terça-feira, 8 de novembro de 2011

Em dez anos, Brasil dobra número de estudantes em universidades; ProUni beneficia aluno de baixa renda

Por Emanuel Neri

Aumentou, e muito, o número de brasileiros nas universidades. Na última década, praticamente dobrou o número de brasileiros em cursos superiores. Em 2001, três milhões estavam matriculados nos cursos de graduação presencial e à distância. Em 2011, chegamos a 6,37 milhões. Estes números foram divulgados pelo Ministério da Educação.
Cresceu o número de alunos em universidades públicas e particulares. Entre 2001 e 2010, o número de alunos em universidades públicas pulou de 944.584 para 1.643.298 (73,9% a mais; só nas federais, foi de 85,9%), mas ainda fica bem distante das universidades particulares. O ProUni (Programa Universidade para Todos) contribuiu muito para isso.
Com o ProUni, criado em 2005, no primeiro governo Lula, o aluno de baixa renda pode estudar em universidades particulares, cujo valor do curso é deduzido do Imposto de Renda destes estabelecimentos. Mas a renda máxima do candidato não pode ultrapassar a três salários mínimos por integrante da família. O aluno do ProUni tem que ter estudado em escolas públicas ou em particulares, com bolsas de estudo integrais.
Já se beneficiaram do ProUni cerca de 800 mil estudantes –é quase o total de universitários de universidades públicas em 2001. Mesmo que o aluno não preencha os requisitos do ProUni, ele pode lançar mão do Fies, um programa de financiamento para curso superior. Quando terminar o curso, o aluno paga o governo, com juros de 3,4 ao ano. Este programa já beneficiou cerca de 600 mil alunos de baixa renda.
O aumento do número de brasileiros nas universidades também se deve à política de interiorização do ensino superior, criado nos últimos anos, além do aumento de vagas nas instituições de ensino públicas. A meta do Plano de Educação é chegar a 2020 como 33% da população de 18 a 24 anos nas universidades. O governo prevê o atingimento desta meta.
Hoje o índice de alunos, entre 18 e 24 anos, matriculados em universidades, é de 17,4% - em 2008, era de 13,7%. Este índice tem crescido ano a ano, mas ainda falta muito para chegar aos 33%, que é a meta do governo. Com mais de um milhão de alunos, o Nordeste superou a região Sul no número de estudantes universitários. O Sudeste tem mais de 2,5 milhões.
Veja, no link abaixo, mais informações sobre o ProUni, inclusive os critérios de seleção para quem quer se inscrever neste programa:






Nenhum comentário:

Postar um comentário