terça-feira, 24 de janeiro de 2012

São Paulo vai abolir sacolas plásticas em compras de supermercados; adote esta iniciativa, que é ecológica

Por Emanuel Neri
Começa amanhã, quarta-feira (25/1), em São Paulo, uma iniciativa que é de fundamental importância para a ecologia. Trata-se do fim das sacolinhas plásticas em todos os supermercados do Estado. Quem não quiser trazer as compras na mão, tem que levar sacolas de casa ou comprar uma sacolinha biodegradável (foto), por R$ 0,19.
Esta é uma medida extremamente importante para evitar que as sacolinhas plásticas continuem poluindo o ambiente, entupindo bueiros e sendo jogadas no lixo das cidades. Uma sacolinha plástica leva 100 anos para se decompor. As biodegradáveis desmancham mais rápido e auxiliam o processo de compostagem do lixo orgânico.
Os supermercados vão vender as sacolinhas biodegradáveis. Há também uma variedade enorme de sacolas que podem substituir as plásticas. São chamadas de “eco bag” (termo em inglês que significa sacola ecológica). Podem ser de papel, lona, tecido, juta – e tem para todos os gostos e bolsos.
São Paulo sai na frente no combate ao uso excessivo das sacolas plásticas. É comum  ver em ruas e terrenos desocupados estas sacolas voando, causando uma péssima impressão de sujeira – além de entupir bueiros e provocar enchentes. É claro que ela tem outros usos, mas acabam poluindo a natureza.
As sacolas plásticas de supermercados também são usadas para armazenar lixo e recolher cocô de cachorro. Mas, depois deste uso, fatalmente elas vão para os lixões ou aterros sanitários, o que provoca grande dano à natureza. É importante que todo o Brasil siga o exemplo de São Paulo e também possa abolir as sacolinhas plásticas.
No caso de São Paulo, a iniciativa foi dos supermercados que atuam no Estado. Mas o governo federal já está preparando medidas para adotar igual medida, em todo o país, a partir de 2014. Isso integraria o programa de coleta seletiva do lixo e de seu processo de compostagem, que é a transformação do lixo orgânico em adubos.
Algumas outras cidades brasileiras, como belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), também já adotaram o fim das sacolas plásticas. É importante que o consumidor se conscientize desta medida e, mesmo em cidades onde as sacolas plásticas ainda não foram abolidas, tome a iniciativa e providencie sacolas de pano ou papel para ir aos supermercados. A natureza agradece.
Veja, abaixo, noticiário sobre o fim das sacolinhas plásticas e seus efeitos na natureza: 
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/saiba-como-ir-compras-em-sp-apos-o-fim-das-sacolas-plasticas.html
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/21743-sacolinha-estimula-reciclagem-de-organico.shtml

Um comentário:

  1. Confesso que senti falta hoje no mercado...Mas é por uma causa justa. Podemos viver sem as sacolas plásticas. Abração!
    Arão Oliveira

    ResponderExcluir