segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Um outro mundo é possível". Fórum Social começa esta semana no Brasil, com muitos temas polêmicos

Por Emanuel Neri
Começa nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre (RS), o Fórum Social Mundial, que reúne entidades e intelectuais de esquerda (ou progressistas, se preferirem assim) de todo o mundo. O evento é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que se realiza, na mesma época, em Davos (Suiça), e reúne a fina flor do capitalismo mundial.
O foco principal do Fórum Social deste ano, que está em sua 11ª edição, é o movimento global de protestos contra o mercado financeiro, que ocorreu no ano passado em várias partes do mundo.
Estarão presentes representantes do “Occupy Wall Street” (ocupe Wall Street, principal centro financeiro dos Estados Unidos), que ocorre em Nova York, além de grupos europeus, como os chamados “indignados”, da Espanha, que ocuparam por várias semanas praças espanholas, no ano passado.
O Fórum Social tem entre um de seus principais coordenadores Oded Grajew, que já foi importante auxiliar do ex-presidente Lula no programa de combate à fome. Este ano o Fórum debaterá, além dos protestos mundiais, uma extensa pauta, com 800 questões, entre elas Quilombolas, direitos autorais e saúde pública. Temas como racismo, violência contra mulheres e crianças, além de direitos dos homossexuais também sempre estão presentes aos debates.
Um outro mundo é possível”, é o slogan do Fórum Social. A presidenta Dilma Rousseff, que recebeu convite para participar do Fórum Econômico Mundial, preferiu participar apenas do Fórum Social. Estará presente na próxima quinta-feira. Quando era presidente, Lula chegou a participar dos dois fóruns, em alguns anos.
Também comparecerá ao Fórum deste ano a estudante chilena Camila Vallejo, que lidera movimento em seu país por reformas no ensino público. O jornalista Amaury Ribeiro Júnior, autor do livro “A Privataria Tucana” –que já é o mais vendido no Brasil desde o lançamento, no início de dezembro – também estará presente.
Se você quiser conhecer mais sobre o Fórum Social Mundial clique nos links abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Social_Mundial
http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=3594&cd_language=1
http://www.forumsocialmundial.org.br/dinamic.php?pagina=origem_fsm_por

Nenhum comentário:

Postar um comentário