quinta-feira, 15 de março de 2012

Jornalista faz relato de sua admiração por São Miguel do Gostoso. A cidade, segundo ele, "desperta paixões"

Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso desperta  curiosidade em pessoas que não a conhecem e alimenta paixões em pessoas que a visitam. No último verão, esta bela praia, a 100km de Natal (RN), foi visitada por inúmeras pessoas, entre elas muitos jornalistas.
Um destes jornalistas foi Gilberto Nascimento, que já passou pelos principais veículos de comunicação do país, entre eles Folha de S. Paulo, revistas Isto É e Carta Capital e atualmente está na TV Record.
A pedido do noBalacobaco, Gilberto Nascimento escreveu sobre São Miguel do Gotoso. Veja, abaixo, seu relato.

“São Miguel do Gostoso, a praia do momento
 Gilberto Nascimento (*)

           São Miguel do Gostoso é o lugar do momento. A praia mais "hypada".  Virou um descolado point do turismo do Nordeste. Está na mídia a todo momento. Na Folha de S.Paulo, no UOL, na Record, no SBT ou no jornal inglês The Daily Telegraph. 
         Não à toa, é visitada por famosos como o cantor franco-espanhol Manu Chao e figuras festejadas como o colunista Xico Sá e o urbanista Jaime Lerner. Bi, baixista do Paralamas do Sucesso, tem uma casa na área. É o paraíso para os praticantes de windsurf e kitesurf.
         Quem visita a antiga vila de pescadores não esquece jamais. Rapidamente, o visitante se sente em casa. Nas noites quentes e enluaradas, em rodas de conversa em pequenos bares simpáticos e aconchegantes como o Madame Chita, a gente tem certeza de ter descoberto o lugar ideal para viver o resto de nossas vidas.
         Novos amigos descobertos ali migraram de elegantes bairros paulistanos como os Jardins, da próspera Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ou de charmosas cidades europeias como Barcelona e não têm nenhuma dúvida de que fizeram a escolha certa. O recém-chegado enturma-se facilmente e não consegue escapar de agradáveis convites para um bobó de camarão no final de tarde á beira da piscina na casa de alguém que acabou de conhecer, de passeios em grupos a praias tranquilas e paradisíacas nos arredores ou de qualquer outro pretexto, enfim, para comemorações.
       O único erro que o turista não pode cometer é de se limitar a ficar na praia do centro da cidade, principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro. Nesse período, o vento - motivo de festa para os adeptos do windsurfe e kitesurfe (foto) -, causa um certo incômodo ao desavisado turista. As melhores praias são as da Ponta do Santo Cristo, a mais agitada e frequentada pelos esportistas, e a tranquila e bela Tourinhos, a 6 km do centro.
          São Miguel do Gostoso desperta paixões. Eu voltei maravilhado. Num jantar na noite de retorno a São Paulo, fiquei surpreso ao ver as reações de amigos ao saberem de onde eu vinha. Das outras sete pessoas à mesa, seis ficaram encantadas com as fotos e manifestaram o desejo de conhecer a cidade muito em breve. Houve uma única voz discordante, a de um colega que visitou São Miguel e não suportou o vento “exagerado”, segundo ele. Não acho, sinceramente, que esse seja um motivo de peso, considerando todas as maravilhas. Ao visitante não faltam oportunidades para apreciar tudo o que São Miguel do Gostoso tem de melhor e se convencer de que é realmente um destino apaixonante.
(*) Gilberto Nascimento é produtor especial da TV Record de São Paulo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário