sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Chegou a hora de a população de São Miguel do Gostoso defender nas ruas o fim do trânsito na orla

Por Emanuel Neri
Neste sábado (7/1), a partir das 8hs, todos nós temos um compromisso com o futuro de São Miguel do Gostoso. É que, neste horário, começa a mobilização pela conscientização da população da cidade para que não trafegue com seus veículos automotivos pelas praias de São Miguel do Gostoso.
Tão importante quanto conscientizar a população é fazer com que cada cidadão seja um fiscal da proibição. Cada morador deve alertar os motoristas que estejam trafegando na praia – se eles não retirarem seus veículos da orla, deve-se telefonar para a polícia (084-91907020) informando as placas desses veículos.
A Prefeitura tem colaborado muito com a campanha que está sendo feita para que esta determinação seja cumprida. Mas esqueceu de tomar uma medida fundamental para o êxito da proibição: o fechamento dos acessos pelos quais os veículos que estão na cidade cheguem às praias.
São Miguel do Gostoso tem 11 desses acessos. Se eles não forem fechados – permitindo apenas a entrada de veículos de emergência, como carros da polícia, ambulância e carros de coleta de lixo – muitos motoristas vão continuar desrespeitando a proibição.
A proibição vale para qualquer tipo de veículo automotivo, ou seja, carros tracionados, bugues, motos e quadriciclos. É importante que as pousadas, bares e restaurantes orientem seus clientes a não trafegarem na praia. A maioria dos clientes de quadriciclos se hospeda em pousadas – e usam estes veículos nas praias.
As escolas e guarderias de kit e windsurf também devem dar o exemplo, evitando que seus bugues continuem trafegando na orla. Ontem ainda havia bugues de velejadores circulando livremente na praia. Há dois acessos para que o trânsito seja desviado para as ruas centrais da cidade.
O primeiro acesso está localizado na Ponta do Santo Cristo, exatamente na área de maior concentração de kit e windsurfe. O segundo acesso está no final do bairro do Maceió, no início da estrada que leva ao distrito do Reduto. Por estes dois acessos, os veículos que forem desviados para as ruas podem voltar às praias.
Além de evitar acidentes com banhistas e pessoas que caminham na praia, a proibição do trânsito na orla urbana será um diferencial para São Miguel do Gostoso. O futuro da cidade será seguramente muito melhor. O noBalacobaco sempre foi um aliado desta medida – e dará todo o apoio para que a proibição funcione.

7 comentários:

  1. Emanuel,temos realmente que proibir o trânsito na praia. Mas pelo o que se sabe o acesso no final do Maceió ainda não foi aberto, e aí? Como é que vai ficar? Como cobrar dos motoristas se ainda não existe o acesso prometido?

    ResponderExcluir
  2. A população apoia esta medida e vai colaborar para que a lei seja respeitada. Contem conosco !!!

    ResponderExcluir
  3. Isabel Oliveira disse....

    Bem,acredito que não haverá muita resistência em aceitar tal "medida necessária",porém a Prefeitura tem que melhorar o trecho da av.Dos Arrecifes que está precisando de reparos.Já pensaram no dia da feira? Também acho que a mesma está precisando ser remanejada pra outro local.Horrível se passar de carro na segunda pela manhã.Gosto muito de ir a feira de Gostoso.Ela merece um projeto pra ficar mais atrativa.Abraços!

    ResponderExcluir
  4. isabel oliveira então vá a pe.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Emanoel eu sou presidente da ABSMG- ASSOCIAÇÃO DOS BUGUEIROS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN, nunca fomos contra a proibição de veículos automotores na praia, mais também temos que ver o lado dos bugueiros, por que não demarca um espaço para passarmos, a nossa praia é uma das que tem mais espaço de areia da mais de 100m até chegar a água mesmo ela tando cheia, então eu acho que daria para demarca uma parte, vamos ser democrático, vamos colocar isso em questão, se vamos ter que concerta, veja se vc poderia liberar a frente de sua casa para os pedestre passar, que é cheio de coisas que ninguém pode passar, e segundo o plano direto aquilo não pode, abraços e felicidades, RODRIGO NERI

    ResponderExcluir
  6. Tem que ser proibido mesmo o transito de veículos na praia, as crianças não bricam mais tranquilas e estão acabando com as dunas, apesar da falta de empenho do poder público, a população é maior que tudo isso, povo unido jamais será vencido.
    Carlos

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo, capriche mais um pouco na sua ortografia, autoridade dessa Presidente da ABSMG, transito na praia tem que ser proibido mesmo, tenho certeza que se você não fizesse parte dessa Associação entenderia melhor os pedestres e banhistas das nossas praias.
    Rafael.

    ResponderExcluir