quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Participe desta campanha para criar um slogan pelo fim do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso

Por Emanuel Neri
Este blog tem recebido muitas sugestões de leitores que querem criar um slogan (espécie de frase de efeito) para a proibição do tráfego de veículos automotivos nas praias de São Miguel do Gostoso. É uma manifestação da sociedade diante da omissão da Prefeitura local, que não move uma única palha para que a proibição funcione efetivamente.
A proibição do trânsito nas praias começou oficialmente no último dia 7 de janeiro, depois de pressões da comunidade contra a Câmara Municipal e a Prefeitura. O prefeito Miguel Teixeira prometeu apoiar a medida, pondo sinalização e fiscalização nas praias. Mas depois mudou de opinião e não dá mais um piu sobre o assunto.
Mas, apesar da omissão do prefeito, a comunidade de São Miguel do Gostoso dá provas de que está viva e que quer a proibição do trânsito nas praias. O tráfego na orla urbana aumenta o risco de atropelamentos. Ninguém –principalmente quem tem crianças - consegue ficar tranquilo na praia com o intenso movimento de veículos.
Foi assim que surgiu a mobilização de leitores do noBalacobaco para que seja criado um slogan para a proibição do trânsito. Além da frase de efeito, a população quer confeccionar faixas e placas para colocar nas praias, orientando os motoristas a não mais trafegarem ali. É o poder do povo substituindo o dever que é da Prefeitura.
Vejamos algumas sugestões de leitores do blog. Cacau Torrani sugere algumas frases: “Abaixo os cafonas, com seus carrões”; “Não vá para a praia de carro”; “Cafona é aquele que passeia de carro na praia”. Ariadne Sofia sugere: “Gostoso é morar aqui, na paz”; “Cafonas com carrões não são bem-vindos”.
Outra leitora, que se identifica como Kátia, diz que a frase ideal seria “Gostoso é seguir as leis da cidade e não trafegar nas praias”. O noBalacobaco gosta muito desta frase”: “Dê preferência à vida. Não ande de carro nas praias”. No início deste ano, o noBalacobaco colocou uma série de faixas na cidade para reforçar esta campanha.
Algumas destas faixas, que ainda estão nas ruas de São Miguel do Gostoso, tem as seguintes frases: “Preserve a vida. Não ande motorizado nas praias”; “Praias sem trânsito. Mais vida, sem riscos de atropelamentos”; “Campanha pela vida em Gostoso. Praias livres de carros”; “Carros nas estradas e nas ruas. Praias livres para banhistas”.
Agora chegou a hora de o leitor do noBalacobaco criar a sua própria frase, enviando sugestões para os “comentários” deste blog. Pode também fazer a sua escolha para uma das frases já sugeridas pelos leitores ou pelo noBalacobaco. Vamos engrossar esta campanha e mostrar que, apesar da omissão da Prefeitura, amamos a vida.
Vamos participar desta campanha. Envie seus comentários para este blog. Dê suas sugestões. No final, faremos um julgamento – junto com os leitores – para ver qual o slogan/frase é o preferido da população.

22 comentários:

  1. emanuel o medo nas praias de são miguel não só os carros e motos e quadriciclo,é bom que você fale tambem,dos cachorros que pessoas de classe media alta caminham com seus pitbull E OUTRAS RAÇAS DE CACHORROS,ANDANDO COM ELES SOLTOS E AS PESSOAS JA ESTÃO ENGUINORANDO ESSA PRATICA QUE É LAMENTAVELMENTE GRAVE ASSIM COMO OS CARROS E ETC.MUITAS FAMILIAS JA ESTÃO DEIXANDO DE IR A PRAIA COM SUAS CRIANÇAS COM MEDO.

