segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em Natal, disputa por Prefeitura está indefinida; ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) lidera pesquisas

Por Emanuel Neri

Em Natal, a capital do Rio Grande do Norte, a campanha eleitoral para a eleição de 2012 continua “embolada”. Não se sabe ao certo quem serão os candidatos com chance de ocupar a vaga hoje ocupada por Micarla de Souza, que faz um governo tão desastrado que dificilmente será reeleita. Micarla tem míseros 2% das intenções de voto.
Vamos ao quadro que se apesenta hoje para a eleição de 2012. O candidato com maior destaque nas intenções de voto é o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com cerca de 40% de preferência, que foi um bom prefeito. Depois, aparece a ex-governadora Wilma Faria (PSB), com 20% de intenção de voto. A disputa provavelmente se dará entre estes dois nomes.
Abaixo deles, mas com uma grande diferença, vem o candidato do PT, Mineiro, que tem torno de 7%. Um pouco mais abaixo, vêm três pretendentes – Rogério Marinho (PSDB), Hermano Alves (PMDB) e Felipe Maia (DEM), todos em torno de 6%. Este bloco partidário quebra a cabeça para formar uma chapa comum, mas não está nada fácil.
O jogo pode ser desequilibrado em torno de Carlos Eduardo (foto acima) e Wilma Faria. E isso vai depender muito da movimentação de dois partidos – PT e PSD. Embora Mineiro queira ser candidato, muitos petistas defendem o entendimento em torno de Carlos Eduardo – uma parcela menor quer acordo com Wilma, se ela for mesmo candidata.
Mas não se pode desprezar a força do PSD, o novo partido que é liderado no Estado pelo vice-governador Robinson Faria, que acaba de romper, de forma ruidosa, com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Faria pode se aliar a Carlos Eduardo ou Wilma. Este fator - junto com o fator PT -, podem desequilibrar o jogo em torno de um destes nomes.
O que espanta na eleição de Natal é a fragilidade de Micarla de Souza, que foi eleita em 2008 com o apoio de Agripino Maia (DEM) contra Fátima Bezerra (PT). Fez um péssimo governo – 2% de intenção de votos são um retrato mais que fiel deste desastre. Também é curioso a falta de um nome de peso do PMDB, DEM e PSDB para entrar nesta disputa.
  


4 comentários:

  1. 2% de intenções de voto? essa prefeita deve ser realmente muito ruim. Natal tem uma forma "esquisita" de votar. Há pouco lembro que um candidato, com idéias estapafúrdias, de nome Miguel Mossoró, quase ganha a eleição para prefeito e o que é mais estranho era ouvir as pessoas, muitas delas universitárias, dizer que votavam nesse senhor por protesto. Esquisito, não?

    Carlo C Nery

    ResponderExcluir
  2. O povo está certo, até mesmo em nossa cidade poderiam fazer assim, o voto de protesto, para sair desse reinado só de gente importante, que esquecem os mais pobres, que seria uma independência conquistada, com outras pessoas governando o nosso Município, aí deixariamos de ser uma Cuba ou uma Inglaterra.
    Rildo Marques

    ResponderExcluir
  3. Valeu o comentário acima citado, certíssimo poderosos só pensam nelessssssssssssssssssssssss.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. e em sao miguel quem lidera maria de fatima ou paulo roberto que e nosso frefeito?

    ResponderExcluir