quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Renda per cápita do Brasil, de 13 mil dólares, deve dobrar em 10 ou 15 anos, comparando-se à Europa


Por Emanuel Neri
O Brasil ainda precisa crescer muito para melhorar as condições de vida de sua população. Mas, boa parte deste desafio já vem sendo cumprido. Nos últimos anos, o Brasil se desenvolveu e distribuiu renda entre os mais pobres – daí o fato de quase 40 milhões de pessoas terem ascendido socialmente, pulando para a classe média.
As perspectivas de crescimento do Brasil são muito boas, segundo todas as análises de bancos e consultorias internacionais. Agora mesmo, o Goldman Sachs – um dos maiores especialistas em crescimento de países – diz que o Brasil caminha para, entre 10 a 15 anos, dobrar a renda per capita, que hoje está em 13 mil dólares.
Quando isso ocorrer, a renda per cápita do Brasil vai ser equivalente a de muitos países da Europa.
A renda per capita é um índice que mede a divisão da riqueza do país por cada habitante. A Goldman Sachs, que previu este salto na renda per capita brasileira, é um dos maiores bancos de investimento do mundo. Foi ele que criou o termo Brics – que significa a sigla de países como Brasil, Rússia, Índia e China.
Depois acrescentou-se também a África do Sul, para formar o “s” de Brics, que significa tijolo em inglês. Estes cinco países são os que têm maior perspectiva de crescimento par aos próximos anos. O estudo recente da Goldman Sachs diz que, de todos eles, o Brasil é o que tem melhores condições de crescimento.
Este estudo faz parte do Índice de Condição de Crescimento (Growth  Enviroment Score, em inglês) e é feito em 180 países, usando estes critérios: inflação, déficit público, taxa de investimento, abertura comercial, penetração de celulares e de computadores, média de anos de estudo secundário, expectativa de vida, estabilidade política, cumprimento de leis e corrupção.
Computando todos estes indicadores, o Brasil se saiu muito bem, embora tenha um problema para resolver, como a super valorização do real. Você pode ficar surpreso com o indicador de corrupção, mas Jim O’Neill, economista da Goldman Sachs, diz que o Brasil se supera quando comparados aos demais países dos Brics.
“Os outros Brics são muito fracos”, diz O’Neill. Segundo ele, além do combate à corrupção, o Brasil também se sai muito bem em outras variáveis mais difíceis, como estabilidade política e melhorias na educação. Para ele, o Brasil só precisa apertar mais a política fiscal para poder reduzir os juros, diminuindo a atratividade do real.
Veja, abaixo, link para a entrevista de Jim O’Neill, da Goldman Sachs, bem como explicação sobre critérios que estabelecem a renda per capital de um país.

3 comentários:

  1. nossa que legal eu procurei em muitos sites mas em nenhum esta dizendo tão especificadamente Obrigada



    Atenciosamente:Maria Eduarda da Costa Erthal
    Idade:12 anos
    Interesse Profissão:Engenheira Ambiental
    Endereço de Email para Bolça de Estudos:Facebook:Maria Eduarda da Costa Erthal
    Email:eduardaerthal@hotmail.com


    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante tirei um 9 no meu trabalho mas ta bom obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto , explicou direitinho , obrigada !

    ResponderExcluir