    ResponderExcluir
  2. Companheiros A LUTA CONTINUA. Também quero contribuir com algumas sugestões a serem somadas aos dos nobres companheiros envolvidos nessa nobre cruzada contra a SEM NOÇÃOZISSE, um male que aflige muitas pessoas que só pensam em sí mesmo e não respeitam a vida do próximo. Segue:
    -Respeitar a vida. Essa é a nossa praia;
    -Seu carro não é uma arma. Não trafegue motorizado na praia;
    -Gostoso é curtir a praia sem medo. Não trafegue motorizado na praia;
    -Praia livre de carros. Mais vida, menos dor. Respeite a Lei.

    Também gostei da frase: "Preserve a vida. Não ande motorizado nas praias" da faixa que já está nas ruas de Gostoso e da " Dê preferência à vida. Não ande de carro nas praias".

    Hasta la vista,
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Emanoel vc esta acordado para todos os pontos de sua propaganda sobre essa proibição dos carros na praia?
    Vc acha q os turista vem para gostoso ficar trancado dentro de sua pousada ou outras?!
    Obvio q não eles vem conhecer as praias principalmente a d gostoso!
    Vc sabia que uma parte significativa da renda d gostoso vem através dos passeios, alugues de bugs e quadriciclos ?
    E qual a solução para os empresários do ramo de passeios e alugueis?

    ESTOU AGUARDANDO AS RESPOSTAS!

    GOSTOSO TEM Q PENSAR EM TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anonimo,

      os buggies podem muito bem andar por dentro ,contribuir com a economia local,podem muito bem fazer as excursões,que não são necessariamente pela areia(a não ser que a pessoa não saiba contar a historia da cidade e os "causos" e continuar depois pelas praias após Gostoso e isso em nada vai afetar nas reservas destes transportes.Tem muita história para contar,visitando a Igreja,os restaurantes as escolas de kite e wind,parar para beber uma bebida e visitar um museu.Desculpa mas isso é tipico de pessoas que não gostam de estudar, se esforçar para contribuir com as mudanças boas e civilizadas e fazer um mundo melhor e mais humano.


      Cleide Menezes

      Excluir
    2. Faço questao de dar a minha resposta em relaçao aos passeios de bugue etc...pois admiro e respeito muito este trabalho de voces bugueiros. Respeito, uso e recomendo. Mas todas a vezes que fiz e recomendei um passeio fiz questao de pedir que nao fosse pela praia da cidade e que somente trafegassem fora do municipio. Penso que estas restriçoes de trafegar na praia nada poderà afetar o trabalho de voces porque em outras localidades as propostas sao vàrias como diz Cleide. Pode-se viajar pela praia, pelo sertao etc. Agora è verdade que nas praia de Gostosos as pessoas vem fazer com os carros o que nao podem fazer na delas.E ABUSAM. As criticas maiores sao aos carroes , as caravanos dos cafonas que invadem a praia ultimamente.Os bugueiros poderiam se reunir e apoiar esta manifestaçao popular e criar uma zona de passeios permitidos.Porque daqui a pouco Gostoso vai peder as sua belezas.Da ponta do Santo Cristo atè o Maceiò as pessoas devem andar a pè, de bicicleta e nao de carro. Seria da parte de voces bugueiros e locatarios de quadriciclo um gesto de quem cuida da propria terra e que quer evitar o abuso.Porque o trabalho de cada uma de nòs deve sempre respeitar o proximo .Acho que se a categoria de voces se unissem à populaçao seriamos invencìveis.E por favor vamos assinar os comentarios e assumir as nossas proprias ideias.Somos todos adultos.

      Excluir
  4. Com todas essas polemicas e o engajamento da população São Miguel do Gostoso será a melhor cidade para se viver no Nordeste. Será a São Miguel dos Civilizados do Gostoso. Parabéns à todos que lutam pela nossa cidade.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  5. Por falar nisso e as queimadas que todos os dias fazem, que faz com que entre fumo pelas nossas casas, chega!!! Parece que vivemos na idade média, incrivel. Se houver um incendio nem Bombeiros ha nesta terra. Ouvi dizer que era proibido, mas quem faz cumprir a lei em Sao Miguel???

