sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Justiça prende autoridades do RN devido a fraudes no Detran; São Paulo apura irregularidades semelhantes

Por Emanuel Neri

Operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (24/11) em Natal (RN) prendeu 12 pessoas acusadas de envolvimento em um suposto esquema de fraudes no Detran do Rio Grande do Norte. Entre os presos está o ex-deputado federal João Faustino (PSDB), atual suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).
Pelo menos 14 mandados de prisão foram expedidos pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, da 6ª  Vara Criminal de Natal. Até o final da tarde, 12 pessoas haviam sido presas, a maioria em Natal. Os demais foram presos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O ex-governador Iberê Ferreira teve seus bens bloqueados.
Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, que comandou as investigações, a base do esquema de fraude era a inspeção veicular, que mede o grau de emissão de gases poluentes da frota de veículos das cidades brasileiras (veja foto acima). Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma Faria (PSB), também é acusado por suposto envolvimento.
A licitação para a escolha do consórcio responsável pela inspeção veicular foi realizada em março de 2010 e foi ganho pelo Grupo Inspar, formado pelas empresas potiguares Inspetrans e a GO Desenvolvimento de Negócios e pela empresa paulista NEEL Brasil Tecnologia, que seria responsável pelas inspeções veiculares.
São Paulo foi a primeira cidade brasileira a implantar a inspeção veicular. O Ministério Público de São Paulo também investiga suspeita de irregularidades no esquema de inspeção veicular local e já pediu o bloqueio de bens e o afastamento do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM, hoje no PSD) e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge  (PV).
Veja, abaixo, links do jornal Tribuna do Norte, com completa cobertura de toda a operação – no último link, notícia do jornal Estado de S. Paulo sobre envolvimento do prefeito de São Paulo em esquema semelhante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário