sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Polícia passa a ter mais controle sobre criminalidade e outras práticas ilegais em São Miguel do Gostoso

Por Emanuel Neri
Esta é uma mudança fácil de perceber. De uns tempo para cá, melhorou a segurança em São Miguel do Gostoso. A polícia tem agido com mais eficiência, tem diminuído o número de arrombamentos de residências, aumentou o controle sobre motoristas que dirigem embriagadas e de pessoas que dirigem sem carteira de habilitação. O rigor também aumentou sobre menores na direção de motos e outros veículos .
Se não bastasse esta percepção na cidade, todos estes dados foram reafirmados durante sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, realizada na última quinta-feira (8/12). O sargento Paulineli Sidnei, responsável pelo policiamento local, fez uma espécie de balanço sobre seus oito meses de atividade à frente do policiamento local. Neste período, disse, foram estourados quatro pontos de drogas.
Além dos vereadores, também estava presente à sessão o prefeito Miguel Teixeira, que apoia as medidas de maior rigor no policiamento da cidade. O sargento Sidnei disse que partiu da Corregedoria da Polícia e da Secretaria de Segurança a indicação para ele comandar o policiamento local. Segundo ele, o destacamento policial, que antes tinha três policiais, hoje conta com oito, além de duas viaturas.
Para o sargento, que tem atribuições de delegado, têm sido feitas blitzs em pontos estratégicos da cidade, principalmente à noite, para apreender drogas e veículos de motoristas dirigindo de forma ilegal - embriagados, sem carteira de habilitação e menores. Tais medidas, informou, tem diminuído o número de acidentes e de ocorrências criminais na cidade. Ele prometeu mais rigor com o trânsito na praia.
Segundo o sargento, ele vai dedicar muito mais atenção – inclusive responsabilizando os pais - com menores que dirigem motos, quadriciclos e outros veículos na praia. Informou que está amparado em lei federal e que ele, como autoridade, tem a obrigação de cumprir. Algumas pessoas presentes à sessão da Câmara aproveitaram para se queixar de excesso de rigor em apreensões de veículos, mas o sargento declarou que estava cumprindo a lei.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso auxilie o trabalho da polícia, denunciando e abrindo Boletim de Ocorrência contra crimes e outras práticas consideradas ilegais.  

23 comentários:

  1. São Miguel do Gostoso é pequena e fácil de controlar. Que tal um disque denuncia local? Vamos denunciar qualquer irregularidade. O povo é responsável também pela segurança de uma cidade.

    ResponderExcluir
  2. muito bom! ate qie fim uma coisa legal neste blog!

    ResponderExcluir
  3. Boletim de Ocorrência (BO) em Gostoso???
    Tá brincando! Como se na delegacia não tem tinta para imprimir o BO. è preciso se deslocar da cidade e ir até Touros para fazer o BO. Isso é um avergonha!!!

    ResponderExcluir
  4. como é de fazer um bo, se a dalegacia só vivi fechada e os policias só nas ruas da cidade conversando com as garota ......esses policias são um monte de sem vergionhossss.

    ResponderExcluir
  5. A situação policial em nossa cidade continua precária. A delegacia só vive fechada, para qualquer cidadão registrar um BO tem ir à cidade vizinha, se ligamos não somos atendidos... Além disso ainda vemos os policiais em festas ignorando adolescentes tomando bebidas alcóolicas entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  6. O povo de ôlho. É bom saber que tem sempre alguém para testemunhar qualquer irregularidade. O povo fiscaliza a lei e aos que com ela trabalham.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que os anonimos acima citaram é verdade está acontecendo em nossa cidade, outra coisa muito errada que os policiais estão fazendo é a forma errada digo maliciosa deles abordarem alguns jovens daquí da nossa cidade, como se esses jovens bandidos, e outra coisa que está acontecendo é que eles não podem ver qualquer mocinha andando na rua que eles começam a quererem seduzilas pensando que todas são iguais, e vejam que são menores de idade, que exemplo esses policiais estão dando ao nosso povo ou melhor a nossa Sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo os comentários. A policia tem trabalhando sim, tenho visto abordagens, apreensões etc. Porem não podemos deixar de vê algumas atitudes absurdas que os policias tem tomado. Uma delas, e que tem sido vista com mais freqüência, é deixar de atender a população para ficar com a viatura parada na casa de jovens ( em sua maioria menores de idade ) conversando e muitas vezes namorando, em conseqüência negligencia as ruas da cidade que precisam de rondas para melhorar a segurança. Na rua em que moro, eles passam somente quando estão indo almoçar no restaurante que fica próximo a minha residência ou raramente durante o período de ronda ( moro na Rua Dos Búzios). Uma sugestão que deixo, é melhorar a forma de abordagem, sabemos que eles estão fazendo o seu trabalho, mas não acho justo um cidadão de bem ser tratado como um criminoso até que se prove que ele realmente esteja cometendo algum crime.

    Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Vim aqui para responder algumas questões que a população ainda não tem conhecimento por exemplo o BO, este documento tem que ser feito pela policia civil, outra coisa é que vs reclamam que a delegacia está sempre fechada isso acontece porque não tem homens o suficiente para que fique no destacamento e outros na rua, a questão da abordagem os policiais tem total autoridade para fazer, tendo em vista algumas atitudes suspeita de alguma pessoa. Deixo bem claro que não trabalho na cidade mais tenho conhecimento das dificuldades que a policia passa em alguns interiores.

    ResponderExcluir
  10. para os desinformados; B.O. só são feitos em delegacias de policia civil, na cidade de são miguel do gostoso é um destacamento de policia militar; então antes de qualquer comentario desse tipo voces procurem se informar a respeito...

    ResponderExcluir
  11. Como já esclareceram em alguns comentários, os B.O.s só são feitos em delegacias de polícia civil. Os policiais de gostoso para melhor atender o público de forma educadamente profissional, diante das circunstâncias de cada ocorrência vitimada pelos cidadãos, fazem uma espécie de 'B.O. quebra galho', que na verdade nem cabe a alçada dos mesmos, mas se sensibilizam afim de amparar, na medida do possível, a população da cidade e sempre informam e tentam conduzir para a delegacia de polícia civil de Touros, para um maior respaldo de legitimidade do documento.

    ResponderExcluir
  12. Concordo que as viaturas paradas em frente a residências de meninas é uma falta de respeito com a sociedade, mas não podemos negar que a cidade está mais segura que há um ano atrás, onde os policiais só namoravam e não trabalhavam nada. Os de agora namoram, mas tb trabalham!

    ResponderExcluir
  13. Namoro existe em qualquer lugar. nas escolas nas prefeituras e outros orgãos afim.

    ResponderExcluir
  14. Tudo bem namorar é normal mais não mocinhas de 12 a 15 anos de idade, como se ver a cobiça dos policiais nestas garotas, e sobre as abordagens já são vários casos relatados pelas as pessoas que vocês exageram, que os policiais tem total autoridade para fazerem isso todo mundo sabe, mais é o forma de vocês abordarem pessoas de bem como se elas fossem bandidos, por isso acho que a classe de policiais militares, não todos mais a maioria são pessoas despreparadas, e que usam de gabolice quando são destacados nas pequenas cidades do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  15. Se vc viu um policial namorando com uma moça de 12, 13, 14 anos, devia chamar o conselho tutelar, o bope, a presidenta, a NASA, santo expedito,... E não ficar se escondendo em comentários fúteis do blog.
    Quanto a questão da abordagem, os policiais não sabem quem é de bem e quem não é. Para eles o procedimento é o mesmo até que se prove o contrário. Quando eles vêem uma atitude suspeita, não podem deixar de abordar para perguntar a vizinhança se fulano é bonzinho, se sicrano é do bem.

    ResponderExcluir
  16. E quem é do conselho tutelar que vai querer denúnciar esses policiais, quanto aos comentários fúteis que você cita, este blog foi feito para que as pessoas do nosso Município,tenham um canal de informações e que possam se expressar, achando assim alternativas melhores para o nosso Município, quanto a questão das abordagens vejam só os policiais não sabem quem é do bem ou do mal, vejam que falta de preparo, pois até eu sei muito bem quem são as pessoas, quando elas estão fazendo o certo ou o errado, o procedimento de uma abordagem para uma pessoa de bem é uma coisa, que inclusive não deveria nem ser feita, e para a pessoa do mal é outra totalmente diferente, poderiam perguntar ao bope, a Presidenta ou ao Santo a maneira correta de tomar atitudes ao se dirigirem a muitas pessoas bôas e honestas do Município de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  17. Pessoas boas e honestas devem ser abordadas sempre, se estiverem praticando atitudes suspeitas, se acompanhando de pessoas suspeitas ou estiverem em local suspeito. Parabenizo o trabalho dos policiais de Gostoso. Já estou nessa cidade há mais de 10 anos e pela primeira vez vejo progresso na segurança pública.

