segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

População de Galinhos não quer que energia eólica ocupe santuário ecológico, cartão postal da cidade

Por Emanuel Neri
A energia eólica é bem-vinda para a economia do Nordeste. Este tipo de energia vai impulsionar o desenvolvimento da região, gerando renda e empregos. Mas também há limites a serem obedecidos na instalação destas usinas eólicas.
Agora mesmo é a população de Galinhos (RN), praia próxima a São Miguel do Gostoso, que se levanta, em protesto, contra a instalação destas usinas do jeito que as empresas estão querendo. E os moradores estão cobertos de razão.
Galinhos é uma cidade turística, situada em uma linda península. Lá sequer circulam carros. Pois as empresas de energia eólica querem usar um dos seus cartões postais, as Dunas do Capim, para instalarem ali seus autogeradores. Vejam que absurdo.
As Dunas do Capim são um santuário ambiental -é uma espécie de Ponta do Santo Cristo, para São Miguel do Gostoso. Há ali várias lagoas e uma vegetação típica de dunas. Além disso, estas dunas contam também com seis sítios arqueológicos, formados por antiquíssima ocupação indígena da região.
É claro que a energia eólica tem que respeitar este santuário. O consórcio responsável pelo parque eólico de Galinhos, conhecido por Brasventos, é formado pelas empresas J. Malucelli Energia, Eletronorte e Furnas. Vejam que as duas últimas são estatais.
Este consórcio pretende instalar 35 aerogeradores, em área de 719 hectares, todos muito próximos a Galinhos. A população quer que pelo menos 23 destes aerogeradores sejam deslocados para outros locais, mais afastados da cidade.
O consórcio resiste à vontade da população. Mas vai ter que ceder. Não dá para chegar assim, como está fazendo a Brasventos, querendo destruir tudo o que vê pela frente. A opinião da população tem que ser respeitada.
Alguns destes geradores que seriam instalados nas Dunas do Capim ficam a apenas 3km de Galos, que tem 700 habitantes e que é um dos distritos de Galinhos. O Idema (Instituto de Defesa do Meio Ambiente) do Estado já está intermediando o impasse.
Veja, abaixo, link do jornal Tribuna do Norte com reportagem sobre esta questão:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/moradores-reagem-a-usinas-eolicas/208373

8 comentários:

  1. Concordo com a população de Galhinhos quanto a polemica dos geradores. Eles realmente enfeiam locais de turismo e de preservação da natureza. Será que não venta o suficiente um pouco mais para dentro e não tão perto do mar?
    Emanuel. E aqui em São Miguel do Gostoso? Sabemos ao certo onde estarão esses geradores? Um senhora do Canadá me comentou que pessoas que vivem perto dos geradores sofrem com algum tipo de naúseas e mal estar e eu perguntei para ela o porquê. Ela me disse que era por causa do barulho das hélices que apesar de não serem ouvidadas pelo ser humano suas ondas causam estes tipos de distúrbios nas pessoas que moram perto. Que tal um tópico sobre o assunto em nossa cidade? Será que sabemos ao certo onde elas serão instaladas? Precisa ser tão perto do mar? Já que vamos conviver com elas seria interessante que a população conhecesse melhor o funcionamente e o que deve ser evitado. Será possivel viver tão perto de um gerador? e muito mais. Agradeço sua atenção.
    G.M.

    ResponderExcluir
  2. Não só concordo com a população de galinhos como acho um absurdo as autoridades da cidade assinarem um documento autorizando um absurdo deste, onde só vai gera emprego no período da construçõa e que após isto sera cercada toda a área sem permiti que as pessoas que nasceram e vivem nas imediações possam chegar perto sendo espulsas pela vigilância, sem falar que hoje uma das rendas da cidade de Galos e Galinhos é o passeio de Barco e o passeio de bugre nas dunas do capim,como ficara estas cidades sem uma renda para sobreviver. Vamos fazer movimentos e acordar o povo do Brasil para nossas belezas serem preservadas.

