terça-feira, 22 de maio de 2012

Comissão discute soluções para a criminalidade em Gostoso; mas Prefeitura e Câmara não comparecem


Por Emanuel Neri
E São Miguel do Gostoso começa a se organizar para enfrentar um monstrinho que o assusta: a insegurança pública. Já está funcionando um grupo de trabalho para encontrar soluções para resolver a onda de criminalidade que preocupam moradores e turistas, além de ser uma séria ameaça ao  futuro da cidade.
Este grupo de trabalho, comissão formada por oito pessoas, quatro delas nativas – escolhidas na última reunião da AEGostoso, a Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso – vai hoje a Natal para falar com políticos e com um comandante da Polícia Militar. Vai pedir reforço policial e viaturas para melhorar o policiamento da cidade.
Mas este grupo de trabalho quer fazer muito mais do que isso. Vai discutir quais as medidas mais eficazes para, com inteligência, enfrentar os focos de criminalidade – em geral formado por pessoas, muitas vezes menores de idade, viciados em drogas. É importante que a população apóie este trabalho.
Na última segunda-feira, na primeira reunião deste grupo de trabalho, nem todos os setores que deveriam representar a comunidade estavam presentes. Por exemplo: Prefeitura, Câmara Municipal e Polícia não mandaram seus representantes. Uma falha enorme e injustificável destes setores.
Apesar destas ausências, a reunião funcionou. Na próxima sexta-feira, haverá outra reunião, desta vez já para apresentar propostas para enfrentar a criminalidade. As pessoas podem encaminhar suas propostas para os integrantes deste grupo de trabalho. Este blog já enviou suas propostas.
Você pode enviar propostas para José Torres (Pousada Mar de Estrelas), Sebah Campos (Spaço Mix), Luciana Balreira (Pousada Mi Secreto), Edson Nobre (Urca do Tubarão), e da ex-vereadora Nenê de Lala. Prefeitura, Câmara e Polícia têm obrigação de se juntar a este grupo. Pode enviar também suas sugestões para este blog, que serão publicadas.
Não dá para discutir soluções para a criminalidade local sem a presença destes setores. Prefeitura, Câmara, Polícia, além de candidatos a prefeito e vereador da cidade, também precisam se aliar a esta luta. Enfrentar a criminalidade passa necessariamente pela Polícia, Prefeitura e Câmara – não dá para aceitar sua omissão.
É igualmente importante que ONGs locais se aliem a este movimento. Enfrentar a criminalidade não é só uma questão de polícia. Deve-se olhar também para a recuperação do viciado e, mais importante ainda, para a questão sócio-educacional de jovens e adolescentes. ONGs como Amjus, Nuca, Aslirio, Adesg, além do Conselho Tutelar, devem contribuir com esta luta.

Além de todas estas ações, também há o abaixo-assinado da população, pedindo providências às autoridades para melhorar a estrutura policial de São Miguel do Gostoso. A população pode procurar os supermercados locais para assinar este documento, que também será encaminhado para o Ministério Público.
A luta contra a criminalidade só terá êxito se toda São Miguel do Gostoso se unir. Então chegou a hora de todos darem as mãos, independentemente de suas convicções políticas, para enfrentar o monstrinho da criminalidade. Se este monstrinho  não for combatido com eficiência, pode crescer muito, virar um monstro, depois um monstrão, e engolir toda a cidade.

18 comentários:

  1. Belo exemplo o poder Público Municipal está dando a nossa população, Câmara e Prefeitura não participaram de uma coisa tão importante para o povo de SãoMiguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais um motivo para não nos iludirmos com os mesmos candidatos que a camara já possui atuando como vereadores!. acredito que quando alguém novo entra na cãmara ele vai com mais sede a o pote de melhorar algo na sua comunidade ainda q com o tempo corra io risco de haver um certo descanso mas de fato o primeiro mandato é sim proveitoso, agora sim manter esse mesmo povo na cãmara é uma baita falta de respeito com cada um q votar neles novamente .

