quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bares e restaurantes de Gostoso começam combate a carros que usam caixas de som com volume altíssimo



Por Emanuel Neri
Preste atenção a esta cena. Há duas semanas, uma caminhonete, destas bem potentes, parou diante do bar do Tico, na Praia do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso. Detalhe: a caminhonete trazia na carroceria caixas de som com música tocando em altíssimo volume. O motorista sentou no bar e pediu bebida. Dedé, dono do bar, pediu, educadamente, que ele abaixasse o som, para poder servi-lo.
Contrariado, o motorista, sem baixar o som, saiu do bar, dirigiu-se ao restaurante Sheik, que fica em frente ao Dedé de Tico. Jonathan, dono do Sheik, falou a mesma coisa. Só o serviria se ele abaixasse o som, que estava incomodando outras pessoas que estavam almoçando ali. Mais contrariado ainda, o motorista saiu, em alta velocidade, cantando pneus. Os clientes dos dois restaurantes aplaudiram.
Este tipo de cena tem sido muito comum em São Miguel do Gostoso. O motorista, com ar de “todo poderoso”, chega em bares e restaurantes, com som altíssimo em seu carro, e o dono do estabelecimento pede para que o som seja abaixado, caso contrário ele não será atendido. Ótimo que bares e restaurantes de São Miguel do Gostoso comecem a se preocupar com esta “praga” do som alto.
Som alto no Nordeste e em outras regiões do país é uma questão quase cultural. E isso ocorre principalmente com veículos. O motorista põe caixas potentíssimas na carroceria ou no porta-malas do carro e acha que todo mundo tem que ouvir seu som. Muitas vezes vários carros ficam disputando quem tem o som mais potente – e geralmente é música de péssimo gosto. Um inferno para quem está por perto.
Esta situação também ocorre em residências e até em bares mais populares. Mas felizmente esta situação, pelo menos em São Miguel do Gostoso, começa a mudar. Vizinhos e donos de restaurantes que têm mais respeito por seus clientes, como foi o caso de Dedé de Tico e Jonathan (do Sheik), não permitem mais este tipo de abuso. O Jardim do Seridó, restaurante na Praia da Xepa, também enfrenta este problema.
Se São Miguel do Gostoso quer ser uma cidade diferenciada, com uma melhor qualidade de vida e com um turismo de referência em todo o Nordeste, tem que começar a combater este tipo de mazela. Som muito alto – seja em carros, residências e bares – não é um bom sinal para uma cidade que quer ser diferente.
O correto é cada um ouvir a música que gosta, com volume de som adequado, que não prejudique outras pessoas que estão por perto.

5 comentários:

  1. É isso mesmo tem que mandar essas pessoas que chegam com carro de som muitos alto baixar e se os mesmos não quiserem que se arretirem, deixando assím as pessoas sem serem emcomodadas, todos os bares da nossa cidade tem que tomar essa iniciativa, fazendo o mesmo que Dedé e Jonatas fizeram, e quando essas pessoas ligarem o som muito alto nas ruas da nossa cidade, todos nós moradores devemos denuncialos a policia, porque se pertubam nos bares ou restaurantes, quantos mais nas ruas da nossa cidade onde está o maior número de pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Já está provado em estudos cientificos que barulho alto faz mal para a saúde do ser humano. Temos que lembrar que tem pessoas nos lugares que sofrem com este disturbio e isso é uma questão se saúde pública. O meu médico falou que estas pessaos que usam este som ficaram surdas logo cêdo e serão aqueles vovôs e vovós surdos. Parabéns ao senhores dos restaurantes que se negaram a servir esse louco. Porque ele não pega o carro dele e vai para dentro do mato ouvir o som dele da altura que quiser? Além disso o repertório sempre é desagradável. Já tive conhecimento de vários casos de turistas que encurtaram sua viajem ao Nordeste porque não aguentaram o som nas praias. Vamos lutar pela nossa saúde e para o respeito com que nos visita. Não queremos ficar surdo !!!!!
    Angenor

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Emanuel, não há nada mais deselegante do que enfiar seu som goela abaixo do seu "vizinho" assumindo que ele não tenha nada melhor a fazer do que "curtir" seu volume e opção musical.
    Defender nossos direitos é também um bom medidor de autoconsciência e respeito à comunidade, uma dose de cultura que é sempre bem-vinda e esperada especialmente dos anfitriões de um paraíso como São Miguel.

    ResponderExcluir
  4. Quer ouvir som alto? sem ter ninguém para reclamar? Coloca um headphone.

    ResponderExcluir
  5. è você esta certo, Mas o negocio Não ninguém querer ouvir musica nas Altas porque querem que as outras escultam não, tens uns que gostam de ouvir por que gostam de música alta... Mas você deveria ter retratado não a esse assunto mas A ingnorância que a pessoa fez ou seja ele foi querendo ser o poderoso....

    ResponderExcluir