segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Prefeitura organiza Carnaval de Gostoso; há até distribuição de kit saúde, orientando sexo seguro

Por Emanuel Neri
Pontos positivos para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso. O Carnaval da cidade está bem organizado, os bailes na praia da Xepa têm começado cedo e também terminado cedo. A festa – sempre com bandas locais, o que é muito bom – termina sempre às 2h30, o que garante o descanso daqueles que não estão nestes bailes.
Além da organização e do cumprimento do horário dos bailes, a Prefeitura – por meio da Secretaria da Saúde – está entregando kit aos foliões, principalmente ao que chegam à cidade, para evitarem riscos com excesso de bebida alcóolica e práticas de sexo sem proteção de preservativos (“camisinhas”).
O kit saúde conta com cartela de “camisinhas” e um manual com instruções sobre a prática segura de sexo. No mesmo kit – uma sacola amarela -, o folião recebe toda a programação oficial do Carnaval de São Miguel do Gostoso. Há até mesmo um saco plástico para que o folião deposite ali seu lixo, evitando jogá-lo nas ruas.
Interessantíssima esta iniciativa da Prefeitura. Como positiva também é a decisão de contratar exclusivamente bandas locais para os bailes na praia da Xepa. Isso é muito bom porque incentiva estes jovens músicos a continuarem com seus trabalhos, além de fazer com que o dinheiro público que paga estas bandas permaneça na cidade.
A cidade também está bastante policiada. O destacamento policial de São Miguel do Gostoso foi reforçado para o período do Carnaval. Há policiais em todos os cantos da cidade, especialmente onde há festas. Desde o início da temporada de verão, a polícia – iniciativa com apoio da Prefeitura – tem reforçado seu policiamento.
A Prefeitura está com um bom quadro de funcionários orientando turistas e foliões que estão na cidade. A única iniciativa que faltou foi uma fiscalização mais enérgica contra veículos automotivos que continuam trafegando na orla urbana da cidade, muitos deles em altíssima velocidade –por pouco não houve tragédia com uma família, no sábado passado.
Além da falta de fiscalização, a Prefeitura também não disponibilizou placas orientando os motoristas a desviarem seus veículos para as vias de trânsito internas da cidade. Os motoristas da cidade sabem desta proibição, mas os que vêm de fora não sabem e trafegam com seus veículos pela orla urbana, com risco de acidentes.
Carnaval bombando
O Carnaval de São Miguel do Gostoso vai muito bem, obrigado. No domingo, a animação ficou por conta do bloco As Descoladas da Madame Chita, que arrastou foliões durante mais de três horas pelas principais ruas da cidade. Apesar da chuva, sobrou alegria das Descoladas. Os foliões em sua maioria estavam fantasiados (foto acima).
À noite, houve o baile/show da Praia da Xepa. Animadíssimo, com muita gente e barraquinhas de comida e bebida por todos os cantos. A chuva, a partir das 23hs, diminuiu um pouco o ânimo dos foliões, mas a festa prosseguiu até 2h30. Nesta segunda sai o bloco Cândido Folia, com cerveja livre para foliões que adquiriram camisetas.

Um comentário:

  1. Isto demontra que com bom senso e negociação todos se divertem, população local e turistas. Parabéns Prefeito e bloqueiro!!!!

    ResponderExcluir