sábado, 26 de novembro de 2011

Empreendedor individual tem vantagens sociais se fizer cadastro no programa para este tipo de trabalho

Por Emanuel Neri.

Se você é empreendedor individual – aquele trabalhador que faz pequenos serviços – tem direito a se inscrever no Programa de Empreendedorismo Individual do Governo Federal. Já existem no Brasil 1,8 milhão de trabalhadores cadastrados neste programa. São inúmeros  os benefícios sociais para quem se cadastra neste programa.
O trabalhador cadastrado no programa de empreendedorismo individual pode ter acesso a benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por idade e auxílio-doença. Podem se inscrever neste programa profissionais de mais de 400 tipos de atividades, como marceneiros, doceiras, mecânicos, pedreiros ou qualquer tipo de artesão.
São Miguel do Gostoso está cheio de pessoas que praticam o empreendedorismo individual e que podem se beneficiar deste programa. O Adriano, que é ótimo marceneiro, é um típico empreendedor social. Sua marcenaria utiliza mão-de-obra de familiares, que também podem se beneficiar. A excelente artesã Aninha, da Tabua, é outro exemplo.
Cadastrando-se como empreendedor individual, todos estes trabalhadores entrarão no mercado formal de trabalho. Como pagarão impostos, que têm valores baixos, terão todos os tipos de benefícios, tanto para eles como seus familiares. O cadastramento pode ser feito via Internet (veja abaixo). O Sebrae (veja ilustração acima) também poderá lhe orientar como se tornar um empreendedor individual.
O programa, que já existe desde 2009, é do Ministério do Desenvolvimento. Em 2012, ele será aprimorado par atender a um maior número de empreendedores individuais. Procure obter mais informações deste programa, lendo os links abaixo. Você vai saber também como se cadastrar e conseguir os benefícios deste programa.
http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/como-me-formalizar/empreendedor-individual

Um comentário:

  1. Quem vai fica encantado. Quem veio para ficar muito mais,nestes 15 anos e meio que aqui moro foram maravilhosos. Cada dia um dia especial. Por causa da Natureza..............................
    A vida pode te derrubar, mais você resolve, quando é hora de levantar!!! rsrsrsrs.
    Dizem que o tempo cura tudo,mas eles não conhecem você e ném as cicatrizes que você traz.
    A lição é:Aproveitar a vida e tudo o que acontecer em cada momento dela, pois nunca terás tudo ao mesmo tempo de uma só vez!!!
    Acredito que tudo mundo se machuca,mas também acredito,que Deus tem seu próprio modo de curar. minha mente pode até ser poluída, mas meu coração é puro.

    ResponderExcluir