    Fatima Teixeira

    ResponderExcluir
  3. ...CONCIDERADO QUE A POPULAÇAO DO MUNICIPIO DE GALINHOS JÁ ENVIOU AS DEVIDAS EMPRESAS MAS DE 120 CURRICULUMS EM PEDIDO DE EMPREGO FORA MAIS DE CENTENAS DE ACINATURAS A FAVOR...
    GALINHOS NAO VIVE SÓ DE PESCA E TURISMO (COMO GALOS QUE FAZ PARTE DO MUNICIPIO) MA PRINCIPALMENTE DE RECURÇOS DA PREFEITUTA.
    OS MORADORES DE GALINHOS QUE ESTAO A FAVOR, QUEREM QUE ANTES DE DIZER NAO A O PARQUE ELOLICO, QUE TRAS DESENVOLVIMENTO E TRABALHO PARA MUITOS QUE NAO TEM, QUE EXISTEM COISAS MAIS IMPORTANTES QUE DEVERIAM SER MOSTRADAS E DIVULGADAS AO ESTADO:
    COMO POLITICAGEM, NEPOTISMO E VOTO CABRESTO...
    Agradeço sua atenção.
    M.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARE DE MENTIR,SE FOI ENTREGUE 120 CURRICULOS,FOI PORQUE O POVO ACHAVA QUE NADA PODIA FAZER A NÃO SER TENTAR CONSEGUIR UM EMPREGO,O PROBLEMA QUE O POVO SABE QUE A MAIORIA DOS EMPREGOS É TEMPORARIO,NA FASE DE INSTALAÇÃO DO PROJETO E DEPOIS,FICA POUCOS EMPREGOS,OS MELHORES CARGOS VAI PARA PESSOAS DE FORA,QUE TENHAM FEITO CURSO E TENHA EXPERIÊNCIA POR ISSO É UMA ILUSÃO O QUE ELES PROMETEM,SEU M.M. É UMA PESSOA QUE CONSEGUI ASSINATURAS USANDO DE MA FÉ,ENGANANDO O POVO,AGORA TODOS SABEM O QUE VOCÊS FIZERAM,O IDEMA ANEXOU ESSAS ASSINATURAS COMO SE POPULAÇÃO CONCORDASE COM OS AEROGERADORES NAS DUNAS,E A VERDADE É QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO QUER O PARQUE EOLICO NAS DUNAS,POR ENTENDER QUE OS IMPACTOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE,A ECONOMIA,É DE GRANDE IMPACTO,E ESTUDOS DESSE TIPO NÃO INTERESSA AO EMPREENDEDOR QUE VISA APENAS O LUCRO,A ATIVIDADE PRECISA SER SUSTENTAVEL,RESPEITANDO SEU POVO E SEU MEIO AMBIENTE,EXISTEM ENERGIAS ALTERNATIVAS QUE APROVEITAM O LIXO E TRANSFORMA EM ENERGIA,A BIOMASSA,A ENERGIA SOLAR NO SERTÃO,SERIAM TÃO BEM APROVEITADAS,DE FORMA SUSTENTAVEL E LIMPA,GERANDO DESENVOLVIMENTO E SERVINDO DE MODELO.

      Excluir
  4. NOS AJUDE A SALVAR NOSSAS DUNAS VAMOS FAZER UMA CORRENTE PARA O BEM A FAVOR DA PRESERVAÇÃO DAS DUNAS E RELOCANDO O PARQUE EOLICO PARA O TABULEIRO AREA MAIS ADEQUADA E COM BONS VENTOS VAMOS CONCILIAR NATUREZA E ENERGIA EOLICA O SOL BRILHA PRA TODOS VAMOS PARAR DE BRIGAR E SE UNIR NUM PROPOSITO MAIOR A PRESERVAÇÃO DO NOSSO POVO DE NOSSA CIDADE RESPEITANDO E PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE,SOMOS A FAVOR DA VIDA,COM QUALIDADE E DE FORMA SUSTENTAVEL E LIMPA,DESSA FORMA SOMAREMOS E SEREMOS PESSOAS MELHORES .

    ResponderExcluir
  5. Caro MM,

    Faça um cursinho de português, por favor, e pare de comentar sobre um tema tão importante. Identifique-se, mostre-se e explique suas razões para ser tão favorável a implantação dos parques eólicos em nossas dunas?
    Quanta grana estais ganhando com todo esse apoio?

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO QUASE QUE CERTESA QUE ESSE TAL DE MM, DEVE SER BENEFICIADO DURANTE OS 10 MESES DE INSTALAÇÃO DAS EÓLICAS, PRA SAIR DEFENDENDO A INSTALAÇÃO DELAS. TALVES ALUGANDO O SEU EMPREENDIMENTO? OU ENTÃO ELE DEVE SER DE MARTE.

    ResponderExcluir
  7. ESSA PESSOA QUE DEFENDE A ENERGIA EOLICA NAS DUNAS, É UM ESTRANGEIRO QUE APARECEU EM GALINHOS SO PARA PREJUDICAR A POPULAÇÃO,JUNTO COM SUA AMIGA JA CAUSARAM MUITO ESTRAGO,SÃO PESSOAS GANACIOSAS QUE MENTEM E ENGANAM AS PESSOAS,MAS,TUDO É DESCOBERTO UM DIA E POVO JA SABE O QUE ELES FIZERAM,NINGUEM EM GALINHOS GOSTA DESSAS PESSOAS EGOISTAS E METIDOS A SABE TUDO,ARRUMEM SUAS MALAS E VOLTEM DE ONDE VIERAM,PESSOAS DESSE TIPO FIQUEM LONGE DE GALINHOS.

    ResponderExcluir