    Jose F. Abelhudo

    ResponderExcluir
  6. A vida no Brasil ainda não vale muito. O dinheiro vale mais. Empresários do ramo de transporte não querem abrir mão e nem trazer uma opção para seu negócio em detrimento da vida. Copacabana e o Guarujá não tem buggie nem carro na areia e empresário nemhum sofreu, porque com certeza conseguiram outras opções para os seus passeios. O único lugar que veículos trafegam nas areias é no Nordeste. Sempre vejo um sorriso no rosto de turista e muitos dizem que nossa terra é sem lei e aproveitam. Nós é que oferecemos, eles não vão deixar de passear a não ser que seja na areia. Muitos turistas comentaram que ficaram apreensivos com os banhistas nas praias porque os carros passam bem perto deles achando que os turistas estão adorando. No fundo eles pensam que aqui é desse jeito e ficam calados. Que tal empresários daqui viajarem para o Sul e aprenderem com os empresários locais como ganhar dinheiro sem colocar a vida de ninguém em perigo. Posso dizer que os empresários delá estão ganhando muito dinheiro.
    Rose do Carmo

    ResponderExcluir
  7. Cleide, inteligência é sempre bem vinda. Repensar o MODELO de turismo ideal e mais salutar para a cidade e seu povo é de EXTREMA relevância. Não é sensato permitir o que é claramente NOCIVO à população pelo argumento DÁ DINHEIRO ou DÁ MAIS DINHEIRO. Drogas, armas, dentre outras coisas também dão dinheiro.

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que droga. Acordei querendo ver novas notícias de Gostodo, e nada. Sr blogueiro, manda mais novidades.

      Excluir
    2. Rafael,
      obrigada pelo apoio.Sabendo explorar o turismo esta cidade tem futuro com a simpatia das pessoas e eu espero que se preparem estudando e sabendo cada vez mais da história da sua cidade mas com os carros passando por dentro da cidade ajudando à economia local.

      Cleide Meneses

      Excluir
  8. É Emanuel, temos tentado conversar com as pessoas com seus carros na praia, mas parece que esta concientização é lenta. Vamos dando continuidade ao movimento que aos poucos vamos avançando. Parabens pela ação. Grande abraço. Boi - Área Talismã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também estou vendo que a concientização das pessoas est`muito lenta.

      Ariadne Sofia

      Excluir
  9. É interessante como essa ideia de proibição ganha força entre seres "teoricamente" pensantes. Não se pode simplesmente proibir o trânsito na praia, mas, sim, tal como na rua, deve-se discipliná-lo. Isso obedece a um princípio básico que é a liberdade de locomoção dos cidadãos. É claro que quem extrapola os limites deve ser punido, e também não queremos ninguém sendo atropelado, mas é preciso ter a consciência de fazer a coisa corretamente. Para que não restem dúvidas, vou elencar algumas consequências de uma norma municipal que proíba o trânsito na praia: 1) A praia é bem da UNIÃO, portanto somente ela pode legislar sobre a área; 2) Ainda que haja uma autorização, convênio ou seja lá o que for, permitindo que o município legisle, deve ser feita a municipalização do trânsito, como determina o Código de Trânsito Brasileiro; 3) Feita a municipalização do trânsito, deve ser criada uma secretaria responsável pelo ordenamento viário no município; 4) Criada a secretaria, deve haver concurso para o cargo de agente de trânsito, profissional responsável por fazer cumprir as leis de trânsito; 5) Deve ser criada uma JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações, órgão responsável por julgar os recursos dos motoristas infratores; 6) Deve haver um depósito municipal para onde sejam recolhidos os veículos apreendidos. É, acho que já deu para entender que essa "proibição" não é tão simples quanto se pensa... Ah, já ia esquecendo, a Lei nº 7.661/1988, tão alardeada nas faixas espalhadas pela cidade como sendo proibitiva do trânsito na praia, não proíbe NADA, apenas institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC e, além disso, estabelece que AS PRAIAS SÃO BENS PÚBLICOS DE USO COMUM DO POVO, SENDO ASSEGURADO, SEMPRE, LIVRE E FRANCO ACESSO A ELA E AO MAR, evidentemente respeitada a legislação específica e os casos de áreas protegidas por interesse nacional, nenhum desses casos alcançando o nosso litoral. Agora, faça um favor ao debate e cumpra com a função de informar que norteia a atividade de jornalista e publique este comentário.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muito util as informaçoes dadas por Gustavo. Ajuda aqueles que sao a favor desta "limitaçao" a conhecer as verdadeiras dificuldades do caso. Mas a luta continua ......

