segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Seja responsável pelo futuro de São Miguel do Gostoso; transfira seu título para votar na cidade

Por Emanuel Neri

Por ser uma cidade turística, São Miguel do Gostoso está cheio de pessoas de outros Estados, que moram na cidade, mas que não transferiram ainda seus títulos eleitorais para votar em eleições locais. Sem isso, não podem influir na escolha dos governantes – seja na esfera municipal, estadual ou federal.
O voto é um direito do cidadão e maior manifestação de cidadania que uma pessoa pode exercer. A eleição é a base da democracia. É pelo voto que o eleitor elege quem vai nos administrar, e derrota quem não faz uma boa administração. É pelo voto que se escolhe o modelo que se quer na administração pública.
O direito de votar é, portanto, fundamental para se definir o futuro que se quer para esta cidade. Sem direito a voto – se seus títulos não forem transferidos -, esta parcela significativa do eleitorado de São Miguel do Gostoso não pode ajudar na escolha do futuro prefeito ou prefeita, além dos vereadores.
É oportuno que todas estas pessoas regularizem sua situação eleitoral. E é muito fácil fazer isso. Basta procurar o cartório eleitoral na sede da Comarca –que fica em Touros –, apresentar documento que comprove sua residência (conta de luz, água, telefone) e pedir a transferência de seu domicílio eleitoral.
A transferência do título pode ser feita em qualquer época do ano. Mas há limites para que isso possa ser feito -geralmente o prazo é de 150 dias (cinco meses) antes de cada eleição. Como a próxima eleição municipal será no início de outubro de 2012, este prazo vai até o início de maio. Mas convém fazer isso mais cedo.
Se você é brasileiro, maior de idade, regularize já sua situação eleitoral. É importantíssima que a próxima eleição seja respaldada pelo maior número de pessoas que nasceram ou que moram em São Miguel do Gostoso. Quanto mais pessoas se envolverem na eleição, mais legitimidade terá a nova administração. Isso é democracia!
Para mais informações sobre o processo eleitoral, acesse o link do site (abaixo) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte:

9 comentários:

  1. Emanuel Neri sugere:
    A respeito do post acima, as autoridades locais poderiam facilitar ainda mais a vida de pessoas que moram em São Miguel do Gostoso, mas que não transferiram ainda seus títulos eleitorais par a cidade. Basta falar com o juiz da Comarca de Touros, que abrange o município de São Miguel do Gostoso, a promover um mutirão na cidade para que as pessoas possam transferir seus títulos sem ter que irem até Touros. O prefeito poderia tomar esta iniciativa, falando com o juiz para ele fazer este mutirão. Neste caso, o juiz pede ao cartório da Comarca para enviar alguém para São Miguel do Gostoso, para fazer a transferência destes títulos. Está dada a sugestão, basta a Prefeitura tomar esta providência. O importante é que, na próxima eleição municipal, todas estas pessoas que moram na cidade possam votar.

    ResponderExcluir
  2. Estou residindo em Gostoso desde maio passado. Logo que aqui cheguei, comecei articulações para instituir um Fórum com a finalidade de junto aos segmentos organizados da sociedade civil e o Poder Público, discutirmos a grave problemática do alcoolismo e outras drogas que tantos malefícios causam às famílias e a sociedade como um todo. Isto foi o bastante para alguns maus políticos locais me verem como ameaças às suas bases eleitorais. Chegaram mesmo a boicotar nosso trabalho. Esta conduta mesquinha dar-se pelo fato de no passado eu ter exercido um mandato de Vereador em Touros, antes da emancipação política de Gostoso ( 1989 a 1992)e por certo pensam que tenho projeto de atuar no campo da política partidária como candidato.Agora que expirou o prazo para transferências e domicílio eleitoral para que pretende ser candidato, vou providenciar transferir meu título para contribuir na construção de uma sociedade menos injusta, verdadeiramente democrática e mais participativa. Portanto se alguém estava perdendo o sono, pode dormir tranquilo. Boa Sorte a todos. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neri responde:
    Otoniel, é lamentável que ocorra este tipo de restrição e preconceitos. Eu conheço seu trabalho desde que você foi vereador em Touros. E você sempre fez um trabalho muito interessante. Agora, também estou acompanhando seu trabalho com o objetivo de fazer prevenção e acompanhamento de casos de alcoolismo e de drogas. O Paulinho Teixeira me mostrou o estatuto do projeto de criação da ONG com este objetivo. Achei muito bom e bastante oportuno para ser implantado em nossa sociedade. Vá em frente e conte com o noBalacobaco. Quando o projeto estiver concluído, me envie para que eu possa divulgar, para que mais pessoas possam acompanhar e colaborar. Ações políticas não são feitas apenas por quem tem cargos eletivos. Pessoas, como você, podem contribuir muito mais para que a nossa sociedade/comunidade seja bem melhor do que a que temos atualmente. São Miguel do Gostoso precisa deste tipo de trabalho que você e outras pessoas, como o Paulinho Teixeira, pretendem implantar na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. showwwwwwwww de bola parabéns a Emanoel Neri e a Otoniel Bracho aplausos CATARINA VICENTE TOUROS BEIJO

    ResponderExcluir
  5. otoniel ong e organização não governamental que eu saiba você não sai da cozinha fáfá eta homem sem interesse nenhum

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Emanoel concordo com você, em se agilizar junto a comarca de Touros para que, essas pessoas que já moram em São Miguel vindas de outras cidades já possam votar, agora o que tem de pessoas que já votam no Município de São Miguel, que nem aquí residem, não é brincadeira, são eleitores que simplesmente transferiram os seus títulos só para beneficiarem políticos do Nosso Município, hoje eleitos, Digo também, Emanoel, que aí deveria a comarca fazer um novo levantamento de títulos, e deixar só os moradores deste Município.
    Agora isso só acontece porque, dentro da comarca tem pessoas que, favorece a alguns políticos.
    Sou de Natal,e voto em Gostoso.

    ResponderExcluir
  7. E A DOBRADINHA FAFÁ PREFEITA E PAULO VICE VAI DÁ CERTO? O PMDB E O DEM ESTÃO SE ARTICULANDO.SE NÃO ACEITAR O AGRIPINO IMPÕE OUTRO.SERÁ QUE SERÁ BOM PRÁ NÓIS.

    ResponderExcluir
  8. E AGORA, O PSD SE COLIGA COM QUEM NO MINICÍPIO? E O PMDB VAI COBRAR A LEGENDA DOS VEREADORES?

    ResponderExcluir
  9. Até quando só uma família vai ficar no poder em S. Miguel do Gostoso??? AFF Acorda eleitor . são 16 anos uma só família no poder eita povo alienado o que foi que esse prefeito fez? nada ta na hora de mudar

    Henrique

    ResponderExcluir