sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ao contrário do RN, Ceará adota medidas severas para proibir trânsito nas praias e evitar acidentes

Por Emanuel Neri

Uma informação importante para aqueles que cruzam os braços diante do risco do trânsito de veículos automotivos na orla marítima do Rio Grande do Norte – em especial nas praias de São Miguel do Gostoso, onde é enorme o risco de acidentes.
O Governo do Ceará, nosso Estado vizinho, tomou providências duras contra este trânsito, e deixou o Rio Grande do Norte a ver navios neste tipo de prevenção contra acidentes. Por meio do Detran local, o governo estadual proíbe o trânsito deste tipo de veículos em todos os trechos de praias urbanas cearenses (na foto, placas proibindo o trânsito nas praias).
Lá, a fiscalização é rígida. Os policiais trafegam em jipes Troller em todo o litoral e param qualquer tipo de veículo nos trechos de orla onde o trânsito não é permitido. Primeiro, fazem, educadamente, uma advertência; se o mesmo veículo desrespeitar novamente a lei, será multado. Se insistir em um terceiro erro, seu carro é apreendido.
O Ceará é um Estado que, a exemplo do Rio Grande do Norte, o turismo tem um peso significativo na economia local. A diferença é que o Ceará encara o turismo com profissionalismo. Mais do que isso, trata a população local como cidadã. Tirar o trânsito da orla urbana é evitar acidente de cidadãos cearenses em suas praias.
É gritante a diferença entre o Ceará e o Rio Grande do Norte em relação a medidas para evitar o trânsito nas suas praias. Se você acessar o site do Detran cearense vai ver um mapa (link abaixo) com as praias em que o trânsito de veículos não é permitido. Até o Google reproduz este mapa, para orientar os motoristas que trafegam por ali.
No Rio Grande do Norte, a impressão que se tem é que se está ainda na idade da pedra em relação a esta questão. Pelo que se sabe, não há nenhuma iniciativa do governo do Estado para enfrentar este seríssimo problema. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso também tem sua parcela de culpa. Poderia fazer ações locais – e não faz.
Agora, depois que a grita contra o trânsito na praia começou, em parte motivada pelo noBalacobaco, marcou-se uma audiência para tratar deste tema no dia 15 de dezembro. Vejam que descaso. No dia 15, já estaremos praticamente no final do ano, e com a alta estação turística funcionando a todo vapor, trazendo milhares de veículos para as praias.
Vão, pelo jeito, continuar empurrando o problema com a barriga – e assim nunca se resolve absolutamente nada. Enquanto isso, o risco de atroplemantos graves ronda as nossas praias.
Seria importante que as autoridades locais – do governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de São Miguel do Gostoso – dessem uma olhada no site do Detran cearense (link abaixo, clique em "ir para o Detran", no alto do menu) para ver o exemplo de como enfrentar este problema. Lá, ao contrário daqui do RN, proteger a população local e os visitantes é encarado com seriedade, profissionalismo e sobretudo com respeito ao cidadão.   



  

2 comentários:

  1. Lembrando que algumas semanas atrás uma senhora que tomava banho de sol quase morreu atropelada. São Miguel do Gostoso poderia dar o exemplo para o estado e proibir esta ação nas praias que pode matar e polui as areias com os óleos derramados. Sem contar que muitos motoristas por estarem na praia podem tomar aquela cervejinha e o desastre vai ser total. Eu sempre digo que agora o mundo inteiro sabe o que se passa em qualquer lugar do planeta e isso para nós brasileiros é uma 'vergonha'

    ResponderExcluir
  2. Diante da indignação plausível e realmente coerente, o Rio Grande do Norte deveria copiar imediatamente, já que é recorrente acidentes e alem de tudo um transtorno terrível para os banhistas... Correndo o risco de ser atropelado.

    Jonathan Dantas

    ResponderExcluir