terça-feira, 13 de março de 2012

Para rir ou chorar. Juiz flagra agente penitenciário de cidade do RN vigiando presídio apenas com estilingue

Por Emanuel Neri
Esta é para matar de rir ou de vergonha. Inspeção feita por um juiz no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de São Paulo do Potengi, a 73kms de Natal (RN), constatou que o único agente do presídio, com 33 presidiários, usava como única arma uma baladeira (um estilingue para matar pássaros), segundo o Portal G1.
E, acreditem, a baladeira (foto) era para o agente se defender e impedir fuga de presos. Isso é cômico ou é trágico? A inspeção foi feita pelo juiz Peterson Fernandes Braga, titular da Comarca de São Paulo do Potengi. O juiz, obviamente, levou o maior susto. “Nunca tinha visto isto antes. Nas outras vezes, os agentes tinham armas”, disse.
Apesar de vergonhoso, este é um caso que ilustra muito bem a atual situação da segurança pública no Rio Grande do Norte. Nunca este Estado viveu uma situação tão lamentável. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está levando o RN para o buraco. É um vexame imaginar que a segurança de um presídio seja feita com estilingues.
É claro que, vigiado por agentes portando apenas estilingues, muitos presos já fugiram daquele presídio. Segundo o juiz, já houve ali várias fugas e rebeliões – na última, fugiram dois traficantes perigosos que não foram recapturados. E o pior é que esta situação de total abandono não ocorre apenas em São Paulo do Potengi.
A própria Secretaria de Justiça do RN, responsável pelo sistema penitenciário do Estado, informou para a imprensa que não se trata de um caso isolado e que há carência de pessoal e armas em todos os presídios do Rio Grande do Norte. Em todo o Estado, também há uma crônica falta de delegados e policiais nas cidades.
É por isso – e por muito mais do que isso – que a governadora Rosalba Ciarlini, que é do DEM – partido que troca de nome como quem troca de camisa -  amarga índices altíssimos de rejeição. Rosalba já beira os 60% de rejeição da população. Já se aproxima da prefeita de Natal, Micarla de Souza, que tem mais de 90% de rejeição.
Lembrem-se que Rosalba se elegeu no primeiro turno na eleição de 2010, com mais de 50% dos votos dos potiguares – era grande a expectativa de que sepultaria a péssima administração anterior, de Wilma Faria (PSB). Está sendo muito pior.
O Rio Grande do Norte, que lamentavelmente tem tido muita pouca sorte na escolha de seus governantes, é o único Estado brasileiro governado pelo DEM.
Veja, abaixo, informe sobre a inspeção feita pelo juiz em São Paulo do Potengi e post anterior deste blog sobre a altíssima rejeição de Rosalba Ciarlini e Micarla de Souza.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/03/o-preso-nao-foge-porque-nao-quer-diz-juiz-sobre-cdp-com-estilingue.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2012/01/governadora-do-rn-e-prefeita-de-natal.html

Um comentário:

  1. Para quem não tem arma já é alguma coisa, nimguém quer levar um tiro de baladeira. KÁkáká.

    ResponderExcluir