quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fórum de Energia Eólica em Natal vai discutir o futuro deste tipo de energia renovável no Brasil


Por Emanuel Neri

Natal (RN) vai ser a sede, pelo terceiro ano consecutivo, do maior evento de energia eólica do Brasil. Trata-se do 3º Fórum Nacional Eólico, que será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Pirâmide (Via Costeira). Deste evento também sairá a Carta dos Ventos, que definirá a política de utilização dos ventos como fonte de energia no Brasil.
A Carta dos Ventos é um documento que tem como objetivo a articulação institucional para incentivos financeiros, fiscais e tributários para a cadeia de energia eólica no Brasil. Durante o Fórum, com participação de empresários e autoridades do governo, haverá debates sobre a ampliação dos atuais parques eólicos no Brasil. Energia eólica é considerada energia limpa e renovável.
O governo federal vai apresentar neste 3º Fórum sua previsão de desenvolvimento da energia eólica no Brasil para os próximos anos. Também serão anunciadas políticas de comercialização e fornecimento de produtos e serviços para o mercado de energia eólica. Multinacionais chinesas chegam ao Brasil para produzir produtos para energia eólica.
A energia eólica é um novo vetor do desenvolvimento brasileiro, em especial na região Nordeste, onde os ventos são mais intensos do que em outras regiões do país. Só em São Miguel do Gostoso (RN), por exemplo, estão previstos investimentos de R$ 1 bilhão em energia eólica, nos próximos anos. Há forte geração de empregos na região.
Duas empresas de grande porte – a Serveng, grupo brasileiro, e Voltália, de origem francesa – já estão atuando no município. A Serveng tem seu parque em Enxu Queimado, entre os municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. A Voltália, que começa a instalar seus parques em 2012, já procura novas áreas no município para instalar outros parques eólicos.
Veja, no link abaixo, mais informações sobre o 3º Forum de Energia Eólica:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário