sábado, 29 de outubro de 2011

São Miguel do Gostoso é exemplo de radicalização na política. Há grupos que não toleram opinião contrária

Por Emanuel Neri

A política no Brasil é, de um modo geral, bastante radicalizada. A campanha presidencial de 2010 –com fortes apelos eleitoreiros e oportunistas, além de radicalização e ameaças feitas por uma certa candidatura – é uma prova deste radicalismo. Mas em São Miguel do Gostoso, este pequeno município norte-riograndense, a política é ferozmente radicalizada.
Aqui você ou está de um lado ou do outro. Não há um meio de caminho entre um grupo político e o outro. É uma espécie de “FlaxFlu” (ou ABCxAmérica) em tempo integral. De um lado, estão os “Bacuraus”, formados por grupos alojados no PMDB e aliados; do outro lado, estão os “Araras”, que são de partidos que usam o vermelho em suas cores. Os "Araras" também são chamados de "Bicudos".
Ocorre que, para a eleição municipal de 2012, as cores, os nomes de pássaros e os partidos se inverteram. Quem era “Arara” ou "Bicudo" passou a ser “Bacurau”; quem era “Bacurau”, optou pelo DEM – partido que controla o governo do Rio Grande do Norte. O RN é o único Estado brasileiro governado pelo DEM. Apesar do troca-troca, a radicalização continuou - e até se acirrou.
Este blog tem sido usado para uma série de ataques de pessoas supostamente aliadas ao grupo político que hoje faz oposição à atual administração municipal e seu grupo de aliados. São ofensas pessoais a adversários, acusações sem provas, insinuações de ordem moral. O noBalacobaco aceita críticas, mas rejeita acusações e ofensas contra quem quer que seja.
Por este motivo, temos deletado (ou apagado) as acusações feitas no  espaço de “comentários” deste blog. O pior é que os acusadores sempre se escondem covardemente por trás do “anonimato” permitido pelo sistema de interação deste blog com seus leitores. Apagar estas ofensas é obrigatório, sob risco de este blog ser responsabilizado judicialmente por estes ataques.
Dá muito bem para identificar de onde vêm estes ataques sob o manto  “anônimos”. O próprio leitor deste blog sabe quem escreve estas ofensas. Este grupo político de São Miguel do Gostoso precisa aprender a conviver com quem tem opinião e posições políticas contrárias. Não se pode ter uma visão extremista e maniqueísta (ou é o céu ou é o inferno). Os aliados são o céu (ou Deus), os adversários são o inferno (ou o Diabo).
Conviver com opiniões contrárias faz parte do jogo democrático. É lamentável que este grupo político, que hoje supostamente se alinha na chamada oposição à administração local, ainda não seja suficientemente madura – e civilizada – para conviver com pessoas que têm opiniões diferentes ou que ganharam legitimamente as eleições. É lamentável que isso ocorra. Mostra a nossa pobreza política.
Já havíamos alertado várias vezes neste blog sobre a radicalização que está sempre presente nos “comentários”. As críticas –à administração pública, a políticos e ao blog – são aceitas. Mas os ataques não. Por este motivo, é bem provável que o noBalacobaco passa a bloquear, brevemente, todos os comentários feitos por pessoas que utilizam a opção “anônimos”.
Quem quiser fazer comentários, vai ter que se identificar por meio de seus e-mails. Isso é ruim para as pessoas que querem fazer críticas legítimas à administração, mas evitam pôr seus nomes no blog temendo algum tipo de reação. Por isso, usam a opção “anônimo”. É bem diferente daqueles que utilizam covardemente o “anônimos” para atacar pessoas que não estão alinhadas com eles – ou simplesmente pelo motivo de não gostarem delas.
Veja abaixo link do blog noBalacobaco, em alerta anterior obre a questão de ataques e ofensas contra pessoas.


