segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governo Dilma tem aprovação altíssima, mas eleitor prefere Lula candidato do PT a presidente em 2014


Por Emanuel Neri
Impressiona a popularidade do ex-presidente Lula. Um ano e quatro meses depois de deixar o governo e ter ficado vários meses de molho, enfrentando um câncer na laringe que o afastou das atividades políticas, Lula continua vivíssimo na memória dos brasileiros. É o político mais popular da história do Brasil.
Pesquisa Datafolha – que foi manchete da Folha de São Paulo no domingo (22/4) – indica que Lula é o preferido de 57% dos brasileiros para ser o candidato do PT a presidente da República. A presidente Dilma, mesmo com aprovação altíssima – 64% aprovam seu governo – tem 32% de preferência para a Presidência.
A pesquisa Datafolha é um balde de água gelada na oposição. Todos os números são favoráveis a Lula e a Dilma (foto). Ou seja, qualquer que seja o candidato do PT a presidente em 2014, há chances altíssimas dele ser eleito. Se isso ocorrer, o PT fica pelo menos 16 anos no comando do governo brasileiro. Um recorde histórico.
Lembrem-se que Lula deixou o governo com aprovação de 80% dos brasileiros.
A aprovação de Dilma não para de crescer – 59% em janeiro e 64% agora consideram seu governo ótimo e bom. Seu governo já tem aprovação superior a todos os presidentes que a antecederam, no mesmo período de governo – quase um ano e meio de administração -, inclusive o popularíssimo Lula.
E vejam como a presidenta Dilma está em alta. Na eleição de 2010, ela teve 56,05% dos votos contra 43,95% de José Serra (PSDB). Pois se o segundo turno daquela eleição fosse hoje, Dilma teria 69% dos votos contra apenas 21% de Serra – 26% dos que votaram no tucano agora declaram voto em Dilma.
Dilma tem a preferência do eleitorado brasileiro em todos os segmentos econômicos, educacionais, sociais e políticos, inclusive entre os eleitores do PSDB. Apenas 5% dos brasileiros consideram que Dilma faz um governo ruim ou péssimo, enquanto 29% julgam a administração regular.
Com esta popularidade toda, a presidenta não terá adversário em 2014. Lula já afirmou que não será candidato e que a bola da vez continua com Dilma.
Outro sinal positivo da mesma pesquisa é que a maioria dos brasileiros está otimista com a economia, acredita na queda da inflação e no crescimento do país. Dilma tem feito um governo que agrada a gregos e troianos – ou seja, a petistas e aos eleitores mais conservadores, incluindo os do PSDB e do DEM.
Enquanto isso, Lula prepara-se para ser um grande cabo eleitoral na eleição municipal deste ano, principalmente em São Paulo, onde apóia Fernando Haddad, seu ex-ministro da Educação, para prefeito. O projeto de Lula é tirar a aliança PSDB/DEM/PSD da Prefeitura paulistana, onde reina há oito anos.
Haddad ainda é desconhecido do eleitorado, mas quase 50% dos paulistanos dizem votar no candidato apoiado por Lula. Se o PT de Lula conseguir vencer em São Paulo, aí será meio caminho andado para também vencer a eleição para governador de São Paulo, em 2014, onde os tucanos governam há 20 anos.
Veja, abaixo, informações sobre esta pesquisa e avaliações de analistas políticos sobre o futuro da oposição, após mais esta pesquisa.

3 comentários:

  1. DOU UM PELO OUTRO E NÃO QUERO TROCO.

    ResponderExcluir
  2. E OLHA QUE ELES TEM SIDOOS MELHORES DA NOSSA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu foi mudança, e isso devemos levar em consideração que é válida em todas as cidades do nosso país, quem elege é o povo, e ao mesmo tempo tira.

    ResponderExcluir