (31/10/2011), o mundo vai está maior. É que hoje, segundo as previsões da ONU (Organização das Nações Unidas), vai nascer o habitante de número 7 bilhões. É muita gente para um só planeta. A ONU prevê mais 3 bilhões de pessoas até 2100.
Especialistas temem que este alto crescimento da população possa trazer problemas para que o planeta possa prover recursos para sustentar, com padrões razoáveis de qualidade, tanta gente. A maior população é a da China, com 1,35 bilhão de habitantes, seguida da Índia, com 1,25 bilhão.
Mas em 2020, a Índia passará a China como país mais populoso do mundo. Os Estados Unidos são hoje o terceiro país mais populoso, com 314 milhões de habitantes. O Brasil ocupa a quinta colocação, com 197 milhões. Mas o que conta muito é o índice de natalidade. No Brasil, ele tem caído.
Na África, este índice é altíssimo. Dos 3 bilhões que nascerão até 2100, a metade deles estará em dez países – pelo menos oito deles são africanos. Quanto mais pobre é o país, maior é o índice de natalidade. Segundo especialistas, os EUA fazem parte desta lista devido ao alto índice de natalidade entre os imigrantes.
A África também tem os menores índices de expectativa de vida. Na Zâmbia, por exemplo, uma pessoa vive em média 49 anos – a média mundial é de 69 anos. Nos últimos 60 anos, a população mundial passou de 2,5 para 7 bilhões, mas a expectativa de vida aumentou 20 anos.
Veja nos links abaixo mais informações sobre os 7 bilhões de habitantes do mundo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário