segunda-feira, 19 de março de 2012

Audiência para proibição de carros nas praias de Gostoso será dia 27/3; todos devem comparecer



Por Emanuel Neri
Ponham nas suas agendas. Dia 27 de março, a partir das 8h30, haverá audiência pública para tratar da proibição definitiva do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso (foto). A reunião – com a presença da Prefeitura, Câmara Municipal, além de órgãos como patrimônio da União e Idema – será no Centro de Múltiplo Uso.
Esta a grande oportunidade que a população de São Miguel do Gostoso terá para manifestar sua discordância com o perigoso trânsito nas praias da cidade. Muitas pessoas, especialmente famílias, já se manifestaram, neste blog, favoráveis à proibição. Agora chegou a hora de manifestar esta opinião em audiência pública.
Quem for a favor da proibição desta inicativa não pode deixar de comparecer a esta reunião. Na audiência, também serão tratados os compromissos assumidos com a população pela Prefeitura e Câmara em outra reunião, realizada no último dia 28 de fevereiro. O prefeito Miguel Teixeira prometeu tirar o trânsito das praias.
Além dos compromissos, estabeleceu-se um calendário para que o trânsito fosse proibido antes do final de março. Veja os principais pontos deste calendário:
1)No dia 29 de fevereiro, a família Neri entregaria à Prefeitura cópia do documento de doação de terreno, localizado na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito do Reduto, para se faça ali um dos acessos para o trânsito que for desviado da orla urbana.
2)No dia 8 de março, a família Neri entregariao documento original da doação deste terreno, com a assinatura de todos os irmãos e já com firma reconhecida em cartório.
3)No dia 15 de março, haveria sessão na Câmara Municipal para legalizar a doação do terreno da família Neri e aprovar decreto proibindo oficialmente o trânsito nas praias urbanas da cidade.
4)No dia 20 de março, a Prefeitura bloquearia todos os acessos da cidade que facilitam a entrada de veículos nas praias. A prefeitura também se comprometeu a colocar placas de sinalização nas praias, além de providenciar fiscalização educativa sobre o risco em se dirigir veículos nas praias.
5)A Prefeitura também se comprometeu a – junto com Idema e Patrimônio da União – voltar a se reunir com o comando da Polícia Militar do Estado para pedir policiamento exclusivo para fiscalizar e punir motoristas que insistam em trafegar nas  praias.
6)A Prefeitura também se comprometeu a fazer cerca, com estacas e arame, delimitando o acesso do terreno que foi doado pela família Neri.
A decisão de proibir o trânsito nas praias urbanas vale para todos os veículos automotivos, como bugues, carros tracionados, quadriciclos e motos. Com esta iniciativa, São Miguel do Gostoso sai na frente de outros municípios nesta questão do tráfego nas praias. Muitos acidentes já aconteceram em outras praias do RN.
A proibição do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso fará com que a cidade sirva de modelo para que outras praias tome a mesma iniciativa. Se isso acontecer, o prefeito Miguel Teixeira e a Câmara Municipal contribuirão para que a cidade dê um grande salto de qualidade em termos de controle de seu espaço urbano.
Veja, abaixo, post do noBalacobaco sobre os compromissos assumidos na reunião do dia 28 de fevereiro.
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2012/02/prefeitura-e-orgaos-ambientais.html

2 comentários:

  1. Já não está proibida a circulação de carros em toda orla do nosso estado? Tenho carro e sempre dirigi meu carro pela nossas praias mas os tempos mudaram e hoje temos mais consciencia e respeito pela natureza assim como para os que frequentam a praia. Logo quando começou esta campanha parei de levar meu carro à praia e já ensino meus filhos que isso não se deve mais fazer. Que todos façam sua parte.
    José Alves

    ResponderExcluir
  2. que pena que essa audiencia nao tenha dado certo pois os carros e motos e quadriciclo durante esse feriado de semana santa o transito na praia foi liberado. e aí pra que serviu tanta conversa durante a audiencia se tudo estava como antes vamos cobrar das autoridades fazer cumprir essa lei ou entao eu vou me convencer que moro em um lugar sem lei.

    ResponderExcluir