domingo, 17 de junho de 2012

Rio+20 quer abrir caminho para um futuro mais justo da humanidade e meio ambiente mais equilibrado


Por Emanuel Neri
O futuro do planeta – se ele será mais humano e ambientalmente responsável – poderá ser decidido na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que está sendo realizada no Rio de Janeiro. Os principais chefes de Estado estarão esta semana participando desta conferência.
O objetivo da Rio+20 é buscar acordo, entre países ricos e pobres, para que se possa promover o crescimento econômico, superar a pobreza, ampliar a justiça social, reduzir a desigualdade e proteger o meio ambiente. Se isso for conseguido, será um grande salto para o futuro da humanidade.
A idéia da realização desta conferência para discutir o futuro do planeta foi do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em 2007, ele fez a proposta para que a ONU realizasse no Brasil este importante evento. A conferência recebeu este nome porque marca os 20 anos da ralização da Rio-92, que discutiu meio ambiente e desenvolvimento.
Milhares de pessoas –representantes de governos, ONGs, empresas, além da sociedade civil - estão presentes no Rio de Janeiro para esta importante reunião. O foco principal do evento é buscar práticas sustentáveis – equilíbrio entre desenvolvimento e respeito ao meio ambiente. Isso se chama economia verde.
O Brasil e a América Latina têm uma papel fundamental no rumo deste debate. É nesta região que estão quase um quarto das florestas e quase um terço da água potável de todo o mundo. Só no Brasil já foram criados três milhões dos chamados empregos verdes, equivalente a 7% do emprego formal do país.
Brasil e América Latina têm propostas concretas para um futuro melhor do planeta. Querem redução de em 20% da extrema pobreza em todo o mundo e inserção de 200 milhões de pessoas no mercado de trabalho em dez anos. Além disso, pedem imposto zero sobre a cadeia de energia renovável.
O Brasil tem feito grandes esforços para se enquadrar num modelo de economia sustentável. Cresceu no país a produção de energia renovável – como hidrelétrica, eólica e solar -, diminuíram os índices de desmatamento e queimadas de florestas e mais de 40 milhões de pobres melhoraram de vida.
Economia verde tem tudo a ver com a erradicação da pobreza. Hoje existem em todo o mundo 2 bilhões de pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Segundo especialistas, este quadro só será revertido se forem adotadas práticas, a partir das decisões da RIO+20, que garantam a economia sustentável – ou verde.
O mundo inteiro espera que a Rio+20 abra caminho para um futuro mais justo para a humanidade e ambientalmente sustentável.
Veja, nos links abaixo, mais informações sobre a Rio+20:

Nenhum comentário:

Postar um comentário