terça-feira, 10 de julho de 2012

São Miguel do Gostoso vai pedir ajuda ao ministro da Justiça para combater violência que assusta a cidade


Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso não vai desistir de lutar contra a criminalidade.
Já que o governo do Rio Grande do Norte não consegue - ou não quer - resolver o problema da segurança pública em São Miguel do Gostoso, a cidade agora vai bater às portas do governo federal para pedir ajuda.
Um completo dossiê com dados sobre a criminalidade local e os riscos que este problema está trazendo para moradores e turistas será entregue brevemente, em Brasília, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Quem vai fazer a entrega do dossiê ao ministro é a deputada federal Fátima Bezerra, do PT potiguar. O dossiê tem o apoio da comissão encarregada de discutir e buscar soluções para a segurança da cidade.
Esta comissão, formada por pessoas da comunidade, pretende se encontrar com a deputada Fátima Bezerra nesta semana ou na próxima. Será entregue à deputada abaixo-assinado que pede solução às autoridades para a criminalidade local.
Nos últimos dias, graças a iniciativas da comunidade local, com o apoio da iniciativa privada, a criminalidade tem diminuído. Mas a situação ainda é de preocupação e alerta – daí a iniciativa de levar o caso ao Ministério da Justiça.
O dossiê faz um completo relato da importância do turismo para São Miguel do Gostoso e aborda as consequências que a criminalidade pode trazer não só para turistas que visitam a cidade como para a população local.
A deputada Fátima Bezerra vai pedir que o Ministério da Justiça adote medidas para enfrentar a criminalidade na cidade.
Fátima Bezerra pedirá ainda soluções para duas outras cidades do Estado, Parelhas e Janduís, que também enfrentam problemas de segurança.
Embora a segurança pública seja responsabilidade dos governos estaduais, o governo federal, via Ministério da Justiça, pode interferir em alguns casos onde aos Estados não adotam medidas para combater a criminalidade.
São subordinados ao Ministério da Justiça a Polícia Federal e a Força de Segurança Nacional. No mês passado, o Ministério da Justiça adotou uma série de medidas para combater a criminalidade em Alagoas.
Veja, abaixo, o dossiê que trata da criminalidade em São Miguel do Gostoso.


Dossiê VIOLÊNCIA
São Miguel do Gostoso enfrentam sérios riscos com onda de violência que atinge a cidade. Turismo está ameaçado
Até o final dos anos 90, São Miguel do Gostoso, 100 km ao Norte de Natal (RN), vivia de pesca e agricultura rudimentares. A cidade era uma das mais pobres do Rio Grande do Norte. A partir do ano 2000, o turismo trouxe desenvolvimento para a cidade, que hoje tem cerca de 50 pousadas e 70 restaurantes e bares. Mais de 500 pessoas são empregadas diretamente pela atividade turística.
Muitos outros benefícios chegaram a São Miguel do Gostoso com o turismo. A pesca e a agricultura do município se desenvolveram para poder atender à demanda turística. Hoje uma cooperativa formada por agricultores familiares abastece com produtos hortifrutigranjeiros toda a rede de pousadas, bares e restaurantes da cidade. O turismo criou benefícios e uma grande cadeia produtiva. Vejam os dados:
- Cinquenta pousadas que empegam, em média, 10 empregados cada uma. Isso equivale a 500 empregos diretos, que beneficiam cerca de duas mil pessoas dependentes destes empregados.
- Há cerca de mil empregos indiretos gerados pela atividade turística, aí incluindo guias turísticos, bugueiros, taxistas e toda a cadeia de serviços que trabalha para o turismo, como pedreiros, eletricistas, encanadores, vigias e jardineiros.
- O turismo de São Miguel do Gostoso atraiu investimentos. Empresários de outros Estados chegam à cidade para investir na atividade turística, implantando pousadas e restaurantes, e trazendo mais dinheiro para o município.
- O comércio de São Miguel do Gostoso também se desenvolveu para atender à demanda turística. Existem pelo menos oito supermercados de porte médio na cidade, além de uma infinidade de mercadinhos e padarias que empregam centenas de pessoas.
- Os sinais de desenvolvimento estão por toda parte. Há pleno emprego na cidade, pois, além do turismo, a construção civil também absorve muita mão-de-obra. A grande maioria dos moradores tem casa própria, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e boa parte tem automóveis ou motocicletas.
Apesar do enorme impulso trazido pelo turismo, que também beneficiou outras cidades da região, São Miguel do Gostoso tem enfrentado seríssimos problemas com a criminalidade. Muitos marginais chegaram à cidade atraídos pela presença de turistas e pela facilidade de assaltar estes visitantes em praias e outras áreas públicas. Há vários registros de casos de violência.
Nos últimos tempos, houve também alguns assaltos a pousadas, restaurantes e estabelecimentos comerciais da cidade. Muitos destes assaltos são feitos por criminosos encapuzados e com armas de fogo. Até mesmo a explosão de caixas eletrônicos de bancos já chegou à cidade – há dois meses, o caixa eletrônico do posto de serviços do Banco do Brasil foi explodido.
Estas ocorrências têm sido crescente, sem que haja nenhuma ação do governo estadual, a quem cabe a responsabilidade pela segurança pública. Já foram encaminhados vários pedidos à Secretaria de Segurança e ao comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ocorre que nenhuma medida efetiva foi adotada.
A população de São Miguel do Gostoso tem tomado uma série de medidas para enfrentar a criminalidade. Mas, sem o apoio do governo estadual, estas ocorrências têm aumentado. Na cidade há apenas um pequeno destacamento policial, que nunca consegue apurar os furtos e assaltos sofridos por turistas e população. A cidade não tem delegacia e conta apenas com um posto policial que funciona em precárias condições.
A polícia local diz não ter condições de registrar sequer um simples Boletim de Ocorrência. Quem quiser prestar este tipo de ocorrência tem que se deslocar até a cidade de João Câmara, a mais de 60 km de distância – a polícia de Touros, cidade mais próxima, diz que também não tem condições de abrir Boletins de Ocorrência.
Toda esta situação tem causado prejuízos ao turismo e, consequentemente, à população local. Alguns estabelecimentos turísticos e comerciais já fecharam suas portas em consequência da criminalidade. Tem diminuído, nos últimos meses, o fluxo de turistas para a cidade, gerando séria ameaça de desemprego.
Como o governo estadual não toma nenhuma providência, resta à população de São Miguel do Gostoso, como última esperança, apelar ao governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça, para que sejam adotadas alguma medida para que cesse a criminalidade, o turismo local volte a gerar emprego e renda,  e que volte a paz a esta pacata cidade potiguar.



Um comentário:

  1. de fato ainda ocorre alguns problemas relacionados a violencia em são miguel do gostoso; mas o trabalho que vem sendo realizado pela policia militar em nosso municipio vem surtindo efeito. se postou ainda nesse dossiê que sera entregue no ministerio da justiça que nem um simples b.o. e feito em nossa cidade; não é feito porque é função da policia civil e não da policia militar, muitas coisas que estão nesse relatorio não condiz com a verdade então antes que se faça algo desse tipo procure se informar sobre a responsabilidade da cada coisa. o trabalho da PM vem sendo realizado e bem realizado mesmo com todos os problemas de logistica que o efetivo da cidade tem. como por exemplo; falta de armas, e falta de coletes a prova de balas. ao inves de vcs fazerem isso vão até o posto policial o conversem com os policias que estão lá e procurem realmente saber oque eles precisam e não apenas escrever que falaram com eles porque eu sei que não procuraram o delegado.

    ResponderExcluir