      Excluir
  2. É SÓ VOTAR NOS MESMOS VEREADORES E NOS CANDIDATOS QUE O PREFEITO APOIAR
    QUE TUDO MELHORA, ESSE É O TRABALHO E COMPROMISSO, O AVANÇA GOSTOSO, AINDA TEM GENTE QUE DIZ QUE MIGUEL ESTÁ FAZENDO UMA ÓTIMA ADMINISTRAÇÃO, SÓ SE FOR PARA OS PUXA SACOS QUE VIVEM AO LADO DELE PORQUE PARA O MUNICÍPIO ELE ESTÁ FAZENDO UMA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO, ELE VIVE VIAJANDO, QUEM DISSE QUE ELE ESTÁ PREOCUPADO COM A SEGURANÇA, PARABÉNS PELA MATÉRIA SR EMANUEL MAIS SERÁ QUE SE O SR NÃO TIVESSE UMA POUSADA EM GOSTOSO ESTARIA PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DO MUNICÍPIO UMA VEZ QUE A INSEGURANÇA AFASTA OS TURISTAS DA CIDADE E ISSO IMPLICA EM MENOS LUCRO PARA SUA POUSADA.MAS TUDO BEM AINDA BEM QUE SE PREOCUPA PELOS MENOS ISSO, POIS SEU PRIMO NÃO ESTÁ NEM AÍ.
    FRANKLIN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente tá na kra q prefeitura e cãmar querem andar juntas mas peraí! galera da camara se alertem vcs estão vacilando meu voto n vai ser de nenhum daqueles que estão lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      novos nomes gostoso precisa!!

      Excluir
  3. senhor emanuel algums dias atras teve uma pesquisa pra saber quem seria o novo prefeito de são miguel de gostoso, mais nunca que foi divulgado queria saber porque não foi divulgado se possivel mim informe o motivo.
    um abraço Antônio

    ResponderExcluir
  4. OS POUSADEIROS E EMPRESARIOS DA CIDADE EM VEZ DE FALAR DO PODER PUBLICO... PODERIA AJUDAR....DANDO UMA AJUDA PARA MELHORAR A SEGURANÇA.. POIS OS MESMO SO FAZEM METER O PAU.... MAS AJUDAR NADA... TÃO RICOS... PORQUE NÃO DAR UMA AJUDAR PRA CONSERTA UMA VIATURA.;... KD O BUGRE QUE ELES PODERIA SE JUNTAR E CONSERTAR???? NE POSSIVEL QUE DAS QUASE 50 POUSADAS EM SÃO MIGUEL CADA UM DANDO 100 REAIS ERA UMA GRANDE AJUDAR...OU MELHOR PODERIA AJUDAR DOANDO UMA MOTO PARA MELHORAR O POLICIAMENTO... ... SO QUEREM SABER DOS TURISTAS PRA CADA DIA FICAREM MAIS RICOSSSSS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pousadeiros e os empresarios ja fazem muito,pagam impostos e ajuda a divulgar os mal feitos do poder publico,nao e obrigacao deles pagar concerto de viaturas,enquato isso os responsaveis ficam enchendo os bolsos com o nosso dinheiro e rindo de nossa cara.voce defensor do poder publico deve ser um desses.se nao quiserem ouvir reclamacoes,trabalhem pois e pra isso que ganham seus salarios, inrresponsaveis. Fernanda

      Excluir
    2. Pousadeiros pagam impostos? Não se convençam tanto disso! Até tem uns que devem fazer isso sim. Mas essa de que os pousadeiros e os empresarios ja fazem muito,pagam impostos... Isso não é um fato confirmado.

      Pedro Bezerra

      Excluir
    3. acho que os pousadeiros mais do que ninguem deveriam sim ajudar nos problemas que agente tem isso é fato agent sabe que muitas vezes como no caso da polícia não é só a prefeitura q falha o estado também falha q infclusive tá horrível essa administração da governadora agora vcs sim querem tirar nossa cultura local retirando as festas de tradição que temos em nossa praia.

      alessandra

      Excluir
    4. Se os donos de pousadas estão ricos isso é mérito dele amigo, deixe de ser invejoso, quer fica rico também? Trabalhe. Ninguém tem obrigação de dar dinheiro aos outros as pessoas pagam impostos esse é um problema do poder público, só mesmo uma pessoa sem esclarecimento pra falar uma bobagem dessas, eu não sou dono de pousada nem tenho comércio, mas achei um absurdo isso essa história. Aterriza sai do mundo da lua
      Caio

      Excluir
    5. não sei quem tá mentindo o prefeito ou os pousadeiros o prefeito diz que os pousadeiros tem que ficarem calados pois não pagam seus impostos ao municipio, menos de cinco por cento pagam,e vivem reclamando de segurança pois sou da situação e sei quem paga e quem não paga,foi por isso que ele o prefeito mandou um projeto de lei para a camara aprovar a redução de imposto de 5% para 3% por cento para empresas industrializadas e principalmente nas energias renovaveis PARKS EÓLICOS menos para os comerciantes e pousadeiros de são miguel do gostoso, fiquem atentos pousadeiros vcs peguem os impostos ou o prefeito pega vcs que ter certeza disso procurem a camara de vereadores...ADRIANO....