25 comentários:

  1. Meu caro Emanuel Neri.
    Concordo com seu posicionamento. Sou do entendimento de que se o cidadão tem o que denunciar, que faça isto munido de provas, do contrário, o comentário poderá ser qualificado como calúnia e neste caso, enquadrado na lei como criminoso. Outro fato detestável é alguém escudar-se no anonimato para tornar público aquilo que pensa e diz. É sem qualquer sobra de dúvida uma atitude covarde. Pode até ser que o fato narrado tenha algum fundamento, mas se publicado de forma leviana, perde toda credibilidade. Outra coisa que me preocupa é o radicalismo político aqui em voga: ou se é de Deus ou do Diabo. E o bom senso, a liberdade de escolha, o neutralismo e o livre arbítrio onde ficam??? esta gente precisa entender que ninguém é dono de ninguém, que a terra gira, o vento sopra onde quer e a maré enche e vasa independentemente da vontade daqueles que se acham dono da verdade. Esta prática é comum aos xiitas, coisa medieval, retrógrada e sem futuro promissor. O TEMPO NÃO PARA E A VIDA CONTINUA.. " OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA". Cantemos com o poeta Chico Buarque de Holanda: "A pesar de você.... lá, lá, lá..." É o que penso, digo, escrevo assino: OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  2. legitima tem certeza?kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. ameaça fala serio ainda fala de ditadura

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente também tenho sentido por parte de alguns que o interesse não é debater idéias e trocar pontos de vista, mas sim ofender. o extremismo de alguns exala do meu lado da tela um odor de ranso de ditadura. Vixe Maria será que isso é coisa dos DEMOS, opsss desculpem... erro de ortografia.. dos DEM.

    Rafael

    ResponderExcluir
  5. este tal Rafael que apenas se identifica por é algum babaca babão e que quer ficar tirando onda com o partido dos outros com sua ironia larga de ser puxa saco seu otário!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não vou baixar a esse nível.. vai procurar tua turma vai..

    Rafael Siqueira

    ResponderExcluir
  7. vai pedir esmola na frente da prefeitura ver se recebe algumas moedaskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. ELEÇÕES 2012:PARA QUEM OBSERVA A POLÍTICA DE FORMA MAIS PROFUNDA ACREDITA, O PMDB E O DEM, ESTÃO ARTICULANDO PARA TER AS PREFEITURAS NO RN. PORTANTO,O VICE DE FAFÁ DEVERÁ SER O PAULO ROBERTO.ISSO SE ELE NÃO ACEITAR E ENCERRAR SUA CARREIRA POLÍTICA COM OUTRA DERROTA POIS O AGRIPINO IMPÕE OUTRO NO SEU LUGAR. NÃO ESTOU DIZENDO SE SERÁ BOM OU RUIM PARA O MUNICÍPIO.AGUARDEM!

    ResponderExcluir
  9. AO PESSOAL QUE TROCOU DE LEGENDA? COMO É A HISTÓRIA DE QUE O MANDATO PERTENCE AO PARTIDO!?!?!

    ResponderExcluir
  10. SERÁ QUE A POLÍTICA DE GOSTOSO TÁ SEGUINDO NA DIREÇÃO DO QUE ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE PIPA? OS "FORASTEIROS" JÁ SE REUNIRAM EM UMA ASSOCIAÇÃO. MAS, HOJE,AINDA,ESTÃO DISPUTANDO ENTRE ELES PRESTÍGIOS E LIDERANÇA MAS, LOGO VÃO QUERER MAIS, PODEM ACREDITAR!NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS PRECISAM EVOLUIR EM TODOS OS SENTIDOS.

    ResponderExcluir
  11. RESPONDA RÁPIDO.SE VOCÊ FOSSE "FORASTEIRO" MORANDO EM GOSTOSO COMO VERIA A ATUAÇÃO DA PREFEITURA NA GESTÃO DO MUNICÍPIO?

    ResponderExcluir
  12. E AÍ, VOCÊ, TAMBÉM, É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR!?!?!? APROVEITE, MUITOS PENSAM QUE É A MELHOR COISA DO MUNDO. VOCÊ NÃO ACHA?

    ResponderExcluir
  13. A ELEIÇÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PREVISTA PARA NOVEMBRO FOI SUSPENSA.MOTIVOS:1ºNOTAS BAIXAS NAS PROVAS DE CONHECIMENTO NA ÁREA,INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE DE CONSELHEIROS QUE ESTÃO EXERCENDO A FUNÇÃO;2º OS MANDATOS SÃO PARA 5(CINCO) TITULARES MAIS 5(CINCO)SUPLENTES.SÓ SE APRESENTARAM SETE CANDIDATOS.O QUE FALTOU INTERESSE,DIVULGAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. É ISSO AÍ A ENTERNET É LIVRE.NÃO TENHA MEDO DE COLOCAR SEUS PENSAMENTO E SENTIMENTOS QUEM SABE ALGUÉM SERÁ SOLIDÁRIO OU NÃO.

    ResponderExcluir
  15. AINDA ACHO QUE O LULA E A TURMA DO MENSALÃO DEVERIA TER O TRATAMENTO VIP QUE TEMOS NO SUS. NÃO SERIA BOM CONHECEREM AS VERDADES QUE ENFRENTAMOS? E O QUE ELES FAZEM CONOSCO?

    ResponderExcluir
  16. caro colega você e tão ipocrita que vivi postando besteira na net paulo se juntar com fafa so se for no ceu amem

    ResponderExcluir
  17. Não acho que quem não se identifica é pq seja "covarde" ou algo do tipo, é que um município como são miguel do gostoso qualquer opinião que seja contrária a maioria da população é como se fosse uma revolta :/ acho isso muito arrogante da parte dos moradores, como citado em seu texto a opinião deve ser aceita, seja ela qual for, só não podemos voltar a ditadura em pleno sec.XXI :D

    ResponderExcluir
  18. Ser candidato a vereador nas pequenas cidades igual a nossa como é São Miguel do Gostoso, é coisa pra maluco, não vale a pena, o salário de vereador é muito pouco, e o povo pede muito, mesmo assim, existe em nossa cidade, vários novos nomes que dizem que vão ser candidatos, coitados, isso porque estão sendo enfluênciados por políticos do nosso Município, na intenção de prejudicarem outros que já são vereadores, acho que esses políticos que querem dificultar até mesmo os pequenos, deveriam se tocar, e procurar em fazer algo pelo povo, pois as portas nunca se fecham, outras se abrirão, é só certos vereadores começarem a buscar novos eleitores nos Distritos deste Município, ou até mesmo aquí em Gostoso.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  19. quem manda no DEM e O Senador Jose Agripino.e ele já falou, a minha candidata a prefeita de São Miguel Do Gostoso e MARIA DE FATIMA... e agora Paulo.e agora paulo..e melhor ser vice do que nada.kkkk.

    ResponderExcluir
  20. Carlos! um reparo no seu comentário de 3 de novembro."Intensão de prejudicar outros que já são vereadores?"... Ou você é filho de algum vereador com interesses próprios, antidemocráticos,ou é um idiota!

    ResponderExcluir
  21. acho que sao miguel do gostoso deveria mudar, nos aspecto tudo, administraçao nao estar boa,e e uma familia so no poder temos que mudar para melhorar cada vez mas sao miguel porisso estou com paulo roberto.

    ResponderExcluir
  22. agora as familias maiores do lugar, vao ser disputadas, quem conquistar os votos daquela familia ta bem muito bem a familia ali que tem no agreste, vamos ver quem consegue . se eu fosse candidato começava logo pq vai ser dificio acho que temgente na frente

    ResponderExcluir
  23. a câmara tem que ser renovada, a maioria das pessoas que ocupam os cargos de vereadores são semi-analfabeto e sem iniciativa,sem criatividade, não sabem nem sequer falar formalmente!!! aposto que se fizerem um projeto de lei pra fuzilar todos os integrantes do câmara, eles com certeza vão aprovar.(interpretação de texto, kd?)

    ResponderExcluir