terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Maior urbanista brasileiro, Jaime Lerner diz que São Miguel do Gostoso não pode perder sua identidade

Por Emanuel Neri
O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, 74, é aquele tipo de profissional que faz tudo – e tudo que faz, faz muito bem. Além de arquiteto e urbanista de primeira, Lerner é administrador público, escritor, roteirista de cinema e designer – atualmente desenvolve o protótipo de um mini carro elétrico (foto) com autonomia de 100 km e velocidade máxima de 25 km/hora. Mas o que mais marca a vida profissional de Lerner é sua atividade como urbanista.
Lerner é seguramente o maior urbanista do Brasil. Suas duas administrações como prefeito de Curitiba (PR) fez com que a cidade passasse a ser uma referência mundial de sustentabilidade, mobilidade urbana e diversidade cultural. Depois, com o mesmo foco com que administrou Curitiba, foi governador do Paraná por duas vezes. De férias em São Miguel do Gostoso, Lerner está encantado com a autenticidade da cidade.
Na última segunda-feria (2/1), Lerner conversou com exclusividade, por mais de uma hora, com o noBalacobaco. Lerner quer que São Miguel do Gostoso faça tudo para conservar sua autenticidade e identidade culturais. Segundo ele, são valores que, bem trabalhados, farão desta cidade um modelo único de atração turística no mundo.
Lerner também adora a palavra Gostoso – e acha que isso pode ser trabalhado em benefício da cidade. Veja, abaixo, suas principais considerações sobre São Miguel do Gostoso:
Não devemos fazer daqui uma falsa cidade. Deve-se deixar tudo com esta cara de cidade da região, como este casario típico do Nordeste. É isso que eu gosto em São Miguel do Gostoso. As pousadas daqui são muito adequadas à região”.
Não são resorts (grandes hotéis) que vão fazer a beleza deste lugar. Em resorts, as pessoas ficam isoladas, com gente gritando, desde cedo, te convocando para fazer exercícios físicos e outras atividades. Aqui você vive (em pousadas) como qualquer morador da região vive”.
Não consigo ver uma frente de mar linda como esta de São Miguel do Gostoso com a existência de campos de golfe. Ficaria parecendo até como uma mulher muito bonita que usa peruca”.
Em São Miguel do Gostoso você vive sem a pretensão da sofisticação. Não devemos deixar que São Miguel do Gostoso perca sua identidade. Muitas regiões bonitas do Brasil perderam sua identidade e ficaram sem graça”.
Seria muito bom que São Miguel do Gostoso assumisse a sua própria narrativa: que tudo aqui fosse Gostoso. Trabalhar, morar, visitar, tudo fosse muito Gostoso. Temos que fazer as coisas adequadas, com estrutura de trabalho e vida juntos. Tudo seria muito Gostoso”.
Aqui dá para se fazer um grande projeto, com uma cara única no mundo. Tudo devia ter referências e estar associado com o fato de ser Gostoso, prazeroso, tudo “placentero” (agradável, prazeroso), como se diz em espanhol. Criar aqui parques e outras atividades que dão prazer a quem vive e visita a cidade. Espero que alguém desenvolva esta idéia”.
Amanhã, este blog dará sequência a outros focos da entrevista que o arquiteto e urbanista Jaime Lerner deu ao noBalacobaco.

7 comentários:

  1. Muito nos honra a presença do ilustre JAIME LERNER nas plagas gostosense. Sugiro que ao mesmo seja apresentado o péssimo arruamento das áreas em expansão urbana de nossa comunidade.Como se trata do "papa" da arquitetura e urbanismo de bom conceito mundial,creio que sua avaliação deva ser levada em conta e por conseqüência nos livraríamos de problemas futuros decorrentes da ocupação desordenada do solo urbano. Temos casos de fossas construídas no leito da rua entre outras aberrações. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Jaime Lerner. Para mim Gostoso é o único lugar de praia no Rio Grande do Norte que merece destaque internacional. Por seu dificil acesso ficou graças à Deus isolada do crescimento desordenado do litoral Sul e agora com seu bom acesso à Natal ainda preserva suas caracteristicas de cidade pequena do interior. Em algumas praias daqui as casas ou mansões se isolam com muros altíssimos e ficam desertas o ano todo. Gostoso tem vida, charme e ao mesmo tempo é chique. Resorts e campos de golf para quê? Ainda bem que a crise européia freou e a licença ambiental já deve ter caducado. Vamos lutar para que eles não recomecem e acabem com nosso santuário.
    Jaime Lerner, Help!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jaime Lerner ,socorro!!!!.Venha nos ajudar para que o nosso paraíso não fique como aquela mulher linda ,mas de peruca.Tem muita coisa para ser feita ainda e a nossa cidade já tem uma identidade,muita gente está trabalhando para que o folclore local não morra mas sempre acontecem os empecilhos.Estão cuidando para que a vegetação das dunas se prolifere e o Sr. podia nos ajudar a cuidar da parte urbanistica.
    Seja bemvindo à nossa cidade Jaime Lerner!

    ResponderExcluir
  4. Legal, hein, Emanuel! Esse blog ta ficando "profissa"! Parabéns pela entrevista! Abração!
    Arão Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Emanuel pela entevista... Realmente precisamos orientar melhor o nosso inevitável desenvolvimento urbano. Hoje o que vejo de mais agravante é a grande quantidade de loteamentos clandestinos que estão acontecendo... Pessoas que não seguem a lei de parcelamento do solo e sabotam o desenvolvimento sustentável do nosso minicipio... E os nossos vereadores porque não votaram ainda as leis complementares ao nosso plano diretor? Vamos cuidar da nossa cidade!

    ResponderExcluir
  6. Vamos fazer o que é necessário para nosso desenvolvimento agora porque talvez amanhã já seja tarde. Olhem para o nosso litoral Sul 'uma lástima' e agora já é tarde. Concordo com Jaime Lerner quanto à termos parques aqui e mais áreas de lazer. Onde está a Prefeitura que não fiscaliza e multa os condomínios clandestinos? Para tudo tem um culpado. Estamos escrevendo a história de nosso município que nossos netos aprenderão na escola. O que vamos deixar para eles? O que eles vão pensar de nós?
    Este blog está sendo lido no mundo inteiro e por muita gente que nem conhece o Brasil. Vamos mostrar para eles que somos preocupados com nossa população e vamos proporcioná-los o melhor para que venham sempre nos visitar e para que tenhamos orgulho de nosso município. Uma cidade é o espelho de quem nela vive. Vou continuar com a corrente. 'Sr. Jaime Lerner..Socorro!! '
    João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Joao Roberto Scomparim7 de janeiro de 2012 às 14:17

    Jaime Lerner apenas deu seu ponto de vista e isto é muito importante.
    Mas Sao Miguel é de quem nasceu, vive ou mora em aqui.
    Que absorvamos o que ele expressou e trabalhemos e muito por esta cidade, para que continue a ser o que esperamos e sonhamos com isto.
    Esta na hora da AEGostoso, dizer a que veio e assuma um pouco desse compromisso com o futuro desta cidade.
    Vamos nos unir (todos) pra que este paraíso
    continue sendo um paraizo
    Joao Roberto Scomparim

    ResponderExcluir