      Excluir
    6. E ai? os donos de pousadas ou os ricos que voce fala, concertavam o bugre e depois vinha a policia de Touros pega-lo, acha isso bem??? alimentar os outros. Vamo abrir os olhos e vamos todos fazer pela cidade, não tem de ser só o gringo, mas sim todos nós, que nascemos e vivemos nesta cidade desde sempre.

      Excluir
  5. Sr. Emanuel as ONGs acredito eu estão bem envolvidas sim com a questão sócio-educacional de jovens e adolescentes. São ongs que já trabalham voluntariamente, com poucos recursos e até fazem milagres com o pouco que tem. Agora também se elas forem se envolver com movimento pelo voto secreto, movimento pelo calçamento da rua, movimento pela segurança, essas pessoas não farão mais nada na vida.

    ResponderExcluir
  6. Parece que estão achando que as Pousadas só vivem para pagar os consertos que a Prefeitura deveria fazer.Concordo com vc Fernanda!.Enquanto isso os desocupados continuam sentados nas suas portas vendo a vida passar e criticando,isso é muito fácil de fazer.

    Josicléia Amarante

    ResponderExcluir
  7. emanual bem que vc poderia postar outra matéria sobre a situação da política em são não é????

    ResponderExcluir
  8. olá acho qu as pessoas falam e falam mas na verade uque poderia acender a campanha daqui para vereadores era uma exposiç~~ao de idéias entre os candidatos deste ano , lá nós poderíamos visar projetos dos mesmos e ver quem realmente estaria apto para nos representar

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os pousadeiros. Quanto a questão do policiamento é um problema. veja que os poucos policiais que trabalham aqui não residem aqui. isso dificulta em muito a questão de aumentar o efetivo. As viaturas é mais um problema. Poucos sabem que existe um convênio que é firmado anualmente entre a secretaria de segurança e as prefeituras municipais, onde as prefeituras se comprometem em fazer a manutenção das viaturas, dar moradia ao Delegado ou comandante do policiamento e alimentação para o policiamento. Ai vejamos: Existe um convênio, então pode se justificar os gastos. se pode justificar os gastos então porque não complementa o que falta na segurança local para pelo menos funcionar melhor. Ou será que existe os gastos no papel e na prática esse dinheiro é empregado em outras "necessidades"? E que tal construir umas dez residências e oferecer para os policiais que quiserem trabalhar aqui, ele poderia morar com sua família na casa enquanto trabalhasse na cidade, e no dia que fosse transferido passaria a casa para o policial substituto. ou como medida mais urgente a prefeitura poderia oferecer uma gratificação mensal para cada policial que queira trabalhar aqui. essa gratificação seria para ajudar na alimentação e no transporte dos que moram fora da cidade e serveria como incentivo para o PM continuar a trabalhar na cidade. acredito que um efetivo que possa ter uns seis PM diariamente, uma viatura boa, armamento, equipamentos, um comandante exigente e que os policias fossem mais dedicados ao serviço policial do que a namorar, e um plano de policiamento com rondas ostensivas e pontos de permanência próximo as pousadas,pontos comerciais, posto de combustível, a população ajudando anonimamente com denúncias de veículos suspeitos entre outros, isso reduziria em muito a incidência de crimes na nossa cidade. NÃO PORQUE A CRIMINALIDADE ESTEJA SE TORNANDO BANAL PELO BRASIL A FORA QUE GOSTOSO SEJA TAMBÉM PALCO DESSES FATOS QUE COMPROMETEM TANTO A TRANQUILIDADE DO NOSSO CANTINHO.

    ResponderExcluir
  10. Uma cidade pequena como São Miguel do Gostoso todos tem que se unirem para combaterem a criminalidade, agora dizer que o poder Público deixa muito a desejar é uma realidade, hoje nosso Município arrecada muito mais de Um milhão e trezentos mil isso só de arradacão Federal, fora as outras receitas, será que não daria para os cofres públicos desenbolsar sete ou oito mil reais, para incentivar policiais vindo da Capital deste Estado para serem destacados aqui no Município, isso seria um incentivo a mais para eles que são de outras cidades, e vindo trabalhar aqui tem muitas despesas, só assim eles se esforçariam em manter a segurança, agora tudo é difícil quando se precisa de uma contrapartida do Município, e afinal, nós que somos pessoas do bem pagamos pela falta de interesse dos nossos administradores.
    Lucas

    ResponderExcluir