domingo, 13 de novembro de 2011

Empreendedorismo social é responsabilidade de todos; vejam projetos de São Miguel do Gostoso

Por Emanuel Neri

Um dos maiores reconhecimentos à atividade do empreendedorismo social no Brasil é o Prêmio Empreendedor Social, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Este prêmio é sempre muito concorrido e, ano a ano, são revelados trabalhos sociais muito interessantes que são realizados em todo o Brasil.
Este ano o projeto que ganhou o principal prêmio chama-se Centro de Recuperação e Educação Nutricional, que atende crianças e adolescentes carentes em várias partes do país. Sua ação é bem simples. As mães são instruídas a fornecer alimentação balanceada –dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários - aos seus filhos.
Com uma dieta equilibrada, mesmo que seja com alimentos simples, as crianças e adolescentes crescem de forma mais saudável, facilitando seu desenvolvimento físico e educacional. A responsável pelo projeto é a psicóloga Gisela Solymos, que concorreu ao prêmio com outros 272 empreendedores sociais, de 24 Estados e do Distrito Federal.
O empreendedorismo social é uma atividade cada vez mais difundida em todo o Brasil. Há milhares de organizações sociais trabalhando em benefício da população mais pobre. Aqui mesmo, em São Miguel do Gostoso, há bons exemplos de empreendedorismo social. Um deles é dirigido por Heldene Santos e uma ótima equipe que trabalha com ele.
Heldene coordena dois projetos importantes na cidade. Um deles é o Amjus, que trabalha para integrar comunidades carentes do município. Outro é o Oásis, feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no qual jovens cuidam da preservação da natureza e da limpeza de São Miguel do Gostoso.
Há outros atividades sociais na cidade. A suíça Ana Raboud lidera vários projetos, entre eles o que cuida do controle sanitário do município e do tratamento adequado do lixo. Tem também o Tear, da área cultural. Agora surge outro projeto igualmente interessante, liderado por Otoniel Baracho, que vai trabalhar com recuperação de jovens que usam droga.
É importantíssimo que toda a cidade –e aí incluindo a população e os empresários do município - se envolva com estes projetos de empreendedorismo social. Esta é uma tarefa social sobre a qual todos nós temos responsabilidade. Se cada um colaborar com estes projetos, a cidade vai crescer de forma muito mais responsável e saudável.

4 comentários:

  1. São Miguel do Gostoso servirá de modelo para muitas cidades do Rio Grande do Norte. É muita responsabilidade sabendo que agora essa pequena cidade está em foco em todas partes do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Santa Helena no Paraná é uma cidade modelo para aquele estado assim como Gostoso é para o nosso estado.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Emanuel.
    Desde já fico grato pela referência ao nosso trabalho na tentativa de algo fazermos para resgatarmos aqueles que tiveram a desventura de enveredarem pelo caminho do alcoolismo e outras drogas. No entanto, tenho a lamentar que até o momento não conseguimos sensibilizar o Poder Público local no sentido de somarmos esforços na busca da construção coletiva de um projeto de prevenção neste campo específico. Como não desisto facilmente, estamos fazendo um trabalho no Bairro Maceió. Já fundamos uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com sede na Rua dos Camarões nº 181, denominada ASLÍRIO - ASSOCIAÇÃO LÍRIO DOS VALES DE DEFESA DA VIDA E PLENA CIDADANIA de São Miguel do Gostoso/RN cuja Presidenta é a Sra. Rosimar (Irmã.Rose) cabendo a mim o cargo de Vice-Presidente e Chefe do Departamento de Relações Comunitárias e Assessoria Institucional. A referida entidade tem por atribuições e finalidades precípuas a promoção da Assistência Social, da Segurança Alimentar e Nutricional, do Voluntariado e da Democracia Participativa,Cidadania em sua plenitude, a indivisibilidade dos Direitos, das prática ética e defesa da paz. De certa forma, o problema das drogas indiretamente estar sendo abordado. Por dever de justiça registro que nesta iniciativa estamos recebendo integral apoio do Sr. Prefeito e sua equipe, o que não poderia ser diferente, haja vistas que nosso intento vai de encontro e soma-se aos corações e mentes, de quem, sem distinção de credo religioso ou filiação partidária, teimam em sonhar na prática do amor, da justiça e da solidariedade entre os homens e mulheres de boa vontade desta querida GOSTOSO! e SÃO MUITOS GRAÇAS A DEUS. E por assim acreditar, escrevo e assino: OTONIEL BARACHO.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Otoniel as providência que sejam tomadas, ultimamente fizeram uma festa nas proximidades da pousada do Gostoso, não sei especificar realmente de quem era aquela festa, mais presenciei uma coisa que jamais tinha visto em qualquer lugar de mundo por onde tenho andado, fumavam maconha como fossem sorvetes, na frente de todas as pessoas, e nessa festa tinha uma certa quantidade de jovens desta cidade, aí perguntamos que exemplos esse jovens estão tendo vendo uma coisa dessa acontecer em nossa cidade, precisamos de pessoas que venha a nossa terra, para trazer algo de bom, e não fazer de Gostoso uma verdadeira rota do trafego.

    ResponderExcluir