quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um alerta para as pessoas que usam o anonimato para fazerem acusações sem provas neste blog

Por Emanuel Neri

O blog noBalacobaco foi criado com o objetivo de abordar os mais diferentes tipos de temas: economia, política, meio ambiente, artes e, em especial, São Miguel do Gostoso. Como está na apresentação deste blog, o noBalacobaco é aliado do desenvolvimento ordenado e sustentável de São Miguel do Gostoso.
O noBalacobaco é um canal para que as pessoas se manifestem sobre qualquer tema de seu interesse, especialmente aqueles em que a prestação de serviços, públicos ou privados, afetem suas vidas. Este blog não tem como meta atacar ou elogiar este ou aquele político - ou  qualquer administração pública.
Criticamos quando é necessário criticar, elogiamos quando o elogio é justo. O noBalacobaco tem uma visão progressista do mundo. Tentamos fazer jornalismo de forma independente e imparcial, sem tomar posições favoráveis a empresas, administrações públicas, partidos ou candidaturas a cargos eletivos. Tratamos a todos com igualdade. Mas não vamos deixar de falar verdades, mesmo que isso incomode.
Ao longo dos seus dois meses e pouco de existência, o noBalacobaco  estimulou o debate sobre serviços, administração pública e despertou a consciência crítica da população de São Miguel do Gostoso. Ensino público, saúde, abastecimento de água, meio ambiente, estradas – tudo passou e foi discutido aqui. Este debate está sendo útil e produtivo para a população e para o futuro da cidade.
Nos últimos dias, porém, alguns leitores resolverem usar o espaço dos “comentários” do noBalacobaco para fazer acusações de ordem pessoal e moral contra outras pessoas, em sua maioria políticos. E o pior é que estas pessoas se escudam sempre no anonimato para atacar a seus desafetos ou adversários.
Isso não é correto. A legislação brasileira prevê que acusações indevidas, mesmo quando encobertas pelo anonimato, são passíveis de punições, inclusive com prisão dos responsáveis. Já houve vários casos de sites e blogs rastreados pela Justiça –e os acusadores “anônimos” foram punidos com rigor.
Quem tiver denúncia contra quem quer que seja, deve procurar o Ministério Público, movido de provas, para denunciar – este direito é garantido pela Constituição brasileira. Se as provas forem convincentes, o Ministério Público tem a obrigação de abrir investigação para apurar a denúncia.
Mas nenhum cidadão tem o direito de se escudar no “anonimato” para acusar outras pessoas. Além de crime, isso é uma tremenda covardia. As pessoas devem ter responsabilidade sobre o que falam, e isso está na lei. Por este motivo, o noBalacobaco se acha no direito de apagar toda e qualquer denúncia “anônima” que atinja a moral e a honra de qualquer pessoa vítima deste tipo de de ataque.
Críticas são bem-vindas e aceitas. O noBalacobaco é um espaço aberto para críticas, inclusive sobre este blog. Mas não aceitará acusações e denúncias levianas e irresponsáveis. O leitor deste blog tem que ser responsável pelo que fala – o ideal é que todos assinem seus comentários, até para que haja mais credibilidade sobre o que estão falando – ou criticando.   

8 comentários:

  1. Concordo que os comentarios so deveriam ser aceitos com identificacao do nome de quem escreveu e se possivel o email.

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Não concordo que os comentários só sejam aceitos com a identificação do nome de quem escreveu, pois gostoso é uma cidade pequena, e não vai surgir entrigas entre os moradores, doa em quem doer, a verdade é para ser dita, se não for aceita, é aceita de outra maneira, existe vários blogs em outras cidades.

    ResponderExcluir
  3. muito bem Sr emanuel faça isso mesmo de verdade e não comente sobre partido de ninguem se ele foi criado só para desenvolvimento da cidade

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia, concordo plenamente com o que voce escreveu acima, tenho certeza que este blog foi criado para colaborar, ajudar, tanto em informação como outros dados que si achar necessário, já que lutamos por transparência, lisura, claridade, democracia....., por que ficar escondendo com essa de -anonimo-, Emanoel voce tem toda a razão, amigos façamos como os que si apresentem em seus comentários, denuncias etc..., sejamos verdadeiros cidadãos, di que adianta eu falar dos corruptos si eu compro cd pirata?(entre outras coisas), a diferença esta na quantidade do valor no qual eu sonego, ou furto ou etc..., sejamos claros, concordo de novo como nosso amigo e Jornalista Emanuel Neri, mais uma vez meus parabens por mas este canal de informação e comunicação.
    Rubens Eduardo

    ResponderExcluir
  5. continuando o comentário acima, si voce quiser continuar a ser anonimo continue, mas pode ter certeza que o valor seu comentado não terá a mesma valodade de um comentário identificado, fique com nosso DEUS e reflita no bom sentido. Um grande abraço
    Rubens Eduardo

    ResponderExcluir
  6. não sou aliado politico de grupo A ou B nem aqui em Gostoso porem como leitor deste blog que se diz canal de desenvolvimento desta cidade houve sim uma referencia a um determinado partido politico simplesmente por fazer oposição politica a este grupo elitista local porque não falar de fatos de corrupção que aconteceram aqui de 1996 até os dias atuais. e porque querer lembar de coisas do tempo da ditadura militar

    ResponderExcluir
  7. querem saber para rotular o cidadão(ã) e depois perseguir como é de conhecimento de todos que vivem na cidade.O que é verdade é que se tivermos coragem iremos desmascarar muitos escondidos dos aproveitadores do sistema e do povo.Vamos lá ponham a boca(denúncia)no mundo e eles que se defendam se capaz.Democracia é isso.Assinado o anônimo

    ResponderExcluir
  8. Aos que querem saber do autor experimentem discordar do dono do blog e dos seus interesses aí esperem para depois contar o que aconteceu com vocês.

    ResponderExcluir