segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil supera Inglaterra e já é a sexta economia do mundo; mas padrão de vida europeu ainda demora

Por Emanuel Neri
Até o final de 2011, o Brasil será a sexta economia do mundo. O anúncio, feito ontem pelo Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês), teve grande repercussão na imprensa da Inglaterra, país que perdeu o posto de sexta economia para o Brasil.
Na frente do Brasil, estão Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. O jornal britânico The Guardian atribui a perda de posição da Inglaterra à crise econômica que persiste no seu país em contraste com o ótimo momento vivido pelo Brasil.
Segundo o Daily Mail, outro jornal britânico, o Brasil está se tornando rapidamente uma das “locomotivas da economia global” com seus vastos estoques de recursos naturais e uma classe média em permanente ascensão.
O PIB (Produto Interno do Brasil) já é superior a 2,5 trilhões de dólares. Antes, o Brasil havia superado a Itália e outros países menores, como Canadá e Espanha. O Brasil também deve superar a França nos próximos anos, tornando-se a quinta economia do mundo. A previsão é que, em mais longo prazo, supere também a Alemanha.
A recuperação econômica do Brasil nos últimos anos é a grande responsável por este novo posicionamento do país no ranking da economia global. O Brasil cresceu economicamente e promoveu distribuição de renda. Além de fortalecer o consumo interno, isso fez com que milhões de pessoas passassem a integrar a classe média.
Embora o Brasil tenha crescido muito nos últimos anos, superando importantes países europeus, ainda vai demorar muito tempo para que a qualidade de vida no país se equipare à dos países que está deixando para trás em termos econômicos. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, previu que são necessários pelo menos 20 anos para que os brasileiros tenham o mesmo padrão de vida e de desenvolvimento humano destes países.
Veja, nos links abaixo, notícias do UOL sobre o sexto lugar do Brasil na economia mundial e a previsão do ministro Guido Mantega sobre a demora para que o país possa ter o mesmo padrão de vida dos países europeus.

Um comentário:

  1. E muito triste saber que o país esta crescendo econômicamente e que o RN nâo esta contribuindo para este crescimento ficando mal colocado na pesquisa da revista Inglesa economist como um dos estados pessimos para investir. Politicos do RN abram os olhos e vamos fazer o estado recuperar esta posição.

    ResponderExcluir