quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Enfim, trânsito na praia de Gostoso está proibido; medida deverá entrar em vigor no início de janeiro

Por Emanuel Neri
Ufa, São Miguel do Gostoso já pode festejar. A proibição do trânsito na orla urbana da cidade vai finalmente entrar em vigor. Na audiência pública realizada hoje (15/12) na cidade, a família Neri comunicou oficialmente que está doando uma faixa de uma de suas propriedades para que seja viabilizado o desvio do trânsito da orla (na foto, jipes trafegam próximo à cidade).
Com esta decisão, o trânsito que vem da região sul (procedente de Touros e Natal) entrará na cidade em um acesso na Ponta do Santo Cristo, trafegará por vias de tráfego internas e voltará à orla na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito de Reduto, no terreno doado pela família Neri.
O trânsito em sentido contrário – que vem da região norte (de Galinhos e do Ceará, por exemplo) entrará por este acesso da estrada do Reduto, fará o mesmo trajeto na cidade, voltando à orla depois da Ponta do Santo Cristo. Será proibido tráfego de todos os tipos de veículos automotivos, como bugues, automóveis, motos e quadriciclos. Passarão por ali só veículos de emergência (ambulância) e de coleta de lixo, além de bugues e motos da polícia, para fiscalizar a praia.
É provável que o trânsito na praia seja definitivamente proibido nos primeiros dias de janeiro, quando será oficializada a doação do terreno -com 10 metros de largura por 500 metros de comprimento - pela família Neri. Mas a Prefeitura e Câmara Municipal já marcaram para o dia 7 de janeiro, um sábado, como Dia de Conscientização para que veículos não mais trafeguem na praia.
Neste dia, haverá grande mobilização na orla –com a presença de jovens e crianças – pedindo para que não mais trafeguem veículos na praia. A Prefeitura e as pousadas vão fazer placas informando que o tráfego na praia está proibido. O prefeito Miguel Teixeira disse que pedirá reforço policial para punir motoristas que continuem dirigindo na praia.
A proibição do tráfego na praia é uma vitória da sociedade organizada de São Miguel do Gostoso. Havia grande risco de banhistas serem atropelados, especialmente crianças. Praticamente toda a população apoiou a campanha para proibir o trânsito na praia. O noBalacobaco foi um dos grandes incentivadores desta campanha.

7 comentários:

  1. Agora estou mais calma para deixar meus filhos indo à praia e não serem atropelados. Espero que esta noticia corra o mundo inteiro pela internet mostrando que São Miguel do Gostoso é uma cidade séria preocupada com a vida de seus habitantes e seus visitantes. Parabéns à todos que se empenharam nessa campanha.

    ResponderExcluir
  2. I never knew this place yet. I hope I can take a trip to this place soon.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com essa noticia. Agora é esperar se cumprir a lei. Valeu Emanuel por nos manter informado com essas noticias tão importantes, vou divulgar essa boa nova.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo!! Mas haverá fiscalização para isso? pois desde o ano passado ouço essa proibição, onde a Família Neri doa parte das terras para haver esse desvio, mas até agora não vi resultados, espero que dessa vez seja de verdade!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens

    Para essa lei valer de verdade, deverá existir o compromisso de todos os cidadãos, população,autoridades, agentes de trânsito, etc.
    Para tanto realizar:

    1- campanhas de orientação e conscientização;
    2- Fazer placas, faixas, outdoor, informando o novo percusso;
    3- distribuir folders a população, banhistas e aos que passam pela praia de S. Miguel do Gosotoso;
    4- Manter a campanha viva, por todo o tempo, não apenas no período do verão.


    Gilson

    ResponderExcluir
  6. Mas que ótimo, finalmente São Miguel livre do trãnsito na praia é o melhor presente de Natal que eu já mais poderia imaginar: PARABÉNS COMUNIDADE DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO... quem não quer discutir os problemas da cidade alegando que isso vai espantar os turistas ou algo por aí, NÃO GOSTA DE SÃO MIGUEL, é bom que saibam disso e fiquem de olho nesses piratas disfarçados de gente amiga... DEVE-SE TER SEMPRE UM OLHAR CRÍTICO E independente. SORTE SAO MIGUEL.. Eugenio Puppo

    ResponderExcluir
  7. AXO QUE E HORA DE SI PENSAR EM TER UM DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO EM GOSTOSO ASSIM COMO TEM EM TOUROS O DMUTRAN, POIS A PM JA TEM MUITAS TAREFAS PRA REALISAR E AXO QUE E INVIAVEL DAR MAIS UMA PRA ELES, ASSSIM PODERIAMOS FISCALIZAR E ORGANIZAR O TRANSITO EM DIAS DE FEIRAS EVENTOS DE GRANDE PORTE, E COMBATER OS ABULSIVOS ISIBIONISTAS MOTOQUEIROS DE NOSSA CIDADE ANTES QUE ALGO DE MAIS GRAVE ACONTEÇA, E FAZER VALER A LEI DA PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO NA PRAIA.PENSSE NISSO!

    ResponderExcluir