    ResponderExcluir
  18. Pergunto, se você estivesse reunido com seus familiares em algum evento aqui nesta cidade, só a familia reunida pessoas que nunca jamais estiveram envolvimento com nada de errado, e fossem abordados pelos policiais mandando os mesmo colocar as mãos na cabeça, você acharia isso certo?
    Aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
  19. É louvável os comentarios, e o blog é um canal importante para os cidadões expressarem suas idéias, porém acho que deveriamos, cada um de nós, fazemos uma reflexão a respeito dos serviços prestados por esses policiais(antes de tudo, seres humanos). Será se eu for pedir uma orientação a eles, vão me engolir? Acho que não, e se forem abra os braços em foma de cruz, garanto que eles não conseguem lhe engolir. Certa vez precisei de uma orientação, fui até um deles, e eles me atenderam muito bem. Há, não moro em SMG, mas gosto muito, e sempre volto a esta cidade linda, e pelo que tenho observado já houve uma melhora significante.

    ResponderExcluir
  20. Tenho notado que principalmente as abordagens feitas pelos polciais de SMG, tem sido um calo no sapato de muita gente. A propósito, como já foi comentado antes, eles tem autonomia para fazer esse tipo de operação, conhecendo ou não as pessoas, gostando elas ou não, e principalmente estando elas em ambientes ou situaçoes suspeitas. Essas famigeradas abordagens, são uma forma de prevenção contra crimes, tráfico de drogas, roubos de veículos, acidentes causados por menores dirigindo ( que é uma coisa que os pais ou familiares irresponsáveis tem feito vista grossa) etc..., e que tem surtido um efeito positivo na cidade, tendo em vista que pessoas que praticam essas coisas, pensam melhor antes de faze-las.
    Em fim, não entendo o por que de tanto " ai ai ai, ui ui ui" por parte de vocês. Eles só estão cumprindo a lei, e não tem a obrigação de conhecer todo mundo na cidade, e muito menos de saber se alguém faz ou não algo de errado.
    Já fui abordado pelos policiais de SMG, quando eles chegaram de uma forma firme e enérgica, " lembrando que não me conhecem ", mas em momento algum me faltaram com respeito, fizeram a abordagem e logo em seguida fui liberado.
    Obs: Não sou bandido, não faço coisas erradas, e nem por isso me acho melhor que outras pessoas ao ponto de não aceitar ser abordado pela polícia...
    Na verdade cheguei a seguinte conclusão: SÓ SE ENCOMODA QUEM FAZ COISA ERRADA, OU PERMITE QUE ALGUÉM FAÇA.

    ResponderExcluir
  21. O POVO PRA GOSTAR DE RECLAMAR.... PAREM E ANALISEM SE A SEGURANÇA DE GOSTOSO NUM MELHOROU???? SIM...E MUITO MELHOROU 100000% SABEMOS QUE SÃO POUCOS POLICIAIS.... INUMERAS DIFICULDADES..ETC..... NÃO VAMOS RECLAMAR E RECLAMAR... OU VCS PREFEREM OS DOIS ULTIMOS DELEGADOS.... KKKKKKKKKKKKKKKKKK CABO EDSON, E VIEIRA???? COM ELES DOIS GOSTOSO TAVA EM OTIMA SEGURANÇA..NÉ...... O POVO AQUI SO SABE RECLAMAR....

    ResponderExcluir
  22. Eu acho q todos os comentarios acima tem em cada um um pouco de verdade. as vezes grossos demais para abordarem as pessoas e outras namorando demais e esquecendo de trabalhar. vou dar uma dica vocs deveriam falar quem sao os policias os nomes deles que estao namorando e com quem, so assim eles melhoram e vao trabalhar em ves de namorar. isto é um desavio quem sera que tem coragem de falar nomes. vamos la gente, nao faça a denuncia pela metade, conclua elas.

    ResponderExcluir
  23. Um breve comentário São Miguel do Gostoso, com blitzs, fala serio, aqui raramente mais é raramente mesmo tem uma blitz.

    ResponderExcluir