sábado, 28 de janeiro de 2012

Invasão violenta de Pinheirinho demonstra que há insensibilidade política no trato de questões sociais



Por Emanuel Neri
O Brasil tem crescido muito, já é a sexta economia do mundo, mas ainda há problemas sociais gravíssimos. E estes problemas se agravam quando há insensibilidade por partes de algumas administrações, notadamente quando se trata de privilegiar o capital e a propriedade em prejuízo da questão social.
No último dia 22 de janeiro, o governo de São Paulo, que é administrado há 20 anos pelo PSDB, deu mais uma demonstração de sua total insensibilidade – e também irresponsabilidade - no trato da questão social. A PM paulista desocupou, com muita violência, área conhecida por Pinheirinho, onde moravam 6 mil pessoas. Havia decisão judicial, mas novos recursos e apelações nesta área não estavam esgotados.
Pinheirinho fica na cidade de São José dos Campos, a 97km da cidade de São Paulo, cujo prefeito também é do  PSDB. O terreno, invadido há oito anos, pertencia ao mega investidor de origem libanesa Naji Nahas, que tinha sido preso em 2008 pela Polícia Federal. As empresas de Nahas quebraram e ele tem dívidas com credores.
Um dos motivos da invasão foi a utilização do dinheiro da venda do terreno para o pagamento destas dívidas, parte delas com a Prefeitura de São José dos Campos. A invasão da área, feita às 6hs da manhã, quando os moradores ainda dormiam, foi cruel. Houve uso de Tropa de Choque, armas, tiros e bombas de gás lacrimogêneo.
Crianças e idosos foram atingidos (na foto, mães carrgando filhos, enquanto seus barracos eram queimados) e muitos dos moradores foram feridos. Tao grave quanto isso foi o fato de o governo paulista, de Geraldo Alckmin (PSDB), não ter esquema alternativo para os desabrigados. Seis mil pessoas ficaram em galpões precários, no meio da lama, sem nenhuma assistência pública.
Mais que isso, na sequência da invasão, tratores derrubaram as casas dos moradores, destruíram seus bens, e muitos barracos foram incendiados. Móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais foram destruídos. Os moradores não puderam voltar para seus barracos, para recuperarem seus bens. Houve violação do patrimônio destas pessoas, todas muito pobres.
A crueldade empregada em Pinheirinho teve ampla repercussão na rede social – veículos de comunicação tradicionais demoraram para dar cobertura ao massacre. A presidente Dilma Rousseff chamou a invasão de “barbárie”. A Organização das Nações Unidas (ONU) considerou ter havido grave violação dos direitos humanos.
A invasão de Pinheirinho trouxe à tona uma velha discussão da política brasileira, que é a insensibilidade com que algumas administrações, entre as quais as que estão sob controle do PSDB, tratam a questão social. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) já alertou para este distanciamento que seu partido tem com o povo. Segundo ele, o PSDB precisa se aproximar dos  pobres e do segmento da população que está ascendendo socialmente, a chamada "nova classe média".
Mas parece que nada disso tem surtido efeito. O PSDB e seu principal aliado, o DEM, não têm demonstrado muito apreço pelos segmentos da população mais pobre e marginalizada. E talvez por isso estejam há dez anos alijado do governo federal. Se não corrigirem o rumo, podem ficar anos e mais anos fora do poder central. E há o risco de perder redutos em que estão há anos, como São Paulo.
Vejam, abaixo, repercussão sobre o massacre de Pinheirinho, inclusive entrevista de Raquel Rolnik, relatora da ONU no Brasil, falando de violação dos direitos humanos. Veja também perfil de Naji Nahas.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1040025-acao-no-pinheirinho-viola-direitos-diz-relatora-da-onu.shtmlhttp://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-selvageria-da-pm-paulista-na-invasao-de-pinheirinho
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/pm-termina-remocao-de-familias-de-area-invadida-em-sao-jose-dos-campos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Naji_Nahas

2 comentários:

  1. Sou de São José dos Campos, sem dúvida foi uma barbarie, mas vale lembrar que o Pinheiro é uma das áreas mais perigosas da cidade, alguns moradores (que ocupavam indevidamente o lugar) colocaram fogo em carros, estabelecimentos comerciais, além de vários saques, gerando tremendo pânico entre os cidadãos, a Polícia precisou agir.
    O PSDB está no comando de SJCampos há 16 anos e com certeza quem for apoiado por Eduardo Cury (atual prefeito) sairá vitorioso, pois as melhorias na cidade são crescentes.
    O último mandato petista da cidade, Angela Guadaguinim,foi um tremendo fiasco. Então pelo menos lá, o PSDB continua.
    Gabriela A.

    ResponderExcluir