    ResponderExcluir
  11. Emanuel,

    a praia hoje domingo estava lotada de carros e buggies(lotados de turistas)e motos,tirei algumas fotos e até um deles sumiu da areia quando viu que eu estava fotografando.Será que vamos "morrer na praia"?.Também tinhas cachorros com seus donos e observei que nem saquinho para as necessidades do pimpolho,os donos carregavam e um deles foi na minha direção para me atacar ate ser contido pelo dono.Até quando vamos aturar isto Prefeitura!!!!!

    Ariadne Sofia

    ResponderExcluir
  12. 'deve-se disciplinar o transito na areia' Se o transito nas ruas como nas estradas são imprudentes e sem lei, imaginem na areia ! Se é o caos e a falta de respeito pelo próximo que vão prevalecer então que construam ruas e calçadas assim como um parquinho para que eu possa educar meus filhos como ir à praia. O que vamos dizer à uma criança? Filinho, você pode ir à praia mas quando vir um veículo corra para não morrer porque no Brasil carros também vão à praia. É uma covardia com as nossas crianças. ABSURDO !
    Meu nome é cidadã brasileira que paga seus impostos e virou Anônima por opção.

    ResponderExcluir
  13. Só senti falta dos flanelinhas tomando conta dos carros na praia de Gostoso ou ainda não descubriram que podem ganhar um bom dinheirinho pastorando os carros. Alguém se habilita?
    Engraçado que nada achei no site do Detran sobre regras de transito na faixa de areia de uma praia. Alguém sabe como funcionam as leis em faixa de areia? Será que o Detran esqueceu dos mais de 7.000 KM de nossas prais?
    José Carlos

    ResponderExcluir
  14. SÃO LUÍS - O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão consegue, na Justiça, a suspensão imediata da circulação de veículos nas ruas do Centro Histórico e nas praias da Ilha de São Luís. Mas no fim de semana, as equipes de reportagem da TV Mirante foram às praias e mostram que a decisão ainda não está sendo cumprida.

    Por lá não querem carros nem no Centro Histórico quanto mais nas praias. Parabéns maranhenses, vocês estão a frente de nós potiguares.
    J. Carlos

    ResponderExcluir
  15. 10 mil é a multa para carros que trafegavam nas praias

    No último final de semana mais uma operação do Ibama, da Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), da Polícia Civil e do Ptran (Policiamento de Trânsito) notificou e autuou motoristas com veículos nas praias santarenas.

    Essa já é no Pará. E o Rio Grande do Norte?
    J. Carlos

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos,
    Eu estou de pleno acordo com o gustavo as coisas nao sao simplesmente assim.
    Proibir e pronto. As pessoas nao sao feitas de barro,voce vem e molda do jeito que voce quer que elas sejam. O interno reflete no externo.
    Nao vejo nenhum problema em dirigir na praia, me diz quem e que nao gosta de fazer isso? Na minha opiniao, os motorista devem se reeducar, andar nao em alta velocidade. O vizual de Sao Miguel nao e a cidade, mas sim as praias que sao belas.Meu slogan seria, Pare, pence,olhe as vidas,dirija com cuidaddo.

    ResponderExcluir
  17. Meu slogan seria . Pare, pence,olhe as vidas e nao dirija sobre elas.
    Dirija com cuidado.
    Obrigado.
    Rick Rio

    ResponderExcluir